6 autores brasileiros da literatura infantojuvenil que você precisa conhecer
Conheça os principais autores brasileiros infantojuvenis e como suas obras podem enriquecer o desenvolvimento das crianças
A literatura infantojuvenil brasileira é rica em histórias que retratam a cultura e os valores nacionais. Com obras como: Sítio do Picapau Amarelo e Marcelo, Marmelo, Martelo, os livros desse gênero despertam a curiosidade das crianças, se tornando um recurso valioso em sua formação.
Se você quer descobrir quais são os autores brasileiros mais relevantes na literatura infantojuvenil e como eles podem contribuir para o desenvolvimento do seu filho, veja os principais nomes, seus livros mais marcantes e como incentivar o hábito da leitura nos pequenos desde cedo.
Neste, artigo, você vai ver:
- Quais são os principais autores da literatura infantojuvenil brasileira?
- Quais livros as crianças mais gostam?
- Como incentivar a leitura nas crianças?
Quais são os principais autores da literatura infantojuvenil brasileira?
O Brasil possui autores renomados, reconhecidos por suas contribuições à literatura infantojuvenil. Alguns dos principais nomes incluem:
Monteiro Lobato
Monteiro Lobato é considerado o pai da literatura infantil no Brasil. Com a série Sítio do Picapau Amarelo, ele criou um universo protagonizado por personagens como Emília, Dona Benta e o Visconde de Sabugosa.
Suas histórias combinam fantasia com elementos da cultura popular brasileira, trazendo temas como folclore, ciência e ecologia de forma educativa.
Além de entreter, Lobato buscava formar leitores críticos. Obras como O Minotauro e Reinações de Narizinho desafiam a imaginação das crianças enquanto apresentam questões sobre ética, conhecimento e convivência.
Ruth Rocha
Ruth Rocha é um dos nomes mais importantes da literatura infantojuvenil brasileira. Autora de clássicos como Marcelo, Marmelo, Martelo e A Arca de Noé, ela aborda temas do cotidiano infantil com sensibilidade e criatividade.
Com uma escrita simples, mas carregada de significados, Ruth trabalha valores como amizade, solidariedade e respeito às diferenças. Seu estilo único faz com que suas obras sejam adotadas em escolas, tanto para incentivar a leitura quanto para promover debates sobre questões sociais.
Ana Maria Machado
Ana Maria Machado é outra autora de destaque na literatura infantil brasileira. Suas obras, como Menina Bonita do Laço de Fita, são conhecidas por abordar temas como diversidade, empatia e autoestima.
A autora utiliza histórias simples para transmitir mensagens profundas que ressoam tanto com crianças quanto com adultos.
Lygia Bojunga
Lygia Bojunga é uma das autoras mais premiadas da literatura infantojuvenil brasileira, sendo uma das poucas a receber o Prêmio Hans Christian Andersen. Sua obra A Bolsa Amarela é um marco, abordando temas como o autoconhecimento, os conflitos internos e os desafios do crescimento.
Bojunga é conhecida por explorar assuntos delicados, como morte, desigualdade e os sonhos frustrados de infância, com uma abordagem sensível. Suas histórias criam um espaço seguro para que crianças reflitam sobre suas emoções e compreendam melhor o mundo ao seu redor.
José Mauro de Vasconcelos
Embora muitas vezes associado à literatura adulta, José Mauro de Vasconcelos conquistou gerações de jovens leitores com O Meu Pé de Laranja Lima. A obra aborda a vida de Zezé, um menino pobre que encontra conforto em sua amizade com uma laranjeira, criando uma narrativa repleta de emoção.
A escrita de Vasconcelos destaca-se pela sensibilidade com que explora os desafios da infância em meio às dificuldades sociais e familiares.
Maurício de Sousa
Maurício de Sousa é um dos maiores nomes da literatura infantojuvenil no Brasil, especialmente pelo impacto cultural e educativo de sua criação: a Turma da Mônica.
