logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Ainda não comecei a estudar para o Enem. E agora?

por Giovana Murça em 02/10/19 3,1 mil visualizações

Agora é oficial: falta apenas 1 mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E se você está lendo esse texto, é porque provavelmente não estudou nada ou quase nada até aqui, não é mesmo?

não estudei para o enem

Antes de pensar em desistir, saiba que apesar de não ter se preparado o suficientemente até esse momento, não deixe de fazer a prova. Mesmo que você não atinja o desempenho desejado, você terá treinado para uma nota chance e pode aproveitar outras oportunidades, como bolsas de estudos.

Mesmo com poucas semanas, ainda dá tempo de rever alguns conteúdos antes do Enem. Entretanto, a 30 dias da prova, é preciso ter consciência de que não é mais possível se preparar como outros candidatos que estudaram desde o início do ano. 

ainda nao estudei para o enem

Para quem ainda estuda

Para quem ainda está no ensino médio, o tempo para se dedicar aos estudos para o Enem é menor, já que o compromisso de concluir a escola vem em primeiro lugar. Mas, por estar em período escolar, muitos conteúdos cobrados no Enem ainda estarão frescos na mente dos estudantes no dia da prova.

Se esse é seu caso, a primeira dica da coordenadora do Cursinho da Poli de São José dos Campos, Megy Abrão Bello, é que você divida seu tempo de estudo da escola e de preparação para vestibular. 

Como o tempo é curto, a recomendação da professora Megy é que você se concentre nas disciplinas que têm mais dificuldade. Você pode estudar as matérias e vídeos recomendados no Plano de Estudo Enem 2019. “Formar grupos de estudo com os colegas para trocar conhecimento também ajuda muito”, aponta Megy.

Para quem já terminou os estudos

Agora, se você já terminou os estudos e apenas trabalha, seu tempo de estudo pode ser dedicado exclusivamente aos conteúdos do Enem. “Isso dá a ele uma certa vantagem, pois poderá dedicar mais horas nesse último mês e trabalhar o maior número de disciplinas que puder”, afirma Megy.

nao estudei para o enem

Mas a professora também enfatiza que o candidato precisa saber que não é possível estudar três anos de ensino médio em um mês. A dica de Megy é baixar as últimas três ou quatro provas do Enem, selecionar os conteúdos mais recorrentes e focar apenas neles.

Ainda dá para estudar pelo Plano de Estudo Enem 2019?

Apesar dos planos de estudos desenvolvidos pela Revista Quero em parceria com o Cursinho da Poli, de São José dos Campos, terem começado em maio, ele pode ser um bom guia para você orientar seus estudos. 

Plano de Estudo Enem 2019: Baixe gratuitamente o plano desse mês

A pouco tempo da prova, a sugestão da coordenadora Megy é usar o Plano de Estudo Enem 2019 como um roteiro para as matérias que você tem mais dificuldade. “É importante que ele utilize os planos de estudo como fonte de informação, pois eles estão bastante resumidos e focados naquilo que o Enem pede”, completa Megy.

Aposte em simulados

Outro ponto fundamental nesse mês pré-prova é a realização de simulados. O simulado é uma forma de conhecer e se acostumar com o estilo de prova e tipos de questões, e ainda avaliar seu desempenho. No caso do Enem, os simulados são ainda mais importantes, já que é um vestibular mais longo e exige uma resistência do candidato.

Veja mais: Saiba como usar simulados da maneira correta

A professora Megy ainda destaca que o Enem é um vestibular que avalia bem suas competências e habilidades. Portanto, não adianta chutar as questões, o Método TRI identifica possíveis chutes.

Leia também: Nota do Enem: como funciona a TRI
banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54