Neste domingo (10) o Oscar premiou o filme Oppenheimer sete vezes. A produção foi contemplada com Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Edição de Filme, Melhor Direção de Fotografia e Melhor Trilha Sonora Original. Para completar Cillian Murphy ganhou como Melhor Ator e Robert Downey Jr. como Melhor Ator Coadjuvante.
Oppenheimer é um longa biográfico e de drama histórico que explora a vida e os feitos de J. Robert Oppenheimer, um cientista do século XX, conhecido como o ‘pai da bomba atômica’.
Ele foi uma figura central no Projeto Manhattan, o programa de pesquisa e desenvolvimento dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, que levou à criação das primeiras armas nucleares.
O filme se aprofunda em várias facetas da vida de Oppenheimer, desde seu trabalho em física teórica até suas contribuições para a ciência militar e a segurança nacional.
A narrativa também explora tanto os triunfos científicos quanto os dilemas éticos e morais enfrentados por Oppenheimer e sua equipe ao desenvolver uma arma de destruição em massa. A história está ligada à moralidade da guerra, ao poder da ciência e ao impacto da tecnologia na sociedade e na política global.
6 filmes para estudar História, além de Oppenheimer
Oppenheimer se concentra no período histórico daSegunda Guerra Mundial e os anos seguintes, enfocando principalmente o Projeto Manhattan, a criação e o uso das primeiras armas nucleares. Assim, o longa pode ser considerado uma forma de estudar história e também de adquirir repertório.
Além de Oppenheimer, outros filmes são boas pedidas para entender melhor momentos históricos. Confira algumas opções:
1. A Vida é Bela (1997)
A Vida é Bela é um drama italiano que traz um panorama sobre a Segunda Guerra Mundial. O filme ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Trilha Sonora de Drama e Melhor Ator para Roberto Benigni.
A história gira em torno de Guido, um judeu italiano, que usa sua imaginação e senso de humor para proteger seu filho dos horrores de um campo de concentraçãonazista durante a Segunda Guerra Mundial.
Transformando sua experiência em um jogo, Guido esconde a verdade sobre seu entorno, visando manter a inocência e a esperança de seu filho diante da adversidade e do medo.
Baseado na autobiografia de Solomon Northup, o filme conta a história de um homem negro livre que é sequestrado e vendido como escravo no sul dos Estados Unidos pré-Guerra Civil.
Durante 12 anos, ele enfrenta uma relação controversa com seus senhores e luta pela sua sobrevivência e dignidade. O filme ganhou Oscar de Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado. A atriz Lupita Nyong’O também venceu como Melhor Atriz Coadjuvante.
Dunkirk é um filme de guerra que retrata a Operação Dínamo, a evacuação de soldados aliados de Dunkirk, França, durante a Segunda Guerra Mundial. Assim como em Oppenheimer, o longa é dirigido por Christopher Nolan.
O filme se desenrola em três narrativas entrelaçadas: pelo ar, terra e mar, destacando a situação dos soldados encurralados pela força alemã. “Dunkirk” ganhou três Oscars: Melhor Edição de Filme, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som.
Baseado em fatos reais, Infiltrado na Klan segue um policial afro-americano que consegue se infiltrar na Ku Klux Klan (KKK). O filme ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.
O longa segue Ron Stallworth, um detetive afro-americano que consegue se infiltrar na Ku Klux Klan nos anos 70. Com a ajuda de um colega branco que assume sua identidade em encontros presenciais, Stallworth navega por uma perigosa missão para expor os crimes do grupo racista.
Assim, “Infiltrado na Klan” é um filme que pode ajudar a compreender as complexidades da história racial americana e o impacto duradouro do racismo institucionalizado.
Ambientado na Primeira Guerra Mundial, 1917 segue dois soldados britânicos enviados para entregar uma mensagem que pode salvar milhares de soldados, incluindo o irmão de um dos mensageiros.
Conhecido por seu estilo de filmagem em ‘plano-sequência’, que cria a ilusão de um único take contínuo, o filme ajuda o espectador a entender o que foi a Guerra de Trincheiras.
O longa ganhou três Oscars, sendo eles: Melhor Cinematografia, Melhor Mixagem de Som e Melhores Efeitos Visuais.
Real – O Plano Por Trás da História é um filme brasileiro que retrata a criação do Plano Real, estratégia econômica para estabilizar a economia brasileira nos anos 90.
O filme narra os desafios enfrentados pela equipe econômica do governo para controlar a hiperinflação e estabelecer uma nova moeda. É uma combinação de drama político e econômico, explorando os bastidores das decisões que levaram à criação do Real, focando em personagens centrais como o então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso.
Dessa forma, o longa pode ser útil para entender esse momento histórico nacional, desde os problemas com inflação até a implementação da moeda.
Os filmes citados acima são ótimos repertórios para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas se você quer se preparar ainda mais para a prova, vale a pena baixar o Guia de Redação da Quero Bolsa. Trata-se de um material gratuito e completo, com dicas, estratégias e exemplos. Confira: