Cinema como tema de redação no Enem
Em 2019, o tema da redação do Enem foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.
A proposta convidava os estudantes a refletirem sobre a importância de tornar a cultura cinematográfica acessível a todos os públicos, considerando fatores sociais, econômicos e geográficos.
O tema permitia discutir políticas públicas, incentivo a salas de cinema em regiões periféricas, produção nacional e o papel da educação na ampliação do acesso à arte.
Citar filmes, festivais ou iniciativas de cinema pode ser uma estratégia válida para fundamentar argumentos, desde que a menção esteja diretamente relacionada à análise crítica do tema.
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Entenda as cinco competências cobradas na redação do Enem
A redação do Enem é avaliada com base em cinco competências, cada uma pontuada de 0 a 200 pontos, totalizando até 1000 pontos.
Essas competências foram estabelecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e são descritas na Matriz de Referência da Redação do Enem.
Competência 1: Domínio da norma padrão da língua portuguesa
Avalia o uso adequado da ortografia, acentuação, pontuação, concordância verbal e nominal, regência, entre outros aspectos da gramática normativa. Erros graves ou frequentes podem comprometer significativamente a pontuação nesta competência.
Competência 2: Compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos
Examina se o candidato compreende o tema e a proposta da redação, aplicando conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3: Seleção, organização e interpretação de informações
Analisa a capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. A clareza e a coerência na apresentação das ideias são essenciais para uma boa pontuação.
Competência 4: Demonstração de conhecimento dos mecanismos linguísticos
Avalia o uso adequado dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, como coesão e coerência textuais, uso de conectivos e estruturação lógica dos parágrafos.
Competência 5: Elaboração de proposta de intervenção
Examina a capacidade de elaborar uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. A proposta deve ser viável, detalhada e apresentar ação, agente, meio, efeito e detalhamento, conforme os critérios estabelecidos pelo Inep.