Embora mais conhecido pelos quadrinhos, Maurício também é responsável por livros que exploram as histórias e valores dos personagens, sempre com uma abordagem lúdica e educativa.
Quais livros as crianças mais gostam?
A escolha dos livros preferidos depende da faixa etária e dos interesses individuais. No entanto, algumas obras se destacam por agradar diferentes perfis de leitores:
Sítio do Picapau Amarelo (Monteiro Lobato)
A série Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato, é um marco na literatura infantojuvenil brasileira. As aventuras de Emília, Narizinho, Pedrinho e Dona Benta no sítio encantado combinam fantasia com elementos da cultura e do folclore brasileiro.
Além de entreter, a obra apresenta elementos educativos de forma lúdica, como explicações sobre ciência e história, sempre contextualizados em situações imaginativas.
Marcelo, Marmelo, Martelo (Ruth Rocha)
Marcelo, Marmelo, Martelo, de Ruth Rocha, é um clássico da literatura infantil brasileira. A obra traz histórias curtas e divertidas que abordam situações cotidianas vividas por crianças, como amizade, curiosidade e desafios do crescimento.
Por ser leve e cheio de ensinamentos, Marcelo, Marmelo, Martelo é utilizado em atividades escolares, promovendo debates sobre convivência e respeito ao próximo.
Menina Bonita do Laço de Fita (Ana Maria Machado)
Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado, é um livro que aborda a diversidade cultural e a valorização das diferenças de forma poética. A história é protagonizada por uma menina que desperta a admiração de um coelho branco, curioso para entender sua beleza única.
A obra se destaca por sua simplicidade e profundidade, transmitindo uma mensagem importante sobre identidade e aceitação.
O Meu Pé de Laranja Lima (José Mauro de Vasconcelos)
O Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos, narra a história de Zezé, um menino pobre que encontra conforto em sua amizade com uma laranjeira. Apesar de abordar temas complexos como pobreza e abandono, o livro o faz de maneira acessível e comovente.
O enredo emociona leitores de todas as idades ao mostrar a perspectiva infantil sobre o mundo adulto, suas dores e belezas.
O livro é frequentemente utilizado em escolas para incentivar reflexões sobre empatia, solidariedade e superação de adversidades.
Turma da Mônica (Mauricio de Sousa)
A coleção de livros e quadrinhos da Turma da Mônica, criada por Maurício de Sousa, é uma das preferidas das crianças. Os personagens, como Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, vivem histórias que transmitem mensagens sobre amizade, estimulando a leitura dos pequenos.
Como incentivar a leitura nas crianças?
Introduzir a leitura desde cedo cria um vínculo duradouro com os livros. Os pais podem auxiliar nesse processo, incentivando o contato dos filhos com as obras literárias. Veja algumas dicas.
Crie uma rotina de leitura
Estabelecer uma rotina de leitura é um dos primeiros passos para incentivar o hábito entre as crianças. Definir horários regulares, como antes de dormir ou em momentos de descanso, ajuda a criar um vínculo positivo com os livros.
Além disso, ao incluir a leitura na rotina, os pais demonstram sua importância para a criança.
Escolha livros adequados à idade e aos interesses
Selecionar livros que correspondam à idade e aos interesses da criança é recomendado para prender sua atenção. Histórias ilustradas e narrativas curtas são ideais para os mais novos, enquanto leitores mais experientes podem se interessar por livros com capítulos mais longos e tramas complexas.
Levar em conta os gostos individuais da criança também é uma ótima estratégia. Se ela gosta de animais, por exemplo, optar por livros que abordam o tema pode torná-la mais engajada.
Leia junto com a criança
A leitura compartilhada é uma ferramenta poderosa para incentivar o hábito entre as crianças. Ler em voz alta para elas não apenas enriquece o vocabulário, mas também estimula a imaginação e a capacidade de compreensão.
Mesmo quando a criança já sabe ler, manter o hábito de compartilhar leituras pode fortalecer a relação familiar e incentivar conversas sobre temas importantes.