Mecatrônica na NWK
- 16 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 35,00
Como é o curso de Mecatrônica na NWK?
Mecatrônica é a área dedicada à automatização de processos industriais, integrando sistemas mecânicos, eletrônicos e de computação. Ela permite o desenvolvimento de robôs, sistemas automatizados e dispositivos inteligentes.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Engenharias
Duração: em média, 3 anos
O que você vai aprender?
Hidráulica E Pneumática
Estágio Supervisionado
Matemática Aplicada
Desenho Técnico
Como é a faculdade NWK
Resumo da faculdade
- mais de 150 alunos matriculados
- mais de 10 docentes
- 7 cursos de graduação
- 2 unidades no estado de São Paulo
Dúvidas mais frequentes
A Network Educacional é reconhecida pela tradição, confiança e excelência em educação, com 35 anos de experiência.
Nossas práticas pedagógicas são baseadas na Educação 4.0 e nas mais novas tendências, com aulas práticas em laboratórios especializados, aproveitamento de estudos realizados em outras instituições e itinerários formativos correspondentes à área do curso de graduação.
Dispomos de um Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, respeitando a diversidade humana e promovendo acessibilidade nos serviços oferecidos.
Temos professores altamente capacitados, todos doutores, mestres e especialistas, e oferecemos um serviço de encaminhamento para empregos. Utilizamos a plataforma Google For Education e proporcionamos intercâmbios para oferecer uma experiência internacional aos alunos. Além disso, ao concluir a graduação, o aluno ganha a pós-graduação.
O curso de Mecatrônica Industrial é desenvolvido em nível tecnológico ou técnico, com uma duração média de 2 a 3 anos e uma carga horária de 2.400 horas, segundo estabelecido pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST) do Ministério da Educação (MEC). O percurso é adaptado para modalidades presenciais ou semipresenciais, conforme proposto por cada instituição.
Ao decorrer do período acadêmico, os estudantes conciliam teoria e prática, com lições desenvolvidas em laboratórios de robótica, eletroeletrônica, mecânica e usinagem. Além disso, realizam um estágio supervisionado obrigatório, aplicado para o desenvolvimento de habilidades técnicas e desenvolvimento de conhecimentos práticos.
Segundo o CNCST, o curso de Mecatrônica deve preparar o aluno para, entre outros itens:
Supervisionar a implementação, a execução, a manutenção e a otimização de processos industriais na área de Robótica Industrial, Comando Numérico Computadorizado (CNC), Controladores Lógicos Programáveis (CLP), Homem Máquina (IHM), entre outros;
Especificar, instalar e interligar equipamentos de manufatura em sistemas automatizados industriais;
Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico na sua área de formação.
Mecatrônica é a área dedicada à automatização de processos industriais, integrando sistemas mecânicos, eletrônicos e de computação. Ela permite o desenvolvimento de robôs, sistemas automatizados e dispositivos inteligentes.
O curso de Mecatrônica, também chamado de Mecatrônica Industrial, forma profissionais qualificados para projetar, implementar e manter sistemas automatizados. Durante o programa, os alunos aprendem a otimizar processos de robótica, Comando Numérico Computadorizado (CNC), Controladores Lógicos Programáveis (CLP), Desenho Auxiliado por Computador (CAD), Manufatura Auxiliada por Computador (CAM), Planejamento de Processo Assistido por Computador, Interfaces Homem-Máquina (IHM) e Centros Integrados de Manufatura (CIM).
Os conteúdos teóricos são complementados por aulas em laboratórios de informática, de eletroeletrônica, mecânica e metrologia, robótica e usinagem. Após a conclusão do programa, os profissionais encontram oportunidades em empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica, indústrias metalmecânica, automobilística, aeronáutica, de alimentos, química, naval, eletroeletrônica, de energia, petroquímica, da área médica, além de empresas que utilizam recursos de manufatura digital.