Segundo o Art. 215 da constituição brasileira, é dever do estado e todos têm direito à educação:
A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Isso inclui a todos os brasileiros, inclusive aqueles que possuem qualquer tipo de deficiência, porém não é algo muito “frequente” no País.
De acordo com dados de 2016 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apenas 0,5% dos matriculados naquele ano possuíam algum tipo de deficiência. Será que as faculdades e universidade públicas estão preparadas para receber esses alunos?
21 Melhores faculdades públicas do Brasil em acessibilidade
Por isso, no dia 03 de dezembro, em que é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Revista Quero produziu a lista com as 21 melhores faculdades públicas do Brasil em acessibilidade.
Ou seja, elegeu, de acordo com o Censo do Ensino Superior 2017, quais são as instituições públicas de ensino que mais possuem acessibilidade em seus campi. Confira o resultado da lista:
Para descobrir quais são as melhores faculdades privadas em acessibilidade, aRevista Querodesenvolveu o “score da acessibilidade”, feito a partir de dados doCenso do Ensino Superior 2017, divulgado este ano.
Para isso, foram analisados12 critérios indicados no Censo:
Campus possui biblioteca que oferece condições de acessibilidade arquitetônica para pessoas com deficiência;
Campus possui sinalização tátil;
Campus possui rampa de acesso com corrimão;
Campus possui entrada/saída com dimensionamento;
Campus possui ambientes desobstruídos que facilitem a movimentação de cadeirantes e pessoas com deficiência visual;
Campus possui sinalização sonora;
Campus possui sinalização visual;
Campus possui equipamento eletromecânicos (elevadores, esteiras rolantes, entre outros);
Campus possui banheiros adaptados;
Campus possui espaço para atendimento adaptado;
Campus possui mobiliário adaptado;
Campus possui bebedouros e lavabos adaptados.
Cada critério recebeu a pontuação 0 ou 1 (se não possui ou possui, respectivamente). Após isso,foi feita a soma dos valores obtidos por cada campus, sendo que esse valor final foi dividido por 12,que corresponde o número de critérios, assim você terá o resultado do score de acessibilidade de cada campus.
Para finalizar o score de acessibilidade,foi preciso somar o valor adquirido por cada instituição de ensino e dividir pela quantidade de campi de cada faculdade.
Por exemplo,se a instituição “X” possui 2 campi, sendo que um tem o score 0,65 e outro com 0,35, aquela faculdade recebeu o score de 50%!