Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

10 dicas para você gostar de estudar

por Brida Rodrigues em 17/05/18 3,2 mil visualizações


Se você é daqueles que só de pensar em pegar nos cadernos já fica entediado, este post é para você!

Sabemos que é importante estudar, mas por que é tão difícil ler um livro sem cair no sono? E como ter prazer nos exercícios que exigem tanta concentração e dedicação?

A psicóloga Maria Cláudia Ribeiro conta que os indivíduos em geral tendem a evitar tarefas que não são agradáveis e que lhes tiram da área de conforto. Isso ocorre, principalmente, nos dias de hoje, em que temos diversas atividades interessantes ao nosso alcance, como as redes sociais, filmes, séries e jogos online.

Para você não cair em nenhuma dessas armadilhas, a Revista Quero separou algumas dicas que vão te ajudar a começar a ter prazer em estudar.

1. Dê o primeiro passo

Planejar as atividades, desde a quantidade de horas de estudo até o tempo de descanso e lazer, é fundamental. Porém, não adianta só planejar e não colocar em prática. O que realmente dá resultados são as nossas ações. Por isso, pare de procrastinar (deixar para depois) e comece hoje.  

Veja também:
4 apps para baixar e nunca mais procrastinar

2. Saiba o que você quer

Talvez o seu objetivo de estudos seja passar em uma universidade, prestar um concurso, estudar para uma matéria específica ou adquirir conhecimento pessoal.

A psicóloga Maria Cláudia afirma que é importante “saber aonde se quer chegar e traçar objetivos claros para que o indivíduo não se perca no caminho”.

E aí, qual é o seu?

3. Estude para você e não para uma avaliação

Para o conteúdo fixar facilmente na sua memória, seu foco precisa ser aprender em vez de apenas decorá-lo momentaneamente.

Você irá tirar o peso e a pressão de atingir uma nota e vai estudar porque você quer ampliar seu conhecimento. E isso, consequentemente, se tornará prazeroso.

4. Comece pelo que te dá mais prazer

Desde o primário nos identificamos mais com algumas matérias do que com outras. Por isso, comece a estudar pelos conteúdos com que você mais se identifica, ainda que seja só um pouco.

Ao ver os resultados positivos, você ficará motivado e não irá desistir dos estudos.

5. Crie uma rotina

Geralmente, nossos dias são cheios de afazeres. Sem contar os momentos em que bate aquela preguiça e ficamos mais lentos e com vontade de fazer nada. Por isso, precisamos criar uma rotina e dizer à nossa mente que em determinado horário do dia é hora de estudar. Assim, você evitará as distrações, e seu corpo irá criar estímulos diferentes para aguentar esse momento.

6. Mantenha o foco e crie um ambiente de estudo

Você se conhece e sabe exatamente o que tira seu foco!

O vilão para algumas pessoas é a televisão ligada, o barulho da rua, a música de fundo ou estudar deitado na cama. Por isso, é melhor se prevenir e escapar das armadilhas. Mantenha o foco preparando um ambiente perfeito para você estudar.

Vale ressaltar que lugares silenciosos, músicas instrumentais (para quem não se concentra no silêncio), um ambiente organizado e limpo vai ajuda muito.

7. Desconecte-se

Desligue o celular, desative as notificações, se possível fuja até do computador. Concentre-se no conteúdo que você está estudando.

É difícil resistir ao toque do celular, mas ele é o principal vilão que faz você perder a linha de raciocínio. Não cometa esse erro. Crie estratégias e, se possível, avise a família e os amigos que por determinado tempo você estará offline.

8. Cuide da sua saúde

Beber muita água, alimentar-se de forma saudável e equilibrada ajuda na sua produtividade e no seu rendimento. Existem até alimentos que ajudam na memória e os que espantam a preguiça te dando muita energia.

As atividades físicas são indispensáveis, pois depois de muitas horas sentados, é bom colocar o esqueleto para funcionar. Sua disposição mudará 100%.

9. Divirta-se e seja persistente

Estudar não é tarefa fácil, mas pode ser prazeroso e leve se você encontrar alternativas. Afinal, você precisará ser persistente e praticar muitos exercícios que te levarão à exaustão.

Há muitos jogos, vídeos e filmes que ajudam a relaxar, divertem e ensinam ao mesmo tempo. Uma outra alternativa é ir a uma biblioteca, ao parque para fazer uma leitura ou ao museu, por exemplo.

Aproveite os momentos com os amigos para tirar dúvidas e trocarem informações. Além de ser relax e divertido, você estará ampliando seu repertório.

Viu como estudar não precisa ser monótono e entediante?

10. Mude a chave

Esqueça aquelas frases: “estudar é chato”, “eu não consigo”, “tal matéria é impossível” e por aí vai… Pare e mude a chave! Essas barreiras não vão te ajudar a progredir e só vão te paralisar.  

Segundo a psicóloga, “para alterar esses pensamentos negativos é preciso encarar cada acontecimento como uma experiência nova”, não se culpar e entender que o passado ou conceitos pré-estabelecidos não te definem. É preciso superar os desafios e acreditar que você é capaz!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54