
Qual a diferença entre curso técnico tradicional e técnico por competência?
Natália Plascak | 12/12/25Entenda a diferença entre técnico tradicional e por competência e saiba qual caminho escolher.
Em resumo:
Do salão de beleza à barbearia, da maquiagem profissional ao skincare e à estética, o setor de beleza reúne serviços e produtos e conteúdos que ampliam as possibilidades de atuação.
A seguir, você pode entender como entrar, quais cursos valem a pena, onde estão as oportunidades e como montar um negócio.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
A área da beleza abrange serviços voltados para cabelo, pele, unhas, maquiagem, barbearia e estética, além do comércio de cosméticos e da educação profissional.
Os campos de atuação vão do atendimento em salões e clínicas à consultoria, vendas, produção de conteúdo e gestão de marcas.

O setor de beleza oferece diversas possibilidades de trabalho, com espaço para perfis técnicos, criativos e de negócios.
Conheça 7 nichos para atuar na área da beleza:
Nesse segmento, é possível atuar como cabeleireiro(a), colorista, hair stylist, terapia capilar, especialistas em cabelos crespos e cacheados.
A aréa permite o trabalho como manicure/pedicure, nail designer, alongamento em gel/fibra, spa das mãos e pés.
O setor de maquiagem inclui funções como makeup artist social/editorial, noivas, audiovisual, dermopigmentação.
Entre as principais funções desse nicho, estão o de esteticista técnico/superior, limpeza de pele, peelings cosméticos, tratamentos corporais e faciais.
O profissional desse segmento pode fazer cortes, barba e skincare masculino, além de grooming premium.
Nesse nicho, é possível atuar com consultoria de imagem, como social media de beleza, creator e vendedor(a) técnico(a) de cosméticos.
Essa área permite a atuação como gerente de salão, representante técnico e educador(a) em cursos livres.
Antes de mais nada, é importante definir um nicho para atuação. Feito isso, o próximo passo é buscar uma formação direcionada para a área escolhida, com objetivo de adquirir os conhecimentos técnicos e práticos necessários para exercer a profissão.
Existem diferentes formatos disponíveis de cursos na área da beleza, com durações e níveis variados.
Veja algumas opções disponíveis:
A resposta para pergunta é: depende. A opção ideal varia para cada pessoa, pois depende de objetivos pessoais, seja a contratação em uma empresa ou abrir um negócio próprio.
Para quem deseja começar do zero, cursos livres intensivos podem funcionar bem. Já para aqueles que pretendem atuar com procedimentos estéticos e ampliar credibilidade, um curso técnico em Estética ou uma graduação são boas alternativas.
Entre os nichos mais procurados na área da beleza, destacam-se os serviços relacionados ao cabelo, unhas, maquiagem, estética, cuidados masculinos (como corte, barba e skincare) e venda produtos integrados aos atendimentos.
No geral, a remuneração de profissionais do setor da beleza varia de acordo com a cidade, o nível deexperiência, o nicho escolhido e o modelo de contratação.
De acordo com dados do Ministério do Trabalho, a média fica em torno de R$ 2.286,34. No entanto, profissionais autônomos podem receber salários acima da média, a depender do volume de clientes.
É importante destacar que a renda depende de fatores modelo de trabalho (CLT ou MEI), precificação, agenda e nicho.
Se você tem interesse em ingressar nesse nicho, é fundamental estar inteirado sobre os formatos de trabalho mais comuns do mercado.
Assim, é possível comparar os prós e contras de cada um para então decidir qual opção faz mais sentido para a usa realidade.
Confira alguns dos formatos de trabalho no setor de beleza:
As franquias oferecem a marca, o método e o suporte, mas exigem capital e alinhamento ao guia da empresa.
Por isso, antes de tomar uma decisão é recomendado avaliar histórico, lucratividade por unidade, ponto, taxa de franquia/royalties, suporte de marketing e cláusulas de saída.
Há uma série de itens a serem levados em consideração antes de montar um salão de beleza ou barbearia.
Entre as principais etapas, estão a escolha do escopo do espaço, pesquisa por demanda, precificação e fluxo de caixa, cumprimento de normas, documentação e equipamentos.
Os equipamentos utilizados no setor de beleza devem seguir a regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Veja alguns exemplos:
Além disso, os Equipamentos de Proteção Individual como autoclave/esterilização, coletores perfurocortantes e protocolos de limpeza também são essenciais.
Os consumidores têm buscado cada vez mais serviços mais avançados tecnologicamente, oferecidos em um tempo otimizado e com uma experiência diferenciada.
Os nichos de skincare e dermocosméticos está aquecido, assim como os cuidados para cabelos crespos/cacheados, serviços express, barbearias premium, protocolos para pele sensível, beleza limpa e sustentável. Também estão em alta os modelos de assinatura e social commerce.
A margem de lucro depende do custo de insumos, tempo de execução e precificação.
Em geral, procedimentos como coloração/mechas, alongamentos de unhas, maquiagem para noivas/produção e protocolos faciais personalizados costumam ter preços mais elevados.
O cabeleireiro é o profissional responsável por serviços como corte, coloração, tratamentos capilares e grooming. Já o esteticista faz procedimentos faciais e corporais.
Preciso de diploma para trabalhar?
Para funções como corte, maquiagem e unhas, os cursos livres são uma boa porta de entrada. Já no caso dos procedimentos estéticos, é mais indicado buscar uma formação técnica ou superior devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação.
Quais ocupações de beleza podem ser MEI?
Manicure/pedicure e maquiador(a) podem ser MEI, desde que o faturamento anual seja inferior a R$ 81 mil por ano.
O que é salão-parceiro?
É o contrato de parceria entre salão e profissional-parceiro previsto em lei. Deve ser formal, por escrito, com divisão clara de responsabilidades e cumprimento de requisitos legais e sanitários.
Quais são os cuidados sanitários mínimos?
Regularização municipal, higienização rigorosa, esterilização (preferencialmente autoclave), EPI adequado e descarte correto de perfurocortantes. Também é importante ter Procedimento Operacional Padrão escrito e equipe treinada.
Como validar um curso superior?
Verifique se a instituição e o curso estão de acordo com as determinações do Ministério da Educação. Além disso, analise laboratórios, carga prática, estágio e a inserção de egressos no mercado antes de decidir.
Onde acompanhar salários e vagas formais?
Consulte o painel do Novo Caged, do Ministério do Trabalho e portais de vagas. Use pisos regionais e acordos coletivos como referência local para negociação.
Quer se qualificar para entrar mais rápido no mercado? Saiba que isso é possível de ser feito com mensalidades ainda mais em conta.
A Quero Bolsa pode ajudar você a conseguir bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.
Confira as bolsas de estudo disponíveis para o curso técnico que deseja abaixo:
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e verifique as ofertas disponíveis: