
Como citar o filme Manas na redação do Enem
João Marcondes | 15/09/25Manas se conecta a debates sociais atuais, sendo uma referência cultural que pode ser utilizada em redações do Enem.
Manas se conecta a debates sociais atuais, sendo uma referência cultural que pode ser utilizada em redações do Enem.
O filme Manas, dirigido por Marianna Brennand, estreou em 15 de maio de 2025 e já recebeu atenção da crítica nacional.
Manas já conquistou 20 prêmios, incluindo o GDA Director’s Award em Veneza. (Imagem: Reprodução/Manas)
Estrelado por Jamilli Correa (Marcielle), Dira Paes (Aretha), Fátima Macedo (Danielle) e Rômulo Braga (Marcílio), o longa está entre os finalistas da Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na disputa de Melhor Filme Internacional do Oscar 2026.
O resultado será divulgado na segunda-feira, 15 de setembro, às 12h.
Ambientado na Ilha do Marajó, no Pará, Manas acompanha Marcielle, uma garota de 13 anos que decide enfrentar as dificuldades e os limites impostos pela realidade de sua família e comunidade.
O filme retrata o cotidiano de crianças e adolescentes em contextos de vulnerabilidade, abordando temas como exploração sexual infantil, violência familiar e desigualdade social.
A obra se conecta a debates sociais atuais e oferece material para discussões críticas, sendo uma referência cultural que pode ser utilizada em redações do Enem.
Veja também:
++ 6 ótimos documentários sobre o meio ambiente para estudar e aprender sobre o tema
+++ Como Odisseia pode cair no Enem?
++++ Oscar: confira os filmes brasileiros que foram indicados para representar o país
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Citar filmes em redações do Enem é uma estratégia válida quando há relação direta com o tema proposto.
Manas pode ser utilizado para fundamentar argumentos sobre questões sociais e culturais, como violência infantil, desigualdade, exploração e desafios enfrentados por crianças e adolescentes em comunidades periféricas.
A obra permite discutir o impacto das condições sociais na formação de jovens, a importância de políticas públicas de proteção infantil e a resistência frente a contextos adversos.
Ao relacionar cenas ou temas do filme com o argumento central da redação, o estudante demonstra capacidade de análise crítica e conhecimento cultural, habilidades valorizadas na correção do Enem.
Por exemplo, ao tratar de vulnerabilidade social, é possível escrever:
Em Manas, de Marianna Brennand (2025), a experiência de Marcielle evidencia como a violência e a desigualdade impactam a vida de crianças e adolescentes, reforçando a necessidade de políticas de proteção e inclusão social.
+ O Morro dos Ventos Uivantes: como a obra pode cair no Enem?
O filme Manas (2025) aborda questões sociais e culturais que poderiam ser relacionadas a diversos temas já propostos pelo Enem.
A história sobre Marcielle e o contexto de violência e vulnerabilidade em que vive possibilita conexões com tópicos como:
Citar o filme em redações permite relacionar o contexto cultural brasileiro com questões sociais, demonstrando análise crítica e conhecimento contextual, aspectos valorizados na correção do Enem.
+ Enem 2025: qual o tempo ideal para fazer uma redação? Confira
A redação do Enem é avaliada com base em cinco competências, cada uma pontuada de 0 a 200 pontos, totalizando até 1000 pontos.
Essas competências foram estabelecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e são descritas na Matriz de Referência da Redação do Enem.
Avalia o uso adequado da ortografia, acentuação, pontuação, concordância verbal e nominal, regência, entre outros aspectos da gramática normativa. Erros graves ou frequentes podem comprometer significativamente a pontuação nesta competência.
Examina se o candidato compreende o tema e a proposta da redação, aplicando conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Analisa a capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. A clareza e a coerência na apresentação das ideias são essenciais para uma boa pontuação.
Avalia o uso adequado dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, como coesão e coerência textuais, uso de conectivos e estruturação lógica dos parágrafos.
Examina a capacidade de elaborar uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. A proposta deve ser viável, detalhada e apresentar ação, agente, meio, efeito e detalhamento, conforme os critérios estabelecidos pelo Inep.
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.
Observação: A classificação etária do filme é de 16 anos