O adjunto adverbial é um dos chamados termos acessórios da oração. Ele pode modificar um verbo, um adjetivo ou mesmo um advérbio, e expressa alguma circunstância envolvida na ação verbal.
Essas circunstâncias expressas podem ser de:
- tempo;
- lugar;
- intensidade;
- finalidade;
- afirmação;
- negação;
- dúvida;
- concessão;
- meio;
- modo;
- inclusão;
- exclusão;
- entre outras.
Assim, o estudo acerca do adjunto adverbial se dá a partir das circunstâncias as quais ele expressa. Não é possível fazer listas definitivas sobre o assunto, já que a classificação de um adjunto adverbial depende das relações de sentido que ele constrói com o restante da oração. Observe:
“Estou muito atrasada”.
O advérbio “muito” confere intensidade ao adjetivo “atrasada”. Dessa forma, ele exerce função sintática de adjunto adverbial de intensidade.
Lembre-se de que o adjunto adverbial é considerado um elemento acessório, pois o sentido da ação verbal não depende dele para se concretizar. O papel do adjunto é modificar algum outro elemento oracional, caracterizando circunstâncias de diversos tipos.
O adjunto adverbial pode ser formado por um único advérbio ou por uma locução adverbial, formada por um advérbio precedido de preposição.
📝 Você quer garantir sua nota mil na Redação do Enem? Baixe gratuitamente o Guia Completo sobre a Redação do Enem! 📝