Educação Especial na UNIFAHE
- Pós-graduação
- 2 semestres
- 12 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 80,00
Como é o curso de Educação Especial na UNIFAHE?
Educação especial é o conjunto de práticas pedagógicas adaptadas para atender as necessidades de indivíduos com necessidades especiais de aprendizagem. Ela promove a inclusão e vincula recursos específicos para estimular a participação no ambiente educacional.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências Humanas
Duração: Em geral, quatro anos
O que você vai aprender?
Libras - Língua Brasileira De Sinais
Sociologia Da Educação
Educação Ambiental E Cidadania
Novos Caminhos Para Profissionais Da Educação
Como é a faculdade UNIFAHE
Resumo da faculdade
- 72 cursos de graduação e 187 de pós-graduação
- 64 unidades
Dúvidas mais frequentes
A UNIFAHE mantém diversos canais de atendimento e comunicação para uma relação eficaz com o público, candidatos e sobretudo os alunos! Tutoria online onde o aluno consegue tirar suas dúvidas com agilidade e clareza; Metodologia humanizada com conteúdo autoral e atualizado;
O curso de Educação Especial combina disciplinas teóricas e práticas, abordando tópicos como o desenvolvimento neuropsicológico, técnicas de ensino adaptado e tecnologias assistivas. Os alunos também estudam legislação relacionada à educação inclusiva e direitos dos portadores de necessidades especiais.
Além disso, a formação engloba conhecimentos de áreas como: psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, visando uma abordagem integral da educação.
Durante o percurso acadêmico, os futuros educadores aprendem a desenvolver planos de ensino individualizados, utilizando métodos e recursos que promovam a autonomia e participação ativa dos alunos. Ao final, estão aptos a trabalhar em escolas regulares, centros de apoio, e instituições especializadas, contribuindo para uma educação inclusiva.
Educação especial é o conjunto de práticas pedagógicas adaptadas para atender as necessidades de indivíduos com necessidades especiais de aprendizagem. Ela promove a inclusão e vincula recursos específicos para estimular a participação no ambiente educacional.
O curso de Educação Especial forma educadores qualificados para adequar práticas pedagógicas, tornando-as acessíveis a estudantes com necessidades especiais. Durante a trajetória, os futuros egressos analisam os fundamentos pedagógicos, metodologias de ensino adaptadas, psicologia do desenvolvimento, legislação educacional, tecnologias assistivas, entre outras temáticas.
O curso possui duração média de quatro anos e pode ser encontrado em nível de licenciatura, segunda licenciatura e pós-graduação, como especialização e mestrado. A pluralidade de metodologias também se reflete nas modalidades educacionais, já que o curso possui suporte para educação presencial e a distância (EaD).
Para que serve a Educação Especial?
A Educação Especial assegura um ensino inclusivo para estudantes com necessidades singulares, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Ela adapta metodologias, recursos e estratégias pedagógicas para atender às necessidades desses alunos, promovendo sua participação e aprendizagem no contexto escolar.
Qual é a diferença entre Educação Especial e Educação Inclusiva?
A diferença entre Educação Especial e Educação Inclusiva é evidenciada no público-alvo e na abordagem pedagógica. A Educação Especial é direcionada especificamente para pessoas com necessidades especiais, focando em adaptar o ensino às suas dependências. Por outro lado, a Educação Inclusiva adota uma perspectiva mais abrangente, reconhecendo e valorizando as diferenças individuais dentro do ambiente escolar, promovendo um espaço onde alunos com e sem necessidades aprendam juntos.