O Dia do Cinema Brasileiro, comemorado anualmente em 19 de junho, faz referência àquele que teria sido o primeiro registro audiovisual feito em território brasileiro, em 1898.
Naquele dia, a bordo do navio Brésil, o italiano Afonso Segreto, recém-formado em um curso sobre operação de cinematógrafo na França, capturou as imagens da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Assim nascia o cinema brasileiro.
Contudo, há quem questione essa versão. Alguns historiadores apontam que, em 1897, um ano antes, possivelmente já haviam sido feitas filmagens na cidade de Petrópolis, com equipamentos baseados nas invenções de Thomas Edison.
Verdade ou mito, o sobrenome Segreto permanece como sinônimo de pioneirismo nas telas do Brasil.
Mas o cinema brasileiro foi muito além desses primeiros segundos de filmagem. Ao longo das décadas, ele se consolidou como uma ferramenta de expressão cultural e social. E entre as suas maiores fontes de inspiração, estão os clássicos da literatura brasileira.
14 filmes brasileiros baseados em obras literárias que você precisa assistir
Para o coordenador pedagógico da Escola Bilíngue Aubrick, Paulo Rogerio Rodrigues de Souza, os filmes baseados em livros “ampliam as perspectivas sobre as narrativas, despertam a curiosidade, contextualizam os períodos sócio-históricos retratados e enriquecem a experiência literária por meio de recursos visuais e sonoros que facilitam a compreensão do enredo”.
Pensando nisso, a Revista Quero listou 14 produções nacionais que levaram para as telas os personagens, conflitos e cenários inesquecíveis de grandes livros da literatura brasileira:
1. A Hora da Estrela (1985)
Imagem de divulgação
Baseado na obra de Clarice Lispector, o filme de Suzana Amaral acompanha Macabéa, uma nordestina em busca de um futuro em São Paulo.
O drama de Walter Salles, inspirado no livro de Marcelo Rubens Paiva, narra a luta da família Paiva durante a ditadura militar. Um marco recente: foi o primeiro filme brasileiro a vencer o Oscar de Melhor Filme Internacional.
De Marcos Bernstein, o filme emociona ao contar a história de Zezé, o menino que encontra amizade num pé de laranja lima. Baseado na obra de José Mauro de Vasconcelos.
Clássico absoluto de Nelson Pereira dos Santos, é uma adaptação fiel da obra de Graciliano Ramos, retratando a luta de uma família nordestina contra a miséria e a seca.
Além de entreter, esses filmes oferecem uma oportunidade para quem deseja revisitar os clássicos da literatura brasileira ou conhecer essas histórias de forma mais acessível e visual. Para estudantes, são aliados na preparação para provas, vestibulares e discussões em sala de aula.
“A adaptação cinematográfica de obras literárias é uma ponte poderosa entre o texto escrito e o imaginário dos estudantes. Ao verem os personagens ganharem voz, rosto e contexto, os alunos se sentem mais motivados a ler os livros originais, pois compreendem melhor a trama e se conectam emocionalmente com a narrativa”, diz a bibliotecária do Brazilian International School, Aline Souza.
Plano de Estudo Enem de Boa
Se você está em busca de uma preparação organizada, gratuita e 100% online para o Enem, o Plano de Estudo Enem de Boa, da Quero Bolsa, é a escolha perfeita.
Com um cronograma semanal planejado por especialistas, o material oferece conteúdos atualizados, videoaulas, listas de exercícios e dicas práticas para mandar bem nas provas.
O melhor de tudo é que você pode adaptar o plano à sua rotina, estudando no seu ritmo e focando nas disciplinas em que tem mais dificuldade. Tudo isso sem pagar nada!
Já o Preparadão Enem, também oferecido pela Quero Bolsa, é uma comunidade que te guia do zero até a sua aprovação no Enem de forma leve e grátis. Confira:
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.