Medicina Veterinária na Estácio

  • Graduação
  • 10 semestres
  • 61 disciplinas
  • Bolsas a partir de R$ 239,20
4

Boa

(41)

Como é o curso de Medicina Veterinária na Estácio?

O curso de Medicina Veterinária da Estácio é a porta de entrada para uma carreira dedicada à saúde e bem-estar animal. Com ênfase em práticas clínicas e cirurgias, o programa abrange desde a anatomia e fisiologia até a nutrição, preparando os alunos para uma atuação completa.

A Estácio oferece uma experiência prática aplicada na Policlínica da universidade, com consultórios, centros cirúrgicos e laboratórios. A abordagem, complementada por um ensino teórico robusto, garante uma formação atualizada.

O curso de Medicina Veterinária da Estácio prepara os alunos não apenas para a prática clínica, mas também para a gestão da saúde e nutrição de rebanhos e inspeção de alimentos de origem animal, formando profissionais competentes para um mercado em expansão.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Ciências agrárias

  • Duração: Em média, 5 anos

O que você vai aprender?

  • Anatomia Estrutural E Bases De Neuroanatomia Animal

  • Antropologia E Sociologia Rural

  • Bases Da Biologia Molecular

  • Bioestatística Para Veterinária

Como é a faculdade Estácio

Avaliação dos Alunos

4

Boa

41 avaliações

  • Empregabilidade
    3,6
  • Estrutura
    4,3
  • Professores
    4,5
  • localização
    3,6

Resumo da faculdade

  • mais de 667.000 alunos matriculados
  • mais de 6.000 docentes
  • 96 cursos de graduação e 610 de pós-graduação
  • 3797 unidades

Dúvidas mais frequentes

A Estácio se destaca no cenário educacional do Brasil com uma abrangência nacional evidente em mais de 2 mil polos de educação à distância distribuídos por todos os estados e mais de 90 unidades físicas. A instituição oferece mais de 220 cursos de graduação, 380 de pós-graduação, além de programas de mestrado e doutorado.

A universidade é reconhecida pelo MEC, com 85 cursos avaliados com notas 4 e 5, indicando a qualidade dos programas oferecidos. Para suportar seu corpo discente, a Estácio dispõe de laboratórios de última geração e uma biblioteca digital, que facilita o acesso ao material didático e à pesquisa.

No aspecto de carreira, a Estácio oferece um portal de vagas e realiza feiras virtuais de estágios e empregos, que conectam estudantes com o mercado de trabalho. Além disso, para auxiliar os estudantes em suas trajetórias acadêmicas, a universidade disponibiliza o acesso ao Sia (Sistema de Informações Acadêmicas), portal do aluno que agrupa ferramentas de ensino, como aulas, informações financeiras e de matrícula, materiais, entre outras possibilidades.

A Estácio é boa?

A qualidade da Estácio é evidenciada pelos índices positivos registrados pelos indicadores de avaliação do MEC. A universidade apresenta conceito máximo no Conceito Institucional (CI), além de nota 3, sendo o máximo 5, no Índice Geral de Cursos (IGC) e no Conceito Institucional EaD (CI - EaD).

O curso de Medicina Veterinária é disponibilizado em nível de graduação, exclusivamente na modalidade presencial. Ele combina aulas teóricas com uma carga prática. Isso inclui aulas em laboratórios, estudos de caso e simulações que preparam os aspirantes para o trabalho clínico e cirúrgico.

Parte da carga horária também é aplicada para o desenvolvimento do estágio supervisionado, que geralmente ocorre nos últimos semestres. Esse período garante a aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações reais, em clínicas veterinárias, hospitais veterinários, fazendas, laboratórios de pesquisa, ou em órgãos de vigilância sanitária.

"As atividades práticas e os estágios obrigatórios são fundamentais, pois permitem ao aluno vivenciar as diferentes áreas da medicina veterinária, promovendo autonomia, habilidades interpessoais, segurança e auxiliando na escolha de uma especialidade", salienta a professora e coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Estácio, Alessandra Motta.

Em relação ao curso de Medicina Veterinária na Estácio, ela explica que a formação possui um currículo adaptado para preparar o aluno para as exigências do mercado. "A instituição incorporou tecnologia com ferramentas digitais, como o laboratório de necropsia virtual, capacitando o aluno para o uso de tecnologia de ponta na prática clínica e na pesquisa", conta.

Atualmente, o curso tem passado por algumas mudanças significativas nos últimos anos, para atender aos avanços tecnológicos na formação, conforme explica a coordenadora:

"Os avanços tecnológicos e as novas áreas de atuação têm adaptado o ensino para atender às demandas do mercado. Tecnologias avançadas, como exames de imagem digital (tomografia, raio-X, ressonância magnética), desenvolvimento de competências de gestão e empreendedorismo, treinamento em medicina veterinária forense e ênfase em sustentabilidade e produção animal, estão sendo empregados para preparar os profissionais para o mercado atual e futuro."

Quantos anos dura a faculdade de Medicina Veterinária?

Para se tornar um médico veterinário e iniciar uma carreira em segmentos clínicos, preventivos, de saúde pública ou sanitária, é requisitado um percurso de estudo e dedicação. A graduação em Medicina Veterinária tem uma duração total de 5 anos, divididos em 10 períodos semestrais, que totalizam aproximadamente 4.000 horas de ensino teórico e prático.

Como é a pós-graduação em Medicina Veterinária?

A pós-graduação em Medicina Veterinária é um nível de ensino voltado para profissionais que já concluíram a graduação e buscam se especializar em áreas específicas. O programa é ideal para quem deseja ampliar suas oportunidades de carreira, ou se dedicar à pesquisa científica e ao ensino.

