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Bullet journal: veja como funciona o método de organização

O método bullet journal virou febre nas redes sociais e pode ser feito em casa. Veja como fazer o seu!

O termo bullet journal, também conhecido como BuJo, recentemente virou febre em redes sociais como Pinterest, Tumblr e Instagram. Mas, afinal, o que quer dizer essa expressão?

O termo bullet, em inglês, refere-se aos símbolos colocados em listas, como o travessão. Já a palavra journal quer dizer diário, em tradução livre. Ele foi criado pelo designer Ryder Carroll, em 2015, com o objetivo de organizar e planejar de forma prática todos os afazeres.

Todos mesmo! Nele, você pode colocar tarefas, lembretes, planos de viagem, compromissos, listas de filmes e, inclusive, utilizar como uma ferramenta de estudos. Dessa forma, você pode ter todas as informações que precisa em um só lugar.

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Em dezembro de 2018, o criador do método publicou o livro O método bullet journal, no qual ele compartilha o processo de criação e sua experiência com o BuJo. Atualmente, ele pode ser comprado em papelarias físicas ou em lojas online, mas também pode ser confeccionado e sair bem mais em conta. 

Ficou interessado? Veja a seguir como montar o seu bullet journal:

1. Materiais 

Os dois únicos materiais necessários são um caderno e uma caneta. Sinta-se livre para utilizar outros objetos, mas a intenção é ser o mais simples possível.

2. Índice

O índice é a primeira página do bullet. É ideal para colocar os nomes e números das páginas de cada seção, o que facilita o processo de encontrá-las mais tarde.

3. Legendas

Colocar informações diferentes em um mesmo lugar é prático mas pode causar confusão, caso seja feito de forma desorganizada.

Pensando nisso, Ryan fez uma lista de sugestões de símbolos e seus significados. Porém, fica a seu critério utilizar ou não esses e outros símbolos. Confira:

  •  significa tarefa a fazer;

  • o significa evento ou compromisso;

  • x significa tarefa completada;

  • > significa que a tarefa será adiada;

  • < significa um compromisso agendado para uma data específica;

  •  significa tarefa cancelada;

  • significa uma nota qualquer;

  • * significa prioridade;

  • ! significa pesquisa.



    4. Log do futuro

Log é o nome utilizado pelo designer para cada seção do bullet journal. A primeira é a log do futuro, na qual são colocados afazeres dos próximos seis meses. Para fazer, basta separar páginas duplas e traçar três linhas na horizontal, com três meses em cada página.

5. Log mensal

Depois da log futuro vem a seção log mensal, onde é possível colocar todos os dias do mês em formato de lista. Também serve para colocar eventos e afazeres de todo o mês, de forma breve. Para escrever os detalhes de cada tarefa, recomenda-se utilizar a página seguinte.


6. Log diário

Lembra das legendas citadas no início da lista? Elas serão muito úteis nessa fase. A quantidade de páginas é livre e o formato também, portanto, é possível separar uma página por dia, ou preencher de forma contínua com o passar dos dias. Ao concluir, adiar, ou agendar uma tarefa não se esqueça de colocar os símbolos.

7. Outras seções

Caso queira separar páginas para conteúdos específicos como listas de filmes, livros e planos para viagem, o espaço de outras seções é dedicado para isso, desde que cada tópico esteja no índice.

E aí? Gostou do método bullet journal ou já utilizou? Conte para nós aqui embaixo! 😉

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