Hotelaria na FAR - Reunida
- 36 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 49,90
Como é o curso de Hotelaria na FAR - Reunida?
Hotelaria é o setor responsável por oferecer serviços de hospedagem, alimentação e lazer para viajantes e turistas. O ramo envolve a gestão de hotéis, resorts, pousadas e outros estabelecimentos que oferecem acomodações temporárias, além de cuidados especiais e atendimento personalizado.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Gestão e Negócios
Duração: em média, 4 anos
O que você vai aprender?
Gestão De Alimentos E Bebidas I
Gestão Em Hospedagem I
Cenários Geopolíticos Aplicados Ao Turismo
Fundamentos Do Turismo
Como é a faculdade FAR - Reunida
Resumo da faculdade
- 4 cursos de graduação
- 2 unidades no estado de São Paulo
Dúvidas mais frequentes
O curso de Hotelaria é oferecido em nível de bacharelado ou tecnológico, com duração média de três (tecnológico) a quatro anos (bacharelado . Ele prepara o aluno para gerenciar empreendimentos hoteleiros, desenvolvendo habilidades em áreas como administração, turismo, marketing e atendimento ao cliente.
Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais, estabelecidas pelo Ministério da Educação, o currículo do curso é organizado em três eixos principais:
Conteúdos Básicos: Incluem disciplinas das Ciências Humanas, como Psicologia e Sociologia, além de Geografia, Comunicação e Artes, que oferecem uma base sólida para entender o comportamento humano, aspectos culturais e sociais do turismo.
Conteúdos Específicos: Focam em administração, economia e direito aplicados à hotelaria, além de sistemas de comunicação e informática, preparando o aluno para a gestão de empreendimentos turísticos. Também é incentivado o domínio de idiomas estrangeiros, especialmente inglês e espanhol.
Conteúdos Teórico-Práticos: Combinam o uso de laboratórios e ferramentas informatizadas, permitindo que os alunos desenvolvam projetos reais em rede com o mercado hoteleiro. As atividades práticas incluem estágios curriculares supervisionados, iniciação científica e atividades complementares.
O curso também oferece flexibilidade, permitindo que o aluno personalize parte de sua formação com atividades extracurriculares e estágios em empresas do setor.
Caso você tenha dúvidas se o curso de Hotelaria é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional gratuito da Quero Bolsa. É rápido e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Como é o bacharelado em Hotelaria?
O bacharelado em Hotelaria proporciona conhecimentos teóricos e práticos quanto à gestão de hotéis, resorts, pousadas e cruzeiros. A estrutura curricular inclui disciplinas como gestão de operações hoteleiras, marketing e vendas, contabilidade, gestão financeira, recursos humanos e direito aplicado à hotelaria.
A gestão de serviços é outro tópico enfatizado, abordando desde o gerenciamento de reservas e o controle de qualidade até a coordenação de equipes e o atendimento a hóspedes. Ao final do curso, os egressos estão aptos a ocupar posições de liderança e supervisão, ou até mesmo a empreender no setor de hospitalidade.
Como é o curso tecnológico em Hotelaria?
Diferente do bacharelado, o curso tecnológico em Hotelaria possui uma carga horária mínima de 1.600 horas, com duração estimada de dois anos. Ele prepara o profissional para planejar, supervisionar e gerenciar operações de serviços em meios de hospedagem, além de desenvolver estratégias de marketing e inovação em produtos e serviços hoteleiros.
Esse grau de ensino é direcionado a profissionais que desejam se qualificar por meio de uma metodologia compacta, que valoriza competências aplicadas para o desenvolvimento das habilidades propostas.
Hotelaria é o setor responsável por oferecer serviços de hospedagem, alimentação e lazer para viajantes e turistas. O ramo envolve a gestão de hotéis, resorts, pousadas e outros estabelecimentos que oferecem acomodações temporárias, além de cuidados especiais e atendimento personalizado.
O curso de Hotelaria forma profissionais habilitados a planejar, supervisionar e operar serviços de hospedagem. Ele aborda tópicos de administração de hotéis, planejamento de eventos, gestão de pessoas, marketing aplicado ao turismo, e hospitalidade.
Durante o percurso acadêmico, os estudantes aprendem sobre operação de serviços hoteleiros, como recepção, governança, alimentos e bebidas. Também desenvolvem habilidades de atendimento ao cliente, ética profissional e gerenciamento de negócios.
Em vínculo aos tópicos centrais, o programa aborda técnicas de atendimento ao cliente, gerenciamento de reservas, manutenção de padrões de qualidade e segurança alimentar. Além disso, há um componente prático, aplicado por meio de estágios supervisionados que permitem aos alunos vivenciar o dia a dia da profissão.
Ao final do curso, os egressos estão aptos a contribuir para a gestão de hotéis, pousadas, cruzeiros, resorts, parques temáticos e até mesmo em empresas de consultoria e eventos.