5 dúvidas frequentes de quem quer cursar Publicidade e Propaganda
Você já pensou em fazer Publicidade e Propaganda? Confira algumas dúvidas que podem surgir em quem já cogitou fazer esse curso.
Todo curso possui os seus estereótipos, não é mesmo? O de Publicidade e Propaganda (popularmente chamado de ‘’PP’’ pelos estudantes) não é diferente, e as dúvidas em relação ao que se aprende podem deixar muita gente sem saber o que fazer e qual decisão tomar.
Pensando nisso, listei alguns questionamentos que podem ser bastante comuns para quem pensa em seguir essa área e se tornar um publicitário.
Dúvidas frequentes de quem quer fazer Publicidade
- É preciso saber editar fotos e vídeos?
As pessoas de uma forma geral acham que o curso de Publicidade e Propaganda pode ser resumido à aprendizagem de edição de imagens e vídeos e ao conhecimento avançado de Photoshop.A minha experiência me permite dizer que isso acaba sendo só um diferencial, pois quem gosta mesmo de trabalhar com edição deveria levar o Design Gráfico mais em consideração. Quando eu cursei o Técnico em Publicidade e Propaganda, no Senac, e, agora, cursando a graduação também em Publicidade, na Unimep, pude perceber que os dois não possuem muitas aulas e não englobam muito no plano de ensino o aprendizado de edição de imagens e vídeo (no Senac, foram oito aulas técnicas para aprender a utilizar os programas: Photoshop, Illustrator, InDesign e After Effects, sendo duas aulas para cada um. Na Unimep, tive apenas uma disciplina até agora (4º semestre) que foi no 1º semestre, chamada Design Publishing, que ensinou o básico do Photoshop). Para quem for ingressar no curso, sugiro que já tenha alguma noção sobre esses assuntos para não depender da ajuda de alguém com os trabalhos.
De acordo com o que eu vivenciei, sim! Quase todos os trabalhos e atividades realizados demandam apresentações e, normalmente, todas elas são avaliadas contando na sua nota final da disciplina. Pode parecer um pouco rigoroso, mas ajuda muito você deixar a timidez de lado e aprender a falar em público. Isso também contribui para que não haja outra prova ou teste para avaliar os alunos. Assim, somente as notas das apresentações são necessárias para compor a nota final do estudante.
Se você for um aluno de nível técnico (Curso Técnico), isso acaba sendo um pouco mais difícil. A maioria das vagas exige que você esteja cursando Bacharelado em Publicidade e Propaganda e em semestres mais avançados também (a maioria das vagas que eu encontro é para quem já está, pelo menos, no 3º semestre).A parte boa é que existe uma alta demanda por estagiários na área. A alta rotatividade de profissionais também acaba sendo um fator benéfico para o seu ingresso no mercado de trabalho.
Se eu disser que sim, você ficará chateado? Pois bem, precisa, mas não é nada de equações e inequações. A maioria dos cálculos são simples, abrangendo mais a parte da matemática financeira e também umas famosas regras de três. Como eu disse, nada muito difícil. Essas contas estão mais voltadas para profissionais que cuidam da parte de compra de mídia, por exemplo: canais de TV, outdoors, Facebook, Google e etc.
Aquela questão de que quem pensa em fazer Publicidade precisa ter ideias inovadoras e de outro mundo não é apenas um mito. Mas, é preciso lembrar que não é apenas em PP que isso é cobrado. Hoje, isso é exigido em todas as áreas, com o destaque para o fato de que não basta apenas ter essas ideias, é preciso saber como executá-las e tirá-las do papel.
Onde encontrar o curso de Publicidade e Propaganda?
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
- UFBRA
Espero que essas respostas tenham ajudado a esclarecer algumas dúvidas sobre o curso de Publicidade e Propaganda e que sirvam de base para que muita gente consiga tomar uma decisão sobre qual rumo seguir em relação à faculdade.