Capelania na FF - Faculdade Fidelis
- 9 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 49,98
Como é o curso de Capelania na FF - Faculdade Fidelis?
Capelania é uma área de atuação que envolve o apoio espiritual e emocional a grupos específicos de pessoas em contextos diversos, como hospitais, prisões, escolas, organizações militares e instituições religiosas.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Teologia
Duração: 6 meses a 2 anos, em média
O que você vai aprender?
Desenvolvimento Profissional
Ética Cristã
Sociologia E Antropologia Da Religião
Teologia E Ecumenismo
Como é a faculdade FF - Faculdade Fidelis
Resumo da faculdade
- mais de 120 alunos matriculados
- mais de 30 docentes
- 2 cursos de graduação e 6 de pós-graduação
- 1 unidade no estado de Paraná
Dúvidas mais frequentes
A Faculdade Fidelis trabalha com cursos de Pedagogia (Licenciatura) e Teologia (Bacharelado). A instituição é mantida pela Fundação Educacional Menonita, que representa um grupo de fé cristã protestante, que chegou à região Sul do Brasil em 1930.
O curso de Capelania é uma formação que capacita o profissional para desempenhar atividades religiosas em ambientes variados, como penitenciárias, escolas, empresas e hospitais. Em tais ambientes, o capelão destina mensagens espirituais para o seu público, confortando-os em suas questões e os auxiliando na resolução de problemas internos.
A formação é ofertada em nível livre ou superior. Em um curso livre de Capelania, o aluno poderá completar seus estudos em um curto período, variando de acordo com cada instituição. Já em nível superior, englobando a pós-graduação, em específico, o estudante dará continuidade à sua formação inicial, se especializando nas temáticas da Capelania.
A pós-graduação na área possui duração que varia entre 6 meses a 2 anos. Em suma, fica a critério da instituição de ensino definir a sua carga horária e disciplinas abordadas.
De acordo com consulta aos dados do e-MEC, atualmente, 38 instituições de ensino superior possuem ofertas para o curso de Capelania. Veja algumas das faculdades, universidades e centros universitários que integram a lista:
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Capelania é uma área de atuação que envolve o apoio espiritual e emocional a grupos específicos de pessoas em contextos diversos, como hospitais, prisões, escolas, organizações militares e instituições religiosas.
As questões de cunho religioso e espiritual circundam a sociedade em diferentes esferas. É comum, por exemplo, a influência de líderes religiosos nas principais decisões de interesse coletivo, ou, então, em assuntos que dizem respeito à sociedade como um todo.
De fato, a religião se integra em nossa sociedade como uma peça fundamental da engrenagem comunitária, o que implica atividades de caráter espiritual desenvolvidos não apenas nos centros religiosos, mas, também, em diferentes ambientes, como hospitais, empresas, escolas, casas de recuperação, penitenciárias, entre outras possibilidades.
Pressupõe-se que as atividades desenvolvidas nos ambientes descritos se diferenciam dos clássicos sermões em igrejas e demais centros religiosos, afinal, a ministração destinada aos adeptos possui nuanças distintas da mensagem direcionada àqueles que ainda não possuem contato frequente com as práticas da religião.
Para simplificar o cenário apresentado, imagine um líder religioso que destina uma mensagem a indivíduos privados de liberdade. Nesse caso, cabe a ele adequar a sua linguagem ao público específico, abordando temas que sejam de fácil compreensão por parte dos reclusos. O mesmo cenário se repete em diferentes ambientes, como hospitais, escolas e empresas. Em cada espaço, a mensagem deve ser adaptada para atender as demandas de seu público.
Se nas igrejas e centros religiosos, os líderes são denominados de bispos, pastores, padres, entre outras possibilidades, em ambientes externos, os representantes são denominados de capelães. São eles que levam a mensagem espiritual em espaços que demandam a sua presença, como penitenciárias, hospitais e casas de recuperação, por exemplo.
Cabe ao profissional da área estar apto para auxiliar o seu público nas questões de cunho espiritual, guiando o individuo, tendo em vista a situação em específico, à resolução de seus conflitos internos. Por esse motivo, é comum que os especialistas realizem o curso de Capelania, como forma de adquirir as competências do setor.
Por meio da formação em Capelania, o profissional pode compreender as formas de abordagem, bem como a maneira de destinar a sua mensagem espiritual de forma clara aos diferentes públicos. Após formado, o capelão poderá exercer suas atividades em ambientes variados, desde escolas, até organizações militares.