Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Idiomas

7 dicas para aprender a falar francês mais rápido

* Texto escrito pela colaboradora Fernanda Silva

Diferentemente do que acontece com o inglês e até com o espanhol, o francês não está presente na nossa rotina com tanta frequência. Por isso, aprender a falar francês pode até parecer um desafio - mas é bastante possível!

Não usamos palavras francesas em meio a outras em português, como fazemos com inglês. “Hot dog” ou “facebook” quase soam como nosso idioma no meio de uma frase, porém, elas são inglesas. Também possivelmente, você ou algum conhecido “aprendeu” espanhol de tanto escutar canções mexicanas ou porto riquenhas. 

lousa aprender francês
7 dicas para aprender a falar francês mais rápido

Porém, apesar da pouca familiaridade, não são poucos os motivos que você tem para querer aprender a falar francês.  O primeiro está, justamente, na importância do idioma para o mercado de trabalho.

Leia também:
5 dicas para decorar mais facilmente um novo idioma
Níveis de inglês: entenda as etapas de aprendizagem do idioma

O francês no mercado de trabalho brasileiro

O francês é a terceira língua mais exigida em processos seletivos no Brasil - logo depois do inglês e do espanhol. Isso significa que, ter conhecimento em fala, audição e escrita na língua é garantia de pontos extras quando seu currículo estiver sendo analisado. 

Vale destacar também que cerca de 900 empresas francesas têm sede no Brasil, segundo o Consulado Francês. Além disso, a França é uma grande investidora nos produtos advindos das nossas terras tupiniquins. Logo, falar o idioma é um grande diferencial na busca por emprego.

Estude francês agora


Viajando para a França

Se você deseja visitar a França (ou outros países que falam o francês, como a Guiana Francesa, Canadá ou parte da Suíça), saber o idioma é um grande avanço para se comunicar com todos e viver uma experiência ainda mais aprofundada e culturalmente mais marcante. 

A língua ainda é idioma oficial em outros 29 países - o que inclui o Canadá. Ao todo, segundo o site Ethnologue, são 277 milhões de pessoas falantes da língua com quem você poderá se conectar. Para se ter uma ideia, o francês é a quinta língua mais falada do mundo, estando atrás apenas de inglês, mandarim, hindi e espanhol.

Pensando na importância do francês, elencamos sete dicas para você se desenvolver no idioma e aprender a falar francês rápido. Confira:

1. Não tenha medo de praticar

Como foi dito no início desse texto, aprender francês pode soar um pouco mais difícil, já que não temos tanta familiaridade com o idioma. Mas não coloque isso como uma barreira. As dicas para aprender francês não são muito diferentes das usadas quando se está querendo aprender outros idiomas. 

Por isso, a imersão na língua é, sempre, a primeira coisa a se fazer. Um exemplo é mudar as configurações do seu celular e colocar o francês como idioma principal. Faça o mesmo com as configurações de suas redes sociais. 

Outra atitude simples é passar a trabalhar, estudar ou fazer suas atividades do dia a dia escutando músicas e podcasts em francês, além de  ou buscar as notícias do dia no idioma. Enfim: tenha muito contato com a língua. Quanto mais você ouvir e ler, mais fácil vai se acostumar com suas pronúncias e palavras.

2. Transforme o francês em um hobbie

Você gosta de ouvir música? Assistir série? Por que não, então, unir isso ao francês? 

Mesmo que ele não seja o idioma original da sua série favorita, você pode colocar a dublagem em francês com legenda em português. Quando se sentir confiante, mude a legenda para francês também. Por fim, você ainda pode arriscar e vem sem legenda - e, assim, ouvir na sua nova língua.

Melhor ainda se você conseguir escolher uma série ou filme que tenha o francês como idioma original. Assim, você aprende também como se  pronuncia corretamente as palavras observando os personagens falarem.

No caso da música, busque a letra das canções que você gosta em francês e cante junto. Pesquise também o significado das palavras que não conhece. 

Assim, você estará treinando sua audição, pronúncia, leitura e ainda ampliará seu vocabulário: um exercício completo - se divertindo.  

3. Priorize o que você quer aprender

Comece pelo básico e não sinta que você tem que aprender tudo de uma vez. Falar um idioma diferente sempre é uma missão que exige paciência e insistência. Por isso, aprenda primeiro o que você realmente precisa. Se vai viajar, cumprimentos, localizações e palavras básicas são sempre uma boa pedida.

Se você já cursa o francês e fará uma prova, foque no conteúdo que será cobrado. Vá com calma e não se pressione querendo “engolir” um dicionário para aprender .

Crie uma rotina e hábitos em relação aos seus estudos de francês. Muita gente aprende escrevendo repetidamente as conjugações dos verbos no idioma, por exemplo. 

Colocá-lo regularmente na sua vida é o primeiro passo para se familiarizar ainda mais com ele. Comece estudando 3 horas por semana. Se sentir que pode aumentar a frequência, siga em frente!

4. Esteja conectado

Busque pessoas que têm o mesmo objetivo que você: aprender a ouvir, escrever e falar em francês. Procure grupos nas redes sociais, por exemplo. Neles, conteúdos em francês são postados constantemente e você ainda pode interagir.

Siga também páginas com conteúdo no idioma. Por que não buscar um digital influencer francês cujo conteúdo possa lhe interessar? Além de se informar sobre algo que você gosta, você estará assimilando novas informações na língua, enquanto rola seu feed.

Se você tiver algum amigo que fale francês, proponha conversar com ele no idioma: Salut, ça va?

aprender francês
Você se arrisca para falar francês?

5. Use plataformas de apoio em francês

Busque aplicativos e canais no Youtube que complementam seus estudos do francês. Nesse contexto, o Duolinguo é sempre uma boa - e gratuita- opção quando o assunto é ensino de idiomas por meio do celular, por exemplo. O Busuu, pago, também tem um sistema legal de aprendizagem para turbinar seu francês.

“Quero falar francês” e “Mademoiselle Oliveira” são  ótimos canais no YouTube que você pode usar para aprender o francês. Eles tratam do idioma de uma forma descomplicada e são feitos por brasileiros, o que facilita o esclarecimento de dúvidas já que o conteúdo é feito em português. O “Quero falar francês” também oferece aulas ao vivo no YT, e você pode interagir com a professora.

Outro canal que é legal é o "Learn French with Vincent". Nele, por sua vez, o professor é francês. Isso permite que você veja com um francês fala o idioma,  mas a “interface” dos vídeos é em inglês.

6. Não tenha medo de arriscar

Dois medos que você não precisa ter: de errar e de associar o francês ao português. Vamos começar explicando pelo segundo ponto. 

Português e francês têm muitas palavras parecidas. Isso se dá ao fato de que os dois idiomas são originários do latim. Então, tudo bem associar uma nova palavra a um vocabulário que você já conhece. Isso pode ajudar bastante.

Apenas, tome cuidado com os falsos cognatos (aquelas palavras que parecem ser uma coisa, mas são outras). Um exemplo é a palavra francesa “costume”, quem nos faz crer que é “costume”, em português, mas na verdade significa “terno”.

Voltamos ao erro um: não tenha medo de errar. Se nós erramos até falando português, quem dirá falando francês ou qualquer outro idioma que estamos começando a ter contato. Por isso, se arrisque e tente pronunciar todas as palavras - mesmo que elas não soem perfeitamente. Não se importe quando corrigirem seus erros. Essa é uma grande ajuda e assim podemos aprender muito mais.

7. Faça aulas de francês com profissionais

Aprender um idioma não é uma missão fácil. E batalhas difíceis não são feitas para serem lutadas sozinhas. 

Por isso, procure ajuda de quem entende de francês e poderá te auxiliar nesse processo. Considerando que a pronúncia do francês é um tanto específica e diferente do português, buscar um professor é uma escolha inteligente para que você aprenda com maior facilidade e eficácia. 

Existem muitas opções de escolas com cursos de francês que têm duração variada. Vale a pena pesquisar o que se encaixa melhor no seu momento. 

É possível conseguir bolsa de estudo para um curso de francês?

Se você quer começar a estudar francês, mas está a procura de cursos cujas aulas sejam boas, porém, não pesem em seu bolsa, deixamos a sugestão de dar uma olhada no site do Quero Bolsa. A plataforma digital traz diversas oportunidades para estudar não apenas francês com desconto, mas também inglês, espanhol e alemão. 

Veja abaixo as bolsas para francês disponíveis:

Bolsas para curso de francês



banner image banner image

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54