logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Posso amamentar durante o Enem?

por Isabela Giordan em 08/05/20 5,7 mil visualizações

  Ser mãe não é algo fácil. Toda a vida da mulher vira de cabeça para baixo para receber o bebê em sua rotina. Com isso, várias mães deixam a faculdade como um segundo plano e nunca mais voltam a estudar.

Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Unibanco em 2014, apenas 2% das mulheres que engravidaram na adolescência voltaram a estudar. Isso precisa mudar!

Umas das formas para entrar na faculdade é prestando o Enem. A partir desse exame é possível ter acesso aos maiores programas de acesso ao Ensino Superior no País como, por exemplo, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o Prouni (Programa Universidade Para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). E todos possuem a chance de realizar essa prova.

Você pode estar se perguntando: “Como farei o exame se preciso amamentar o meu bebê?” ou “Não tenho com quem deixar meus filhos para ir fazer o Enem”. Não se preocupe! Há alternativas para que as mães possam fazer o exame.

Amamentação durante o Enem

Para aquelas que são lactantes, ou seja, que ainda estarão amamentando seus filhos nos dias das provas, na inscrição para o Enem 2020 é possível solicitar o “Atendimento Específico” e selecionar a opção “lactante” no campo obrigatório.

Tela do sistema de inscrição do Enem para Atendimento Específico do Enem 2017 (Imagem: Divulgação/Inep)

Com essa solicitação, no dia da prova a mulher que estiver amamentando deverá levar um acompanhante adulto, que ficará em uma sala específica e ficará com a guarda da criança enquanto a mãe não estiver presente. “Não será permitida, em hipótese alguma, a permanência do lactente no local de realização do Exame sem a presença de um acompanhante adulto responsável”, informa o edital oficial do Enem.

É importante lembrar que o contato entre a mãe e o acompanhante será feito apenas com a presença de um dos aplicadores da prova e que tanto a lactante quanto o acompanhante deverão entrar no local de provas até às 13h, seguindo o horário de Brasília.

Mães no Enem

O Mães no Enem é uma iniciativa da jornalista Fernanda Vicente e busca por voluntários que cuidem dos filhos de mães que vão fazer a prova e não têm com quem deixá-los .

Tudo começou quando ela fez um post em meados setembro de 2016, oferecendo-se para cuidar dos filhos de mulheres que iriam prestar o Enem naquele ano. Com a grande repercussão de sua postagem, Fernanda criou uma página oficial no Facebook, que hoje em dia está com mais de 3 mil curtidas. “O projeto quer mostrar que mulheres juntas têm força e que não somos rivais, somos irmãs e juntas somos mais fortes”, explicou a jornalista em entrevista à Revista Quero.

O Mães no Enem ainda não abriu as “inscrições” para voluntários neste ano, mas fique de olho em sua página oficial no Facebook para saber das novidades.

Muitos acreditam que ao tornar-se mãe a mulher deve deixar de lado faculdade, carreira e outros sonhos para dedicar-se exclusivamente ao seu filho. Procure a ajuda de familiares, amigos próximos ou de iniciativas como o ‘Mães no Enem’ para conciliar a sua rotina com os estudos. Não deixe que a sua vontade de fazer a faculdade dos sonhos fique de lado.

Publicado em: 14/05/2017

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54