10 dicas para você gostar de estudar
Confira dicas e estratégias para começar a gostar de estudar.
Atualizado em 21/05/2021
Se você é daqueles que só de pensar em pegar nos cadernos já fica entediado, este post é para você! Sabemos que é importante estudar, mas por que é tão difícil ler um livro sem cair no sono? E como ter prazer nos exercícios que exigem tanta concentração e dedicação?
A psicóloga Maria Cláudia Ribeiro conta que os indivíduos em geral tendem a evitar tarefas que não são agradáveis e que lhes tiram da área de conforto. Isso ocorre, principalmente, nos dias de hoje, em que temos diversas atividades interessantes ao nosso alcance, como as redes sociais, filmes, séries e jogos online.
Para você não cair em nenhuma dessas armadilhas, a Revista Quero separou algumas dicas que vão te ajudar a começar a ter prazer em estudar.
1. Dê o primeiro passo
Planejar as atividades, desde a quantidade de horas de estudo até o tempo de descanso e lazer, é fundamental. Porém, não adianta só planejar e não colocar em prática. O que realmente dá resultados são as nossas ações. Por isso, pare de procrastinar (deixar para depois) e comece hoje.
2. Saiba o que você quer
Talvez o seu objetivo de estudos seja passar em uma universidade, prestar um concurso, estudar para uma matéria específica ou adquirir conhecimento pessoal.
A psicóloga Maria Cláudia afirma que é importante “saber aonde se quer chegar e traçar objetivos claros para que o indivíduo não se perca no caminho”.
E aí, qual é o seu?
3. Estude para você e não para uma avaliação
Para o conteúdo fixar facilmente na sua memória, seu foco precisa ser aprender em vez de apenas decorá-lo momentaneamente.
Você irá tirar o peso e a pressão de atingir uma nota e vai estudar porque você quer ampliar seu conhecimento. E isso, consequentemente, se tornará prazeroso.
4. Comece pelo que te dá mais prazer
Desde o primário nos identificamos mais com algumas matérias do que com outras. Por isso, comece a estudar pelos conteúdos com que você mais se identifica, ainda que seja só um pouco.
Ao ver os resultados positivos, você ficará motivado e não irá desistir dos estudos.
Leia também:
+ Lista de sites com cursos gratuitos durante a pandemia de coronavírus
+ 9 maneiras de empreender durante os estudos
+ 4 apps para baixar e nunca mais procrastinar
5. Crie uma rotina
Geralmente, nossos dias são cheios de afazeres. Sem contar os momentos em que bate aquela preguiça e ficamos mais lentos e com vontade de fazer nada. Por isso, precisamos criar uma rotina e dizer à nossa mente que em determinado horário do dia é hora de estudar. Assim, você evitará as distrações, e seu corpo irá criar estímulos diferentes para aguentar esse momento.
6. Mantenha o foco e crie um ambiente de estudo
Você se conhece e sabe exatamente o que tira seu foco!
O vilão para algumas pessoas é a televisão ligada, o barulho da rua, a música de fundo ou estudar deitado na cama. Por isso, é melhor se prevenir e escapar das armadilhas. Mantenha o foco preparando um ambiente perfeito para você estudar.
Vale ressaltar que lugares silenciosos, músicas instrumentais (para quem não se concentra no silêncio), um ambiente organizado e limpo vai ajuda muito.
7. Desconecte-se
Desligue o celular, desative as notificações, se possível fuja até do computador. Concentre-se no conteúdo que você está estudando.
É difícil resistir ao toque do celular, mas ele é o principal vilão que faz você perder a linha de raciocínio. Não cometa esse erro. Crie estratégias e, se possível, avise a família e os amigos que por determinado tempo você estará offline.
Beber muita água, alimentar-se de forma saudável e equilibrada ajuda na sua produtividade e no seu rendimento. Existem até alimentos que ajudam na memória e os que espantam a preguiça te dando muita energia.
As atividades físicas são indispensáveis, pois depois de muitas horas sentados, é bom colocar o esqueleto para funcionar. Sua disposição mudará 100%.
9. Divirta-se e seja persistente
Estudar não é tarefa fácil, mas pode ser prazeroso e leve se você encontrar alternativas. Afinal, você precisará ser persistente e praticar muitos exercícios que te levarão à exaustão.
Há muitos jogos, vídeos e filmes que ajudam a relaxar, divertem e ensinam ao mesmo tempo. Uma outra alternativa é ir a uma biblioteca, ao parque para fazer uma leitura ou ao museu, por exemplo.
Aproveite os momentos com os amigos para tirar dúvidas e trocarem informações. Além de ser relax e divertido, você estará ampliando seu repertório.
Viu como estudar não precisa ser monótono e entediante?
10. Mude a chave
Esqueça aquelas frases: “estudar é chato”, “eu não consigo”, “tal matéria é impossível” e por aí vai… Pare e mude a chave! Essas barreiras não vão te ajudar a progredir e só vão te paralisar.
Segundo a psicóloga, “para alterar esses pensamentos negativos é preciso encarar cada acontecimento como uma experiência nova”, não se culpar e entender que o passado ou conceitos pré-estabelecidos não te definem. É preciso superar os desafios e acreditar que você é capaz!