O ciclone extratropical deve provocar ventos fortes, chuvas intensas e possíveis alagamentos em diversas regiões do país, justamente no fim de semana do primeiro dia do Enem 2025.
Caso o participante seja impedido de comparecer à prova por problemas climáticos ou de infraestrutura, poderá solicitar a reaplicação entre 17 e 21 de novembro.
Até o momento, o Inep não confirmou alterações no cronograma do exame, mas é válido acompanhar os canais oficiais e as atualizações.
Saiba mais abaixo!
A partir desta sexta (7) e também nos próximos dias, está previsto um ciclone extratropical em boa parte do Centro-Sul do país. Com o fenômeno, são esperadas chuvas fortes, alagamentos e ainda, quedas de energia em várias regiões.
É neste contexto também que acontece o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, que será aplicado neste domingo (9). Assim, a dúvida de muitos estudantes é se o ciclone e suas consequências podem afetar a prova de alguma forma. Afinal, a prova vai acontece mesmo com o
Entenda, a seguir, o que pode acontecer com o Enem 2025 e como pedir a reaplicação do exame, caso necessário.
Assim como outros eventos climáticos extremos, um ciclone pode sim afetar a aplicação e realização de provas, especialmente grandes vestibulares que mobilizam milhões de pessoas em todo o país, como o Enem.
Isso porque um ciclone extratropical ocasiona temporais e ventos muito fortes, o que pode causar diversas adversidades nas cidades, como alagamentos, queda de árvores, queda de energia e ainda congestionamento do trânsito devido a regiões e ruas afetadas.
No entanto, fique tranquilo! O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, costuma adotar ações específicas para garantir o direito dos participantes em situações de calamidade pública ou desastres naturais.
Segundo o edital do Enem, caso você não consiga comparecer à prova por problemas logísticos (o que inclui desastres naturais e falta de luz, por exemplo), é possível pedir a reaplicação sem custo algum entre os dias 17 e 21 de novembro, veja:
A equipe da Revista Quero também entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do Inep para saber como eles estão se preparando, caso algo aconteça, e a resposta foi a seguinte:
“O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que mantém monitoramento contínuo junto ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e às estruturas estaduais de Defesa Civil, com vistas ao acompanhamento preventivo de eventuais ocorrências climáticas que possam impactar a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O Inep reforça que está preparado para atuar diante de eventualidades, assegurando condições adequadas para a realização do exame em todo o país.”
Já os participantes de Belém, Ananindeua e Marituba, que irão realizar as provas do Enem em outra data, caso forem afetados por algum problema logístico ou de saúde poderão solicitar a reaplicação do dia 8 de dezembro até às 12h do dia 12 de dezembro de 2025 (horário de Brasília-DF).
Para solicitar a reaplicação, basta acessar a Página do Participante nas datas estabelecidas e iniciar o pedido. Será necessário anexar documentos que comprovem o motivo da solicitação:
Sendo o Inep, as solicitações serão analisadas individualmente pelo órgão e a aprovação ou a reprovação da solicitação de reaplicação deverá ser consultada também na Página do Participente, no endereço enem.inep.gov.br/participante.
Um ciclone é um sistema de baixa pressão atmosférica caracterizado por ventos que giram em torno de um centro. Ele se forma quando o ar quente e úmido sobe e o ar mais frio desce, criando um movimento circular que pode gerar nuvens carregadas e chuvas intensas.
Existem diferentes tipos de ciclones, como os tropicais, que se desenvolvem sobre águas quentes e são comuns em regiões próximas ao equador, e os extratropicais, que surgem em áreas de contraste entre massas de ar quente e frio, como no sul do Brasil.
Esses últimos costumam vir acompanhados de ventos fortes, queda de temperatura e tempestades, sendo responsáveis por mudanças bruscas no tempo.
A prova do Enem 2025 pode ser cancelada por causa do ciclone?
Fortes chuvas, inundações ou ventos intensos causados por um ciclone podem dificultar o acesso dos estudantes aos locais de prova, ou até mesmo danificar esses locais.
Nesses casos, o Inep e as autoridades locais trabalham para encontrar soluções, como reforço no transporte público ou remanejamento de locais de prova, se necessário, mas dificilmente o exame é cancelado de forma nacional.
Até o momento, oInep não informou se a aplicação do primeiro dia de prova do Enem 2025 será afetado devido ao ciclone neste final de semana.
No entanto, vale ficar atento aos canais oficiais do Inep e do Ministério da Educação (MEC) e também à Revista Queropara se manter informado. Caso haja alguma nova orientação, esta matéria será atualizada.
Previsão do tempo para cada estado devido ao ciclone:
A formação de um novo ciclone extratropical deve alterar significativamente o clima em várias regiões do país a partir desta sexta-feira (7). Confira a previsão do tempo para cada estado, segundo o Climatempo e a Defesa Civil:
Região Sul
Rio Grande do Sul: Ventos entre 60 e 100 km/h, com risco de tornados no Noroeste e Norte do estado. Chuvas fortes e risco de alagamentos, quedas de energia e transtornos nas estradas.
Santa Catarina: Ventos fortes e temporais no litoral e sul do estado; ciclone deve se deslocar para o litoral catarinense na madrugada de sábado (8).
Paraná: Risco de ventos intensos e temporais no sudoeste e oeste. Possibilidade de alagamentos e queda de energia.
Região Sudeste
São Paulo: Alerta de tempestade severa com ventos de até 115 km/h no Litoral Norte. Chuvas fortes e risco de granizo, destelhamentos e quedas de árvores. Temperaturas variando entre 14°C e 30°C nesta sexta (7).
Minas Gerais: Chuvas fortes no norte e pancadas isoladas nas demais áreas; risco de temporais localizados.
Rio de Janeiro: Chuva fraca e isolada no litoral; tempo mais estável nas demais regiões.
Espírito Santo: Tempo estável, com possibilidade de chuva fraca e isolada no litoral.
Região Centro-Oeste
Mato Grosso do Sul: Chuvas intensas com acumulados elevados no sul do estado; risco de temporais.
Mato Grosso: Chuvas moderadas a fortes no centro-leste; tempo firme e abafado no oeste.
Goiás: Pancadas de chuva de moderadas a fortes no norte; risco de temporais.
Distrito Federal: Tempo instável, com possibilidade de pancadas de chuva no fim do dia.
Bahia: Chuva moderada a forte no sudoeste e sul, com risco de temporais isolados.
Piauí: Chuvas ao longo do dia na metade sul; tempo seco no norte.
Maranhão: Pancadas de chuva no oeste; tempo seco nas demais áreas.
Região Norte
Pará: Possibilidade de temporais no centro-sul e oeste.
Amazonas: Pancadas isoladas, especialmente no leste; tempo abafado.
Roraima: Chuvas moderadas a fortes em algumas áreas.
Tocantins: Pancadas isoladas e risco de temporais localizados.
Acre e Rondônia: Chuvas menos intensas e tempo abafado.
Acesse o gabarito extraoficial do Enem 2025
A Quero Bolsa, em parceria com o Curso Anglo, irá disponibilizar o gabarito extraoficial do Enem 2025 ao fim da prova, tanto no primeiro quanto no segundo dia.
Para conferir o gabarito e saber quantas questões acertou, basta acessar abaixo:
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.