Ciências Sociais na FEUC
- 74 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 14,00
Como é o curso de Ciências Sociais na FEUC?
O curso de Ciências Sociais é um programa de graduação que explora as relações humanas e os fenômenos sociológicos. Ele aborda temas como política, cultura, economia e comportamento, preparando especialistas em dinâmicas sociais.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências humanas
Duração: em média, 4 anos
O que você vai aprender?
Filosofia
Sociologia Da Educação
Pesquisa Educacional
Ética
Como é a faculdade FEUC
Resumo da faculdade
- mais de 460 alunos matriculados
- mais de 30 docentes
- 11 cursos de graduação e 23 de pós-graduação
- 1 unidade no estado de Rio de Janeiro
Dúvidas mais frequentes
A FEUC integra diferentes atributos que fortalecem sua posição como uma instituição de ensino superior. Entre eles, está a sua localização estratégica na Zona Oeste do Rio de Janeiro, uma área de rápido crescimento e desenvolvimento que facilita o acesso de estudantes provenientes das redondezas do estado.
Outro diferencial é o seu compromisso com a inclusão e a diversidade, refletido em seus programas de pós-graduação e atividades de extensão. As iniciativas são projetadas para preparar os estudantes para operar em um ambiente globalizado e diversificado, tanto em termos culturais quanto profissionais.
Adicionalmente, a FEUC investe continuamente na infraestrutura de seus campus, que inclui laboratórios modernos, um auditório para eventos e um campo esportivo.
O curso de Ciências Sociais pode ser desenvolvido em dois níveis distintos de ensino: bacharelado e licenciatura. O bacharelado forma cientistas sociais aptos a coordenar projetos de pesquisa, consultoria e análise política, cultura e economia. Já a licenciatura prepara professores para o ensino de Sociologia na educação básica.
Independentemente, do grau de ensino, o curso possui duração delimitada de quatro anos, podendo variar conforme a instituição, e está disponível nas modalidades presencial e a distância. Durante o percurso, os alunos desenvolvem três eixos de ensino: Formação Específica, Formação Complementar e Formação Livre. Cada núcleo organiza o aprendizado em torno de áreas centrais da Antropologia, Ciência Política e Sociologia, além de promover uma visão interdisciplinar.
Formação Específica: Aborda disciplinas obrigatórias e optativas que definem a identidade do curso, com foco em teoria social, métodos de pesquisa, política, cultura e sociedade.
Formação Complementar: Abrange atividades que fazem interface com outras áreas, oferecendo uma formação ampliada.
Formação Livre: Permite ao aluno escolher atividades acadêmicas conforme seus interesses e objetivos.
O curso também é composto por atividades práticas, como estágios supervisionados e projetos de iniciação científica, que estão presentes tanto no bacharelado quanto na licenciatura.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia o curso de Ciências Sociais considerando as seguintes disciplinas:
Teorias Clássicas da Antropologia;
Teorias Clássicas da Ciência Política;
Teorias Clássicas da Sociologia;
Teorias Contemporâneas da Antropologia;
Teorias Contemporâneas da Ciência Política;
Teorias Contemporâneas da Sociologia;
Temáticas Contemporâneas das Ciências Sociais;
Métodos e Técnicas de Pesquisa Quantitativa;
Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa;
Pensamento Social e Político Brasileiro.
O curso de Ciências Sociais é bacharelado ou licenciatura?
O curso de Ciências Sociais pode ser oferecido tanto na modalidade de bacharelado quanto de licenciatura, dependendo da instituição de ensino e do foco do curso.
O bacharelado em Ciências Sociais prepara os estudantes para atuar em áreas como pesquisa, consultoria, análise de políticas públicas e em organizações não governamentais, com uma formação mais ampla e voltada para o mercado de trabalho e a produção de conhecimento científico.
Já a licenciatura em Ciências Sociais tem como objetivo formar professores para o ensino médio, capacitando os graduados a lecionar disciplinas como Sociologia, Antropologia e Ciência Política.
Dessa forma, a escolha entre bacharelado ou licenciatura depende dos interesses profissionais do estudante e das suas aspirações de carreira.
Caso você tenha dúvidas se o curso de Ciências Sociais é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
O curso de Ciências Sociais é um programa de graduação que explora as relações humanas e os fenômenos sociológicos. Ele aborda temas como política, cultura, economia e comportamento, preparando especialistas em dinâmicas sociais.
O objetivo do curso é explorar as interações humanas, contribuindo para o desenvolvimento de ações críticas. Durante a formação, os estudantes desenvolvem uma visão interdisciplinar, aprendendo a investigar os fenômenos que moldam a sociedade, suas instituições e as relações humanas.
A formação é composta por três grandes áreas: Sociologia, Antropologia e Ciência Política. A Sociologia estuda as estruturas sociais e suas influências sobre os indivíduos, enquanto a Antropologia foca nas culturas, tradições e comportamentos humanos. Já a Ciência Política analisa sistemas de governo, relações de poder e políticas públicas.
O curso, que pode ser oferecido como licenciatura ou bacharelado, geralmente dura quatro anos. No caso da licenciatura, o foco é preparar professores para o ensino de Sociologia na educação básica, enquanto o bacharelado direciona o egresso para a atuação em áreas como pesquisa, análise de políticas públicas, consultoria e gestão de projetos sociais.
Ao completarem o percurso acadêmico em Ciências Sociais, os egressos estão prontos para trabalhar em organizações não governamentais, institutos de pesquisa, órgãos públicos, empresas privadas e consultorias, além de encontrarem perspectivas acadêmicas como professores e pesquisadores.