Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Ainda não comecei a estudar para o Enem. E agora?

por Giovana Murça em 02/10/19 3,1 mil visualizações

Agora é oficial: falta apenas 1 mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E se você está lendo esse texto, é porque provavelmente não estudou nada ou quase nada até aqui, não é mesmo?

não estudei para o enem

Antes de pensar em desistir, saiba que apesar de não ter se preparado o suficientemente até esse momento, não deixe de fazer a prova. Mesmo que você não atinja o desempenho desejado, você terá treinado para uma nota chance e pode aproveitar outras oportunidades, como bolsas de estudos.

Mesmo com poucas semanas, ainda dá tempo de rever alguns conteúdos antes do Enem. Entretanto, a 30 dias da prova, é preciso ter consciência de que não é mais possível se preparar como outros candidatos que estudaram desde o início do ano. 

ainda nao estudei para o enem

Para quem ainda estuda

Para quem ainda está no ensino médio, o tempo para se dedicar aos estudos para o Enem é menor, já que o compromisso de concluir a escola vem em primeiro lugar. Mas, por estar em período escolar, muitos conteúdos cobrados no Enem ainda estarão frescos na mente dos estudantes no dia da prova.

Se esse é seu caso, a primeira dica da coordenadora do Cursinho da Poli de São José dos Campos, Megy Abrão Bello, é que você divida seu tempo de estudo da escola e de preparação para vestibular. 

Como o tempo é curto, a recomendação da professora Megy é que você se concentre nas disciplinas que têm mais dificuldade. Você pode estudar as matérias e vídeos recomendados no Plano de Estudo Enem 2019. “Formar grupos de estudo com os colegas para trocar conhecimento também ajuda muito”, aponta Megy.

Para quem já terminou os estudos

Agora, se você já terminou os estudos e apenas trabalha, seu tempo de estudo pode ser dedicado exclusivamente aos conteúdos do Enem. “Isso dá a ele uma certa vantagem, pois poderá dedicar mais horas nesse último mês e trabalhar o maior número de disciplinas que puder”, afirma Megy.

nao estudei para o enem

Mas a professora também enfatiza que o candidato precisa saber que não é possível estudar três anos de ensino médio em um mês. A dica de Megy é baixar as últimas três ou quatro provas do Enem, selecionar os conteúdos mais recorrentes e focar apenas neles.

Ainda dá para estudar pelo Plano de Estudo Enem 2019?

Apesar dos planos de estudos desenvolvidos pela Revista Quero em parceria com o Cursinho da Poli, de São José dos Campos, terem começado em maio, ele pode ser um bom guia para você orientar seus estudos. 

Plano de Estudo Enem 2019: Baixe gratuitamente o plano desse mês

A pouco tempo da prova, a sugestão da coordenadora Megy é usar o Plano de Estudo Enem 2019 como um roteiro para as matérias que você tem mais dificuldade. “É importante que ele utilize os planos de estudo como fonte de informação, pois eles estão bastante resumidos e focados naquilo que o Enem pede”, completa Megy.

Aposte em simulados

Outro ponto fundamental nesse mês pré-prova é a realização de simulados. O simulado é uma forma de conhecer e se acostumar com o estilo de prova e tipos de questões, e ainda avaliar seu desempenho. No caso do Enem, os simulados são ainda mais importantes, já que é um vestibular mais longo e exige uma resistência do candidato.

Veja mais: Saiba como usar simulados da maneira correta

A professora Megy ainda destaca que o Enem é um vestibular que avalia bem suas competências e habilidades. Portanto, não adianta chutar as questões, o Método TRI identifica possíveis chutes.

Leia também: Nota do Enem: como funciona a TRI
banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54