A confirmação da estreia do filme Odisseia, dirigido por Christopher Nolan, para julho de 2026 reacende o interesse por uma das obras mais importantes da literatura ocidental.
Odisseia é um poema épico da Grécia Antiga atribuído ao poeta Homero. Acredita-se que tenha sido composto entre os séculos VIII e VII a.C., inicialmente transmitido por tradição oral.
A obra narra o retorno de Odisseu (Ulisses, em latim) para casa após a Guerra de Troia, conflito descrito em outro poema atribuído a Homero: Ilíada.
First poster for Christopher Nolan’s The Odyssey 👀
Ao longo de 24 cantos, Odisseia mostra os obstáculos enfrentados pelo herói para voltar à sua terra natal, Ítaca, onde sua esposa Penélope e seu filho Telêmaco o aguardam.
Durante os dez anos de viagem, Odisseu encontra seres fantásticos, como o ciclope Polifemo, as sereias e a feiticeira Circe.
O texto também apresenta elementos da cultura, religião e política da Grécia Antiga, como o papel dos deuses, a valorização da astúcia e da honra, além da importância do retorno ao lar.
As principais bolsas de estudo para você com o Playground!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Nenhum resultado encontrado
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Como Odisseia pode cair no Enem?
A obra pode aparecer de forma direta ou indireta, tanto na prova de Linguagens quanto em outras áreas do conhecimento.
Veja algumas possibilidades:
Literatura e Interpretação de Texto (Linguagens): o Enem pode apresentar trechos da obra ou de adaptações para avaliar a compreensão de narrativas épicas, mitologia, intertextualidade e reescrituras modernas.
História e Filosofia (Ciências Humanas): pode ser usada para explorar aspectos da cultura grega, como a religiosidade politeísta, a organização social, a tradição oral e o papel do herói.
Artes e Cinema (Linguagens): o filme pode servir como ponto de partida para questões sobre releituras de clássicos, linguagem cinematográfica e apropriações culturais de mitos antigos.
Redação: temas sobre heróis, jornadas individuais, persistência ou mesmo o papel das narrativas mitológicas na formação cultural podem ser cobrados na proposta de texto dissertativo-argumentativo.
Veja exemplo do Enem 2014 – 2ª aplicação
Imagem: MEC/Divulgação
A mitologia comparada surge no século XVIII. Essa tendência influenciou o escritor cearense José de Alencar, que, inspirado pelo estilo da epopeia homérica na Ilíada, propõe em Iracema uma espécie de mito fundador do povo brasileiro.
Assim como a Ilíada vincula a constituição do povo helênico à Guerra de Troia, deflagrada pelo romance proibido de Helena e Páris, Iracema vincula a formação do povo brasileiro aos conflitos entre índios e colonizadores, atravessados pelo amor proibido entre uma índia — Iracema — e o colonizador português Martim Soares Moreno.
DETIENNE, M. A invenção da mitologia. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998 (adaptado).
A comparação estabelecida entre a Ilíada e Iracema demonstra que essas obras
a) combinam folclore e cultura erudita em seus estilos estéticos.
b) articulam resistência e opressão em seus gêneros literários.
c) associam história e mito em suas construções identitárias.
d) refletem pacifismo e belicismo em suas escolhas ideológicas.
e) traduzem revolta e conformismo em seus padrões alegóricos.
Resposta correta: Opção C
Outros momentos históricos que viraram filmes
O Enem costuma relacionar arte, cultura e história com produções audiovisuais. Veja exemplos de fatos históricos já adaptados para o cinema e que também podem ser usados como apoio em questões:
Guerra Fria: filmes como Ponte dos Espiões e Dr. Fantástico discutem a tensão entre EUA e URSS.
Nazismo e Holocausto: obras como A Lista de Schindler e O Pianista abordam a perseguição aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
Revolução Francesa: filmes como Maria Antonieta trazem perspectivas sobre o processo revolucionário do século XVIII.
Escravidão e racismo:12 Anos de Escravidão e Harriet trazem à tona discussões sobre a diáspora africana e os direitos civis.
Ditadura militar no Brasil: filmes como Ainda Estou Aqui, Zuzu Angel e Batismo de Sangue abordam a repressão e a resistência ao regime autoritário.
Plano de Estudo grátis
Se você está em busca de uma preparação eficiente e acessível para o Enem 2025, o Plano de Estudo Enem de Boa da Quero Bolsa é a escolha ideal!
Com acesso a resumos, videoaulas e exercícios, você pode se organizar com facilidade, estabelecendo metas diárias de estudo e acompanhando seu desempenho ao longo do caminho.
O Preparadão Enem chegou para quem busca uma preparação intensiva e de qualidade, com foco total nas provas do exame. Trata-se de uma comunidade para te ajudar a passar pela prova com confiança.
Faça a faculdade que sempre sonhou com bolsa de estudos
A Quero Bolsa é uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.
Diferente de outros programas, não precisa cumprir critérios de renda ou ter feito o Enem para conseguir a bolsa. Veja as bolsas disponíveis para o curso que deseja abaixo: