Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Redação

Como fazer uma redação

Bianca Ferraz
Publicado por Bianca Ferraz
Última atualização: 15/10/2018

Introdução

A redação vem sendo cada vez mais valorizada em provas e exames de diversos tipos, como vestibulares e outros concursos. Além de ser um instrumento de avaliação, a escrita é importante para a comunicação interpessoal

Dada a relevância da escrita para a vida pessoal e profissional de uma pessoa, é necessário conhecer as técnicas de como escrever bem, ou, nos casos de concursos e provas, como fazer uma boa redação.

Veja, a seguir, algumas dicas para conseguir elaborar um bom texto e ter bons resultados nas mais diversas avaliações que contam com uma redação.

Diferença entre assunto e tema

Uma das grandes dificuldades encontradas ao escrever uma redação é abordar o tema solicitado adequadamente. Embora pareça uma tarefa simples, não se deixe enganar: é muito comum que, ao longo do texto, o tema sugerido seja deixado de lado.

Isso acontece porque muitos não sabem a diferença entre tema e assunto, e o texto acaba por abordar o assunto proposto, mas não o tema.

Há alguns anos, o ENEM deu como tema aos candidatos “a persistência da violência contra a mulher”. É necessário perceber que, para abordar adequadamente o tema, não bastava falar sobre violência contra a mulher, mas era necessário abordar a persistência desse tipo de violência na sociedade, mostrando, por exemplo, que se trata de um problema que já existe há muito tempo.

Falar sobre o assunto (violência contra a mulher) e não sobre o tema (persistência da violência contra a mulher) constitui um desvio chamado de “tangenciamento temático”, e embora ele não seja suficiente para levar uma redação à nota zero, é responsável por uma queda no desempenho realizado, já que a compreensão da proposta não se deu de forma totalmente eficiente.

Por isso, é necessário atentar-se ao que é pedido pela proposta de produção, diferenciando o assunto (que é mais geral) do tema (que indica o ponto específico que deve ser debatido).

Estrutura do texto

Outro ponto essencial para um bom desempenho na redação é elaborar adequadamente a estrutura do texto. Essa estrutura pode variar de acordo com o gênero textual solicitado, mas, em geral, na redação escolar ou na chamada dissertação, a estrutura é formada por introdução, desenvolvimento e conclusão.

Na introdução, deve-se apresentar o tema a ser debatido. Para isso, o ideal é contextualizá-lo e, em seguida, apresentar um ponto de vista sobre ele. A construção linguística que expressa esse ponto de vista (ou seja, posicionamento) sobre a questão proposta é chamada de tese, e ela resume o que será defendido ao longo do texto.

O desenvolvimento é, em geral, a parte mais longa do texto, sendo constituído, na maioria das vezes, por dois ou três parágrafos. Nele, é necessário explanar as ideias que foram brevemente apresentadas na introdução. Para isso, pode-se usar exemplos, analogias, dados estatísticos, entre outros.

Por fim, a conclusão é o fechamento do texto. Assim, é importante retomar as principais ideias debatidas no texto. É importante, então, não acrescentar ideias inéditas, que não tenham sido exploradas no desenvolvimento.

Planejamento textual

Antes de escrever o texto, é necessário planejá-lo. Para isso, rascunhe as principais ideias sobre o tema proposto. Depois disso, organize as ideias de modo a estabelecer relações entre elas. 

É importante que as ideias selecionadas para fazer parte do texto sejam coerentes entre si e apresentem certa progressão, ou seja, elas devem aprofundar o debate sobre o tema debatido a partir da relação existente entre elas.

É necessário ter cuidado com a circularidade de ideias, ou seja, com ideias que retomam sempre os mesmos pontos, sem acrescentar novas informações à discussão.

Revisão de texto

Ao finalizar sua redação, esqueça-a por algum tempo, mesmo que seja por apenas dez minutos. Depois desse tempo, retorne ao texto e releia-o. Esse tempo de esquecimento é essencial para que você possa identificar possíveis desvios ortográficos ou mesmo problemas de coerência de ideias ao longo de seu texto.


Exercícios

Exercício 1
(Quero Bolsa)

Uma das partes que compõem um texto é a introdução. Indique a alternativa que apresenta o papel da introdução na estrutura textual.

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...