
15 de outubro é feriado? Entenda o que diz a lei sobre o Dia dos Professores
João Marcondes | 14/10/2515 de outubro é feriado? Entenda o que diz a lei sobre o Dia dos Professores, quem tem direito à folga e quais são os próximos feriados de 2025.
De acordo com o Censo da Educação Superior 2024, 33% dos concluintes do ensino médio em 2023 ingressaram na educação superior em 2024.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na segunda-feira (22) os resultados do Censo da Educação Superior 2024.
Em resumo:
Veja mais informações na matéria abaixo.
Imagem: Freepik
O levantamento aponta que o Brasil alcançou a marca de 10 milhões de estudantes no ensino superior e que, pela primeira vez, mais da metade das matrículas de graduação está na modalidade a distância, com participação de 50,7%. Entre 2023 e 2024, o número de estudantes no EaD cresceu 5,6%.
O censo mostra ainda que o país conta com 317 instituições públicas e 2.244 privadas. Entre as públicas, 43,8% são estaduais, 38,5% federais e 17,7% municipais.
De acordo com os dados, 33% dos concluintes do ensino médio em 2023 ingressaram na educação superior em 2024, evidenciando a taxa de transição entre os dois níveis de ensino.
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Os cursos de bacharelado mantêm a maior participação na educação superior brasileira, representando quase dois terços das matrículas de graduação.
Em 2024, esse grau acadêmico registrou crescimento de 3,3% em relação a 2023.
No recorte por grau de formação, os cursos tecnológicos respondem por 20,2% das matrículas, enquanto as licenciaturas representam 16,9%.
+ Censo da Educação Superior 2024: Pedagogia lidera entre ingressantes e concluintes
Entre 2014 e 2024, os cursos tecnológicos tiveram aumento de 99,5% no número de matrículas. No mesmo período, o bacharelado cresceu 20,4% e as licenciaturas, 17,2%.
As licenciaturas registraram, em 2024, 32,3% das matrículas em instituições públicas e 67,7% em privadas.
A distribuição por sexo mostra predominância feminina: 74,8% contra 25,2% do público masculino.
Na modalidade de ensino, 68,5% das matrículas em licenciaturas foram realizadas a distância e 31,5% no formato presencial.
Os cursos tecnológicos concentram 82,6% das matrículas no formato a distância. Em 2014, a situação era inversa, com predominância do presencial.
O crescimento no EaD tecnológico entre 2014 e 2024 foi de 341,3%, enquanto os cursos presenciais do mesmo grau tiveram queda de 44,7%.
Apesar disso, em 2024 houve pequena recuperação no formato presencial, com alta de 0,2% frente a 2023.
O número de matrículas em cursos presenciais caiu 0,5% entre 2023 e 2024. Já no ensino a distância, houve crescimento de 5,6%, menor que a variação registrada entre 2022 e 2023 (13,4%).
No período de 2014 a 2024, o EaD acumulou aumento de 286,7% nas matrículas de graduação, enquanto o formato presencial registrou queda de 22,3%.
Na rede privada está a maior concentração do ensino a distância: 95,9% das matrículas.
+ Veja mais detalhes nos documentos divulgados pelo Censo da Educação Superior 2024.
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