Vamos recapitular os estudos dos porquês para fixarmos melhor cada um de seus usos e os seus sentidos específicos.
“Porque” junto
O “porque” junto e sem o acento circunflexo é determinado pelas regras gramaticais como uma conjunção causal ou explicativa, ou seja, ele é usado para dar uma explicação ou justificativa/causa de/sobre algo, e geralmente em uma situação de resposta.
Já aprendemos que esse “porque” é aquele que pode ser substituído por outras conjunções como “visto que”, “pois”, “uma vez que”.
Vejamos mais alguns exemplos com a conjunção “porque”:
- Não fui ao cinema porque perdi o bilhete do filme.
- Estou feliz porque meus pais vão me levar ao parque de diversões.
- Pedro não trouxe o dever de casa porque esqueceu a data de entrega.
- Me arrumei com antecedência porque sabia que eles chegariam pontualmente.
- O carro enguiçou porque não o levamos para a revisão recomendada pelo mecânico.
Agora vejamos exemplos com as conjunções que podem substituir o uso do “porque”:
- Não fui ao cinema, visto que perdi o bilhete do filme.
- Estou feliz pois meus pais vão me levar ao parque de diversões.
- Pedro não trouxe o dever de casa pois esqueceu a data de entrega.
- Me arrumei com antecedência uma vez que sabia que eles chegariam pontualmente.
- O carro enguiçou pois não o levamos para a revisão recomendada pelo mecânico.
“Por que” separado
O “por que” separado e sem acento deve ser usado, segundo as regras gramaticais, em frases interrogativas diretas e indiretas e quando ele possuir o mesmo significado de “razão”, “motivo” ou “causa”.
Existe também o uso do “por que” como a união de por + pronome relativo “que”, entretanto, nesses casos, ele terá o mesmo sentido de “pelo qual”, “pela qual”, “pelas quais” e “pelos quais”.
Vejamos alguns exemplos de usos com “por que”:
- Por que ele não apareceu hoje na aula?
- Não sei por que você não sai logo da casa dos seus pais.
- As ruas por que caminhamos eram floridas e arborizadas.
- Por que você decidiu se mudar agora?
- Por que só agora você lembrou o papai de que amanhã teremos apresentação na escola?
Vejamos exemplos de termos que podem ser substitutos do “por que”
- Por que motivo não apareceu hoje na aula?
- Não sei por qual razão você não sai logo da casa dos seus pais.
- As ruas pelas quais caminhamos eram floridas e arborizadas.
- Por qual motivo você decidiu se mudar agora?
- Por qual razão só agora você lembrou o papai de que amanhã temos apresentação na escola?
“por quê” separado e com acento
Este tipo de “por quê”, separado e com acento circunflexo, é usado no final da frase antes do ponto final, de interrogação ou de exclamação, podendo ser substituído por termos como “por qual motivo” ou “por qual razão”.
Exemplos com “por quê”:
- Você saiu antes de almoçar com a gente por quê?
- Eles sabem por quê.
- Eu sei por quê!
- Fazer todo esse esforço por quê? Vamos descansar!
Vejamos exemplos com substitutos do “por quê”:
- Você saiu antes de almoçar com a gente por qual motivo?
- Eles sabem por qual motivo.
- Eu sei por qual razão!
- Fazer todo esse esforço por qual razão? Vamos descansar!
“porquê” junto e com acento
Finalmente, esse "porquê" junto e com acento circunflexo é usado sempre depois de um artigo definido ou indefinido, passando a valer como um substantivo. Dessa maneira, ele equivale aos sentidos das palavras motivo e/ou causa, podendo ser substituído por essas mesmas palavras.
Vejamos alguns exemplos com “porquê”:
- Não entendi o porquê de tanta insegurança, já que ela estava arrasando.
- O porquê do sumiço não foi esclarecido até agora.
- Ainda não foi explicado o porquê de terem cancelado a aula de última hora.
- Diga-me um porquê para eu me convencer de comprar aquele presente.
- Mesmo sabendo que não vale a pena ir atrás, eu gostaria de entender o porquê.
Exemplos com substitutos do “porquê”:
- Não entendi o motivo de tanta insegurança, já que ela estava arrasando.
- A razão do sumiço não foi esclarecida até agora.
- Ainda não foi explicado o motivo de terem cancelado a aula de última hora.
- Diga-me uma razão para eu me convencer de comprar aquele presente.
- Mesmo sabendo que não vale a pena ir atrás, eu gostaria de entender a razão.