
Como se tornar um especialista em Growth Marketing?
João Marcondes | 30/05/25Profissionais de Growth Marketing trabalham de forma integrada com áreas como marketing digital, tecnologia, produto, vendas e dados.
A medida promove adaptações para a utilização de tecnologias educacionais na pós-graduação, ao mesmo tempo em que mantém a valorização das atividades presenciais.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou nesta terça-feira (3) a Instrução Normativa GAB nº 2/2024, que estabelece diretrizes para a implementação de processos híbridos de ensino e aprendizagem nos programas de pós-graduação stricto sensu ofertados presencialmente.
A medida promove adaptações para a utilização de tecnologias educacionais na pós-graduação, ao mesmo tempo em que mantém a valorização das atividades presenciais.
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De acordo com o texto, os processos híbridos para a pós-graduação stricto sensu combinam atividades presenciais e remotas, mediadas por metodologias participativas, inovadoras e tecnologias educacionais. Não se trata de uma modalidade de ensino distinta, mas de estratégias que integram ambientes presenciais e digitais, com o objetivo de potencializar as práticas acadêmicas.
No entanto, a norma reforça limites importantes. É proibido contabilizar atividades remotas assíncronas (sem a necessidade de interação em tempo real) como carga horária didática ou oferecer disciplinas e percursos formativos totalmente a distância.
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A Capes definiu um conjunto de premissas para nortear a adoção de processos híbridos, como:
Esses processos híbridos podem incluir aulas síncronas (possui necessidade de interação em tempo real) em ambientes virtuais, debates online, produção colaborativa de artigos científicos, e até mesmo bancas de qualificação e defesa de dissertação com avaliadores remotos.
Apesar da flexibilização, a norma destaca que práticas laboratoriais, trabalhos de campo e vivências acadêmicas devem ser realizadas preferencialmente de forma presencial, preservando a essência da formação prática e do contato direto.
As instituições de ensino e pesquisa são encarregadas de assegurar a infraestrutura necessária para a implementação das diretrizes, garantindo acessibilidade e qualidade das atividades.
Além disso, a adesão aos processos híbridos será avaliada durante os processos de entrada e permanência dos programas de pós-graduação.
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