Um triângulo retângulo é um triângulo que possui um ângulo de 90º (ângulo reto), como mostra a figura abaixo.
Esse polígono possui diversas relações envolvendo seus lados e ângulos (ou seja as relações métricas, relações estas que abrangem as medidas do triângulo!), as quais costumam ser extensivamente cobradas em provas e vestibulares. Vamos aprender quais são elas?
A partir das figuras 2 e 3 a seguir, é possível notar os principais elementos que fazem parte das relações métricas no triângulo retângulo. Na figura 2, temos um triângulo retângulo sozinho, enquanto na figura 3, vemos um triângulo retângulo sendo dividido em outros dois triângulos também retângulos, a partir da altura h. Observe:
Assim, temos que:
Já, para a figura 3, a nomenclatura dos elementos é:
Como já sabemos o que significa cada elemento, podemos tirar algumas conclusões (as relações métricas) com base na semelhança de triângulos! Nesse sentido, utilizaremos três triângulos retângulos: \(\Delta ABC, \ \Delta ACD, \ \Delta ABD\). Assim, veja que:
Além dessas relações, a partir das fórmulas \(b^{2}=ma \ e \ c^{2}=na\) descobertas, é possível obter o famoso Teorema de Pitágoras!
\(b^{2}+c^{2}=ma+na\Rightarrow b^{2}+c^{2}=a(m+n)\Rightarrow b^{2}+c^{2}=a(a)\Rightarrow b^{2}+c^{2}=a^{2}\)
Por fim, no caso de um triângulo retângulo com catetos b e c e altura h (altura essa relativa à hipotenusa), vale também a seguinte relação:
\(\frac{1}{b^{2}}+\frac{1}{c^{2}}=\frac{1}{h^{2}}\)
É importante ressaltar que a nomenclatura das fórmulas das relações métricas do triângulo retângulo podem variar bastante dependendo do exercício. Assim, é recomendado que o aluno aprenda as fórmulas se baseando pelos conceitos e entendendo de onde a relação se origina. Lembre que é sempre mais interessante deduzir as fórmulas do que simplesmente decorá-las!
Bom, agora que toda a teoria foi vista, vamos dar uma olhada em alguns exemplos?
Exemplo 1) Qual o valor de x no triângulo a seguir?
Resolução: podemos usar o Teorema de Pitágoras.
\(7^{2}+x^{2}=(x+3)^{2}\Rightarrow 49+x^{2}=x^{2}+2\cdot x\cdot 3+3^{2}\Rightarrow 6x=49-9\Rightarrow x=\frac{40}{6}\Rightarrow x=\frac{20}{3}\)
Exemplo 2) No triângulo retângulo isósceles abaixo, o perímetro vale 2p. Determine a altura h.
Resolução: por Pitágoras, vemos que:
\(BC^{2}=y^{2}+y^{2}\Rightarrow BC=\sqrt{2y^{2}}\Rightarrow BC=y\sqrt{2}\)
Além disso, pelas relações métricas do triângulo retângulo, temos:
\(hy\sqrt{2}=y^{2}\Rightarrow h=\frac{y}{\sqrt{2}}\Rightarrow racionalizando\Rightarrow h=\frac{y}{\sqrt{2}}\cdot \frac{\sqrt{2}}{\sqrt{2}}\Rightarrow h=\frac{y\sqrt{2}}{2}\)
Determinando y pelo perímetro:
\(2p=y+y+y\sqrt{2}\Rightarrow 2p=y(2+\sqrt{2})\Rightarrow y=\frac{2p}{(2+\sqrt{2})}\Rightarrow racionalizando\Rightarrow y=\frac{2p}{(2+\sqrt{2})}\cdot \frac{(2-\sqrt{2})}{(2-\sqrt{2})}\Rightarrow y=\frac{2p(2-\sqrt{2})}{2}\Rightarrow y=p(2-\sqrt{2})\)
Portanto:
\(h=\frac{p(2-\sqrt{2})\sqrt{2}}{2}\Rightarrow h=p(\sqrt{2}-1)\)
As rodas de uma bicicleta, de modelo antigo, têm diâmetros de 110 cm e 30 cm e seus centros distam 202 cm. A distância entre os pontos de contato das rodas com o chão é igual a: