Aditamento FIES 2016 – Guia completo
Tudo sobre o Aditamento FIES 2016. Garanta o seu financiamento do FIES. Guia completo para facilitar a sua vida com todos os procedimentos e prazos.
Se você participa do FIES, já deve ter ouvido falar em aditamento. É um assunto que surge todo semestre durante o período de matrículas e, por ser um pouco complicado, acaba confundindo muita gente. Vamos tentar explicar de um jeito resumido do que se trata e os passos que você deve seguir para resolver isso logo!
Aditamento FIES 2016 – O que é?
O aditamento, também conhecido como renovação semestral, é um processo que todo aluno que recebe financiamento do FIES deve fazer para renovar seu contrato. O procedimento do aditamento deve ser feito no início de cada semestre e garante o financiamento para o próximo semestre letivo.
Tipos de aditamento
Existem duas modalidades de aditamento: o simplificado e o não-simplificado. O aditamento simplificado ocorre quando o seu contrato de financiamento não sofre alterações. Ou seja, quando você não precisa alterar nenhum dado importante no seu cadastro/contrato. Já o aditamento não simplificado, como você já deve ter imaginado, é quando alguma informação precisa ser alterada. A seguir, você fica sabendo o passo-a-passo para cada uma das modalidades.
Como fazer o Aditamento FIES 2016?
Para dar início ao processo, você vai precisar acessar o SisFIES e preencher os dados necessários. Após o preenchimento dos dados, você terá que confirmar se todas as informações estão corretas. Se algum dado estiver incorreto, você vai precisar entrar em contato com a CPSA da sua instituição de ensino e solicitar a correção dos erros.
CPSA: Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento. É uma comissão, formada por cinco membros do corpo docente, discente e administrativo da Instituição de ensino. A CPSA é responsável por validar as informações dos estudantes no processo de inscrição. Também é responsável pelo aditamento de renovação dos contratos do FIES.
Estando tudo ok, você pode confirmar a solicitação de aditamento e, em seguida, você será informado se o seu caso é simplificado ou não simplificado.
– Aditamento simplificado: Você só precisa dirigir-se até a CPSA da sua instituição de ensino e retirar o Documento de Regularidade de Matrícula (DRM) assinado pelo Presidente ou Vice-Presidente da Comissão e seu processo estará finalizado.
– Aditamento não simplificado: Será necessário comparecer à CPSA da sua Instituição de Ensino para retirar o DRM assinado pelo Presidente ou Vice-Presidente. Em seguida, para finalizar o processo, será necessário dirigir-se ao banco ou instituição financeira portando os documentos necessários (informe-se na CPSA) e acompanhado do fiador ou responsável, quando for o caso.
Cuidado para não Perder o Prazo!
Lembrando que, mesmo que a matrícula do seu curso seja anual, é necessário efetivar o aditamento semestralmente. O procedimento parece ser complicado, mas é de extrema importância para quem recebe o financiamento.
Atenção: A falha em efetuar o aditamento pode acarretar na perda do benefício.
Por isso, fique atento aos prazos! Normalmente o período para solicitações acaba em 30 de abril (para o primeiro semestre) e 31 de Outubro (para o segundo semestre), mas os prazos podem variar. Para garantir, informe-se com a sua instituição de ensino e através do portal do Fies
Para mais informações, você pode visitar esse guia Aditamento Fies.