Algumas das especializações mais procuradas incluem:

Nutrição Animal

A Nutrição Animal prepara veterinários para compor dietas balanceadas para diferentes espécies. Os profissionais especializados nessa área trabalham para garantir a saúde, o bem-estar e o desempenho dos animais.

Oftalmologia Veterinária

A Oftalmologia Veterinária se dedica ao diagnóstico e tratamento de doenças oculares em animais. Esse campo exige conhecimentos sobre anatomia e fisiologia ocular, bem como técnicas cirúrgicas e terapias específicas para tratar condições como catarata, glaucoma, e úlceras corneanas.

Ortopedia Veterinária

Ortopedia Veterinária é uma especialização voltada para o tratamento de problemas musculoesqueléticos em animais, como fraturas, displasias, e outras condições que afetam os ossos e articulações. Veterinários ortopedistas realizam cirurgias corretivas, reabilitação e desenvolvem técnicas para melhorar a mobilidade e o conforto dos animais.

Cardiologia Veterinária

A Cardiologia Veterinária trata doenças cardíacas em animais. Veterinários cardiologistas utilizam exames avançados, como ecocardiogramas e eletrocardiogramas, para monitorar a saúde cardíaca dos animais e desenvolver planos de tratamento personalizados.

Medicina de Animais Silvestres e Exóticos

Essa especialização promove o cuidado de espécies não convencionais, como répteis, aves, roedores, e animais silvestres. Veterinários especializados nesse campo atuam em zoológicos, centros de reabilitação de fauna, e clínicas especializadas, lidando com as necessidades específicas de cada animal.

Anestesiologia Veterinária

Anestesiologia Veterinária estuda a aplicação segura e eficaz de anestesia em animais durante procedimentos cirúrgicos e diagnósticos. Veterinários anestesiologistas são responsáveis por monitorar as funções vitais e ajustar as doses de anestesia conforme necessário para garantir a segurança dos animais.

Saúde Pública Veterinária

Essa especialização aborda a interseção entre a saúde animal e a saúde humana, focando na prevenção e controle de zoonoses, segurança alimentar e políticas públicas relacionadas à saúde pública veterinária. Profissionais com essa especialização podem trabalhar em órgãos governamentais e ONGs.

Reprodução Animal

A Reprodução Animal é uma especialização que estuda técnicas avançadas para a reprodução assistida, incluindo inseminação artificial, transferência de embriões e manejo reprodutivo de animais de produção e de companhia.

Medicina Veterinária Legal

Essa área envolve a aplicação de conhecimentos veterinários no campo jurídico, realizando perícias e laudos técnicos em casos de maus-tratos, envenenamentos, e outras questões legais que envolvem animais.

Quais são as melhores faculdades de Medicina Veterinária?

Com base nos resultados do Guia da Faculdade 2024, uma avaliação anual que mede o desempenho dos cursos das instituições de ensino superior nacionais, veja as melhores faculdades de Medicina Veterinária. O levantamento é realizado pelo Jornal O Estado de S.Paulo (Estadão) em parceria com a Quero Bolsa, e atribui uma nota de 1 a 5.

Instituição Nota Cidade
Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP) 5 Botucatu-SP
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) 5 Campo Grande-MS
Universidade Federal de Pelotas (UFPel) 5 Capão do Leão-RS
Universidade Federal de Viçosa (UFV) 5 Viçosa-MG
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) 5 Mossoró-RN
Universidade de São Paulo (USP) 5 Pirassununga (SP)
Universidade de São Paulo (USP) 5 São Paulo-SP
Universidade Estadual de Londrina (UEL) 5 Londrina-PR
Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP) 5 Jaboticabal-SP

Que tal estudar em uma das melhores faculdades de Medicina Veterinária? Confira bolsas de estudo para o curso em instituições bem avaliadas na Quero Bolsa, com descontos de até 80%.

A Medicina Veterinária é a área da saúde voltada para o cuidado, tratamento e bem-estar dos animais. Os profissionais dessa área, os médicos veterinários, têm um papel fundamental na promoção da saúde animal, prevenção de doenças e no diagnóstico e tratamento de enfermidades em animais domésticos, de produção e selvagens. Além disso, essa ciência contribui para a segurança alimentar, o controle de zoonoses e o desenvolvimento de pesquisas veterinárias, visando sempre o equilíbrio entre saúde animal e humana.

A faculdade de Medicina Veterinária forma profissionais qualificados para tratar animais, promovendo a saúde das espécies. O programa estuda aspectos de diagnóstico e prevenção de doenças, bem como questões ligadas à saúde pública, bem-estar e produção animal.

Durante o percurso acadêmico, os alunos são expostos a disciplinas que abordam desde a anatomia e fisiologia animal até práticas clínicas e cirúrgicas. Os conteúdos básicos incluem estudos de fisiologia, bioquímica, patologia, farmacologia e microbiologia, que fornecem uma base para a compreensão dos sistemas biológicos.

Gato em exame médico em uma clínica de medicina veterinária.

Além disso, conceitos específicos como clínica médica veterinária, medicina de animais de grande porte, medicina de animais silvestres, e reprodução animal são enfatizados, preparando os alunos para os desafios práticos da profissão.

A metodologia de ensino alia teoria com prática intensiva, desenvolvida em laboratórios e estágios. Os alunos também aprendem sobre zoonoses, doenças transmitidas de animais para humanos, e como prevenir e controlar surtos epidemiológicos.

Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade

As melhores vagas da Estácio perto de você

Administração
A partir de
R$ 118,98/mês
Odontologia
A partir de
R$ 820,10/mês
Psicologia
A partir de
R$ 383,85/mês
Enfermagem
A partir de
R$ 239,20/mês
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
A partir de
R$ 119,00/mês