Aluna da Unopar conta rotina de estágio na Educação Infantil
A estudante de Pedagogia Anathely Ribeiro compartilhou suas experiências enquanto estagiava ẽm uma escola de Educação Infantil no Sul da Bahia
Dentre as diversas áreas de atuação do pedagogo, está a docência. Ou seja, o ato de atuar em sala de aula, lecionando. Quem conclui o curso de Pedagogia, pode dar aula em turmas de educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Neste texto, vou descrever como se organiza a rotina numa turma de creche (faixa etária de 3 anos), de acordo com a experiência do meu estágio supervisionado, enquanto fazia o curso na Unopar.
Estagiei na Creche Vovó Loca, em Caravelas, na Bahia. Lá, a rotina é montada pela coordenadora pedagógica, juntamente com a diretora, que também é pedagoga. Cada turminha tem seus horários pré-estabelecidos para tudo, pois, ao contrário do que muitos pensam, a Educação Infantil é uma etapa onde a criança faz importantes aquisições.
Elas vão desde a estimulação de sua coordenação motora, aprendizagem de regras através de jogos e brincadeiras, até a preparação para a sua inserção no ensino fundamental, com conteúdos próprios para cada idade e constante incentivo à criatividade, autonomia e identidade.
A turma de 3 anos fica na creche em período integral. É disponibilizado pelo município um professor para o turno matutino, das 07h30 às 11h30; um professor para o turno vespertino, das 12h30 às 16h30 e um auxiliar de classe de 07h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30. As refeições, todo o material de higiene e também didático-pedagógico são fornecidos pela prefeitura de Caravelas.
A rotina matutina consiste em: acolhida, café da manhã, parquinho ou TV, atividades de rotina, atividade direcionada/conteúdo, hora da história, atividade livre, preparação para o almoço, almoço, escovação e preparação para a hora do sono, que finaliza a manhã.
A rotina vespertina, por sua vez, é subdividida em: lanche, jogos pedagógicos e afins, atividade direcionada/conteúdo, hora do banho, jantar, escovação e preparação para a despedida. Ambos os turnos têm os horários de cada atividade em uma ficha disponibilizada para o professor, que conduz as atividades com o apoio do auxiliar de classe.
A vida escolar de uma criança, assim como uma casa bem construída, precisa ter uma base sólida. Ela precisa ser alicerçada em um trabalho bem feito e estruturado na Educação Infantil. O professor que atua nesse segmento não é uma “babá de luxo”, é um profissional competente e habilitado, que prepara o futuro de uma nação, e, por isso, é digno de respeito e reconhecimento por parte de toda a sociedade.
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.