Temas de redação do Enem que poderiam ser relacionados com Manas
O filme Manas (2025) aborda questões sociais e culturais que poderiam ser relacionadas a diversos temas já propostos pelo Enem.
A história sobre Marcielle e o contexto de violência e vulnerabilidade em que vive possibilita conexões com tópicos como:
- 2015 – A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira: Manas retrata a violência familiar e comunitária enfrentada por mulheres e meninas, evidenciando padrões de opressão e a importância da resistência.
- 2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil: Filmes nacionais como Manas exemplificam a relevância da produção cinematográfica brasileira para dar visibilidade a histórias e realidades de regiões menos representadas, como a Ilha do Marajó.
- 2020 – O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil: O longa mostra desigualdades sociais, econômicas e culturais na região amazônica, estimulando discussões sobre políticas públicas e inclusão regional.
- 2021 – Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil: Ao retratar crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade, Manas evidencia a importância de reconhecer direitos e garantir cidadania a todos, conectando-se a debates sobre visibilidade e proteção social.
Citar o filme em redações permite relacionar o contexto cultural brasileiro com questões sociais, demonstrando análise crítica e conhecimento contextual, aspectos valorizados na correção do Enem.
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Entenda as cinco competências cobradas na redação do Enem
A redação do Enem é avaliada com base em cinco competências, cada uma pontuada de 0 a 200 pontos, totalizando até 1000 pontos.
Essas competências foram estabelecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e são descritas na Matriz de Referência da Redação do Enem.
Competência 1: Domínio da norma padrão da língua portuguesa
Avalia o uso adequado da ortografia, acentuação, pontuação, concordância verbal e nominal, regência, entre outros aspectos da gramática normativa. Erros graves ou frequentes podem comprometer significativamente a pontuação nesta competência.
Competência 2: Compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos
Examina se o candidato compreende o tema e a proposta da redação, aplicando conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3: Seleção, organização e interpretação de informações
Analisa a capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. A clareza e a coerência na apresentação das ideias são essenciais para uma boa pontuação.
Competência 4: Demonstração de conhecimento dos mecanismos linguísticos
Avalia o uso adequado dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, como coesão e coerência textuais, uso de conectivos e estruturação lógica dos parágrafos.
Competência 5: Elaboração de proposta de intervenção
Examina a capacidade de elaborar uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. A proposta deve ser viável, detalhada e apresentar ação, agente, meio, efeito e detalhamento, conforme os critérios estabelecidos pelo Inep.