Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Aditamento FIES 2016 - Guia completo

por Gustavo Stein em 10/03/16 1,4 mil visualizações

Se você participa do FIES, já deve ter ouvido falar em aditamento. É um assunto que surge todo semestre durante o período de matrículas e, por ser um pouco complicado, acaba confundindo muita gente. Vamos tentar explicar de um jeito resumido do que se trata e os passos que você deve seguir para resolver isso logo!  

Aditamento FIES 2016 - O que é?

O aditamento, também conhecido como renovação semestral, é um processo que todo aluno que recebe financiamento do FIES deve fazer para renovar seu contrato. O procedimento do aditamento deve ser feito no início de cada semestre e garante o financiamento para o próximo semestre letivo.   

Tipos de aditamento

Existem duas modalidades de aditamento: o simplificado e o não-simplificado. O aditamento simplificado ocorre quando o seu contrato de financiamento não sofre alterações. Ou seja, quando você não precisa alterar nenhum dado importante no seu cadastro/contrato. Já o aditamento não simplificado, como você já deve ter imaginado, é quando alguma informação precisa ser alterada. A seguir, você fica sabendo o passo-a-passo para cada uma das modalidades.   

Como fazer o Aditamento FIES 2016?

Para dar início ao processo, você vai precisar acessar o SisFIES e preencher os dados necessários. Após o preenchimento dos dados, você terá que confirmar se todas as informações estão corretas. Se algum dado estiver incorreto, você vai precisar entrar em contato com a CPSA da sua instituição de ensino e solicitar a correção dos erros.

CPSA: Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento. É uma comissão, formada por cinco membros do corpo docente, discente e administrativo da Instituição de ensino. A CPSA é responsável por validar as informações dos estudantes no processo de inscrição. Também é responsável pelo aditamento de renovação dos contratos do FIES.

Estando tudo ok, você pode confirmar a solicitação de aditamento e, em seguida, você será informado se o seu caso é simplificado ou não simplificado.

Aditamento simplificado: Você só precisa dirigir-se até a CPSA da sua instituição de ensino e retirar o Documento de Regularidade de Matrícula (DRM) assinado pelo Presidente ou Vice-Presidente da Comissão e seu processo estará finalizado.

Aditamento não simplificado: Será necessário comparecer à CPSA da sua Instituição de Ensino para retirar o DRM assinado pelo Presidente ou Vice-Presidente. Em seguida, para finalizar o processo, será necessário dirigir-se ao banco ou instituição financeira portando os documentos necessários (informe-se na CPSA) e acompanhado do fiador ou responsável, quando for o caso.

 

Cuidado para não Perder o Prazo!

Lembrando que, mesmo que a matrícula do seu curso seja anual, é necessário efetivar o aditamento semestralmente. O procedimento parece ser complicado, mas é de extrema importância para quem recebe o financiamento.

Atenção: A falha em efetuar o aditamento pode acarretar na perda do benefício.

Por isso, fique atento aos prazos! Normalmente o período para solicitações acaba em 30 de abril (para o primeiro semestre) e 31 de Outubro (para o segundo semestre), mas os prazos podem variar. Para garantir, informe-se com a sua instituição de ensino e através do portal do Fies

Para mais informações, você pode visitar esse guia Aditamento Fies.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54