Oppenheimer e outros 6 filmes para estudar História; veja quais são
Oppenheimer foi o grande nome do Oscar 2024. O filme conta a história do cientista conhecido por inventar a bomba atômica.
Neste domingo (10) o Oscar premiou o filme Oppenheimer sete vezes. A produção foi contemplada com Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Edição de Filme, Melhor Direção de Fotografia e Melhor Trilha Sonora Original. Para completar Cillian Murphy ganhou como Melhor Ator e Robert Downey Jr. como Melhor Ator Coadjuvante.
Oppenheimer é um longa biográfico e de drama histórico que explora a vida e os feitos de J. Robert Oppenheimer, um cientista do século XX, conhecido como o ‘pai da bomba atômica’.
Ele foi uma figura central no Projeto Manhattan, o programa de pesquisa e desenvolvimento dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, que levou à criação das primeiras armas nucleares.
Leia mais: “A Sociedade da Neve”: Veja 7 lições do filme sobre trabalho em equipe
+ Filmes sobre inteligência artificial: melhores opções para entender sobre IA
O filme se aprofunda em várias facetas da vida de Oppenheimer, desde seu trabalho em física teórica até suas contribuições para a ciência militar e a segurança nacional.
A narrativa também explora tanto os triunfos científicos quanto os dilemas éticos e morais enfrentados por Oppenheimer e sua equipe ao desenvolver uma arma de destruição em massa. A história está ligada à moralidade da guerra, ao poder da ciência e ao impacto da tecnologia na sociedade e na política global.
6 filmes para estudar História, além de Oppenheimer
Oppenheimer se concentra no período histórico da Segunda Guerra Mundial e os anos seguintes, enfocando principalmente o Projeto Manhattan, a criação e o uso das primeiras armas nucleares. Assim, o longa pode ser considerado uma forma de estudar história e também de adquirir repertório.
Além de Oppenheimer, outros filmes são boas pedidas para entender melhor momentos históricos. Confira algumas opções:
1. A Vida é Bela (1997)
A Vida é Bela é um drama italiano que traz um panorama sobre a Segunda Guerra Mundial. O filme ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Trilha Sonora de Drama e Melhor Ator para Roberto Benigni.
A história gira em torno de Guido, um judeu italiano, que usa sua imaginação e senso de humor para proteger seu filho dos horrores de um campo de concentração nazista durante a Segunda Guerra Mundial.
Transformando sua experiência em um jogo, Guido esconde a verdade sobre seu entorno, visando manter a inocência e a esperança de seu filho diante da adversidade e do medo.
Veja também: Filmes e séries para pensar na carreira e ter sucesso profissional
+ Napoleão e mais 4 filmes de história que valem a pena assistir
2. 12 Anos de Escravidão (2013)
Baseado na autobiografia de Solomon Northup, o filme conta a história de um homem negro livre que é sequestrado e vendido como escravo no sul dos Estados Unidos pré-Guerra Civil.
Durante 12 anos, ele enfrenta uma relação controversa com seus senhores e luta pela sua sobrevivência e dignidade. O filme ganhou Oscar de Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado. A atriz Lupita Nyong’O também venceu como Melhor Atriz Coadjuvante.
Confira: 7 filmes live actions para utilizar na redação do Enem
+ Filme “Um Senhor Estagiário”: veja o resumo e entenda porque a obra desafia preconceitos no mundo dos negócios
3. Dunkirk (2017)
Dunkirk é um filme de guerra que retrata a Operação Dínamo, a evacuação de soldados aliados de Dunkirk, França, durante a Segunda Guerra Mundial. Assim como em Oppenheimer, o longa é dirigido por Christopher Nolan.
O filme se desenrola em três narrativas entrelaçadas: pelo ar, terra e mar, destacando a situação dos soldados encurralados pela força alemã. “Dunkirk” ganhou três Oscars: Melhor Edição de Filme, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som.
Entenda melhor: 15 filmes para entender o porquê do Dia da Consciência Negra
+ 15 filmes para quem quer estudar Educação Física
4. Infiltrado na Klan (2018)
Baseado em fatos reais, Infiltrado na Klan segue um policial afro-americano que consegue se infiltrar na Ku Klux Klan (KKK). O filme ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.
O longa segue Ron Stallworth, um detetive afro-americano que consegue se infiltrar na Ku Klux Klan nos anos 70. Com a ajuda de um colega branco que assume sua identidade em encontros presenciais, Stallworth navega por uma perigosa missão para expor os crimes do grupo racista.
Assim, “Infiltrado na Klan” é um filme que pode ajudar a compreender as complexidades da história racial americana e o impacto duradouro do racismo institucionalizado.
Saiba mais: 15 filmes para quem quer estudar Direito
+ 10 filmes brasileiros para citar na redação do Enem
5. 1917 (2019)
Ambientado na Primeira Guerra Mundial, 1917 segue dois soldados britânicos enviados para entregar uma mensagem que pode salvar milhares de soldados, incluindo o irmão de um dos mensageiros.
Conhecido por seu estilo de filmagem em ‘plano-sequência’, que cria a ilusão de um único take contínuo, o filme ajuda o espectador a entender o que foi a Guerra de Trincheiras.
O longa ganhou três Oscars, sendo eles: Melhor Cinematografia, Melhor Mixagem de Som e Melhores Efeitos Visuais.
Leia já: 7 filmes de super-heróis que podem te ajudar com os estudos
+ 15 filmes para quem quer estudar Medicina
6. Real – O Plano Por Trás da História (2017)
Real – O Plano Por Trás da História é um filme brasileiro que retrata a criação do Plano Real, estratégia econômica para estabilizar a economia brasileira nos anos 90.
O filme narra os desafios enfrentados pela equipe econômica do governo para controlar a hiperinflação e estabelecer uma nova moeda. É uma combinação de drama político e econômico, explorando os bastidores das decisões que levaram à criação do Real, focando em personagens centrais como o então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso.
Dessa forma, o longa pode ser útil para entender esse momento histórico nacional, desde os problemas com inflação até a implementação da moeda.
Conheça: 12 filmes para quem ama Moda
+ Séries da Netflix baseadas em livros – e que você precisa ver
Guia de redação gratuito
Os filmes citados acima são ótimos repertórios para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas se você quer se preparar ainda mais para a prova, vale a pena baixar o Guia de Redação da Quero Bolsa. Trata-se de um material gratuito e completo, com dicas, estratégias e exemplos. Confira: