Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

5 lições para aprender com 13 Reasons Why

por Isabela Giordan em 23/08/19 9,4 mil visualizações

Atenção: este texto pode conter spoilers de 13 Reasons Why!

Você já assistiu a “13 Reasons Why”? Também conhecida como “Os Treze Porquês”, a primeira temporada dessa série estreou em março de 2017 e conquistou a internet pelas suas delicadas temáticas: saúde mental, depressão, bullying, estupro e suicídio.

A trama conta a história do adolescente Clay Jensen, que encontra uma caixa com fitas cassete gravadas por sua amiga, Hannah Baker, que cometeu suicídio apenas algumas semanas antes. Em cada lado das sete fitas, a jovem conta os motivos que a levaram a tomar essa drástica decisão. Com o passar dos episódios, é possível descobrir os motivos que ocasionaram no seu triste fim.

Devido ao sucesso da história e a grande comoção mundial, a Netflix, responsável pela produção, 13 Reasons Why volta nesta sexta-feira com a sua terceira temporada. Veja o trailer:

13 situações de violência contra a mulher e por que denunciá-las
13 filmes e seriados para quem curtiu "13 Reasons Why"
Medicina: por que o suicídio nesse curso é tão comum?

Aqui na Revista Quero já falamos sobre 13 situações de violência contra a mulher e por que denunciá-las e também já indicamos filmes e séries para quem gostou de 13 reasons Why. Porém, desta vez, vamos falar sobre cinco lições importantes que todo estudante (ou ser humano) pode aprender com essa série que aborda um tema tão sério. Confira:

1 - Bullying não tem graça

Apesar de só ter recebido esse nome há alguns anos, o bullying existe desde que o mundo é mundo e desde que o mundo é mundo ele é responsável por diversas atrocidades. Ninguém deve ou merece ser tratado mal por ser quem ele é ou por algo que ele fez! Tirar sarro pode até ser engraçado para quem está fazendo, porém você nunca vai saber o quanto aquilo irá afetar o outro.

2 - Busque ajuda

Para tudo nessa vida há solução, até mesmo para as situações mais difíceis. Uma forma de tentar lidar com o que você está passando, é buscando por ajuda. O mais indicado é um profissional, visto que ele pode te ajudar da melhor forma possível sobre qualquer conflito ou situação que você esteja passando. Entretanto, caso você não tenha recursos, recorra a seus pais ou seus amigos mais próximos.

Além disso, mesmo que você ache que o seu problema é algo pequeno, busque ajuda! Não diminua seus sentimentos e nem as suas dores.

3 - Se não deu certo, tente de novo!

Muitas vezes Hannah tentou pedir ajuda, mas não conseguiu. Seja porque ela não teve coragem de dizer o que estava passando ou porque a pessoa para quem ela pediu ajuda não entendeu a situação e não soube ajudá-la. Se você está passando por algo, não desista de ir atrás de socorro. Pode ser que a primeira ou a segunda pessoa não te entenda, mas não desista. Não ache que é sinal do “destino” quando alguém ignorar o seu sofrimento. Você encontrará alguém que te auxiliará nesse momento tão complicado.

4 - Fale o que você sente!

Não guarde para você o que te faz mal. Converse, exponha seus sentimentos, conte o que está te magoando, o que você está sentindo ou até mesmo o que você não sente mais. Falar pode não ser a solução para a situação que você está enfrentando, mas pode ser um alívio ou uma forma de encontrar alguém que possa te ajudar.

5 - Você não está sozinho: CVV

Mesmo que você não veja solução nos seus problemas e se sinta consumido por isso, não desista. Há outra opção, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV), que você encontrará alguém que irá te apoiar nos momentos mais difíceis. Lá, é possível conversar pelo chat, ligar para o 188, mandar um e-mail ou até mesmo procurar um posto de atendimento perto da sua casa. Caso você não queira se identificar, a assistência pode ser feita de forma anônima.


Hannah não teve culpa nenhuma por qualquer coisa que aconteceu com ela, assim como você não tem culpa por nada que tenham te feito. Porém, talvez algumas pequenas atitudes poderiam ter mostrado para ela que aquele trágico fim não era o seu destino.

Caso a situação não esteja fácil na faculdade, é só clicar nesse link que nós mostramos 7 dicas para cuidar da sua saúde mental!

O que você achou da série? Conte pra gente nos comentários! :)

Atualizado em: 23/08/2019
Publicado em: 18/05/2018

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54