Engenharia em Nanotecnologia na PUC Rio
- Bolsas a partir de R$ 75,00
Como é o curso de Engenharia em Nanotecnologia na PUC Rio?
O curso de Engenharia em Nanotecnologia prepara profissionais para lidar com o desenvolvimento de tecnologias na área da nanociência.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Engenharias
Duração: até 10 semestres
Como é a faculdade PUC Rio
Resumo da faculdade
- mais de 10.000 alunos matriculados
- mais de 1.250 docentes
- 40 cursos de graduação e 22 de pós-graduação
- 1 unidade no estado de Rio de Janeiro
Dúvidas mais frequentes
A PUC-Rio possui um compromisso com a pesquisa e a inovação. A universidade é reconhecida por seus projetos de pesquisa em parceria com empresas, organizações governamentais e instituições internacionais, além de possuir uma série de centros de pesquisa e laboratórios de ponta.
A universidade também se destaca por sua infraestrutura moderna e bem equipada, com salas de aula amplas e confortáveis, laboratórios atualizados e uma biblioteca bem estruturada. A instituição conta ainda com um conjunto de atividades extracurriculares, incluindo grupos de teatro, música, dança e esportes.
Por fim, a PUC é uma universidade comprometida com valores éticos e humanitários, que busca formar profissionais comprometidos com a sociedade e com o desenvolvimento sustentável. Esses valores são refletidos em sua política de inclusão social, que oferece bolsas de estudo e programas de acesso à universidade para estudantes de baixa renda.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), todo curso de Engenharia deve possuir um núcleo de conteúdo básicos, um de profissionalizantes e um de específicos.
Os conteúdos básicos a todos as engenharias compõem 30% da carga horária mínima e envolvem as seguintes áreas:
Metodologia Científica e Tecnológica;
Comunicação e Expressão;
Informática;
Expressão Gráfica;
Matemática;
Física;
Fenômenos de Transporte;
Mecânica dos Sólidos;
Eletricidade Aplicada;
Química;
Ciência e Tecnologia dos Materiais;
Administração;
Economia;
Ciências do Ambiente;
Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania.
Outros 15% da carga horária são ocupados entre conjuntos de conteúdos profissionalizantes. A instituição de ensino os define com base em conjuntos coerentes, assim como também escolhe os conteúdos profissionalizantes.
Dentro da Engenharia em Nanotecnologia, algumas das disciplinas que podem ser ofertadas são:
Ciência e Tecnologia dos Materiais;
Estrutura dos Materiais;
Transformação de Fases dos Materiais;
Síntese de Nanomateriais;
Nanocatálise;
Nanobiofísica.
O curso possui muita bibliografia em inglês, portanto, é interessante que o aluno tenha domínio de leitura no idioma e assim consiga acompanhar com mais tranquilidade com os textos específicos.
É obrigatório realizar um trabalho de conclusão de curso (TCC) e participar de estágio supervisionado por ao menos 160 horas. A graduação tem duração média de cinco anos.
O curso de Engenharia em Nanotecnologia prepara profissionais para lidar com o desenvolvimento de tecnologias na área da nanociência.
Ao final do curso, o aluno terá compreensão e habilidades para poder controlar, construir, manipular, realizar e executar projetos de estruturas, objetos e dispositivos nano com novas funcionalidades que facilitem sua aplicação.
O profissional graduado tem mercado em indústrias petrolíferas, de mineração, mecânicas, de bens de consumo, transportes, cosméticos, telecomunicações biotecnológicas, de produtos e de geração de energia alternativa.
O curso existe no Brasil como uma graduação comum e é oferecido também como opção de mestrado e doutorado para quem já se graduou anteriormente.