Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

Como é a prova da OAB? Saiba tudo sobre o Exame da Ordem

por Isabela Giordan em 06/03/20

O Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), também conhecido como prova da OAB, é o teste que avalia se bacharéis em Direito têm o conhecimento necessário para exercer a advocacia. 

Todos os anos, milhares de recém-formados realizam essa prova, porém ser aprovado na avalição pode ser um grande desafio. Em dezembro de 2019, por exemplo, na realizada a primeira fase do XXXI Exame da Ordem, que possuia cerca de 130 mil inscritos, apenas 28.531 foram aprovados para a segunda etapa. Ou seja, de cada 10 candidatos, oito reprovaram.

Veja também: Calendário da OAB 2020

Atualmente, a prova está sob o comando da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mas nem sempre foi assim! 


Como surgiu a prova da OAB?

A primeira menção ao exame foi em 1968, quando o Ennio Bastos de Barros, juiz de Direito da 10ª vara cível de São Paulo, reclamou sobre a falta de preparo dos advogados para o exercício da função. Na petição encaminhada para a OAB, o juiz apontava erros de português, "ignóbil nível de conhecimento jurídico" e falta de "o mínimo de formação cultural". 

Naquela época, para se inscrever na Ordem, os recém-formados deveriam ter o diploma de bacharel em Direito e o certificado de comprovação do exercício de estágio. Ou seja, existia uma prova avaliativa, mas era facultativa. 

Porém, foi em apenas em 1994 que o exame da OAB passou a ser obrigatório para todos aqueles que desejam exercer a função. A mudança do status foi devido à pressão da classe jurídica para garantir a qualificação dos advogados brasileiros. Em 2011, a prova foi unificada e assumida pela FGV, que ainda detém a produção das edições.

Como é a prova da OAB?

Aplicada três vezes ao ano, o exame é formado por duas fases, realizadas em datas diferentes, sendo que o candidato só poderá realizar a segunda, caso acerte mais de 50% das questões da primeira etapa. Veja como é a prova da OAB:

As duas etapas possuem cinco horas de duração. Para ser aprovado na segunda fase, que tem o valor de 10 pontos, é preciso que o candidato obtenha, no mínimo, seis.

Saiba mais: Planeje seus estudos e passe no Exame da OAB
                    Veja os assuntos que mais caem no Exame da OAB

Normalmente, os editais da prova da OAB são divulgados nos meses janeiro, maio e setembro. Lembrando que a prova possui o custo de R$ 260,00. 


Fui aprovado! Como conseguir a carteira da OAB?

Para garantir o direito de exercer a profissão, além de ser aprovado no exame, é preciso emitir a carteira da OAB, documento que comprovará a permissão da advocacia. Veja o passo a passo:

1 - Solicite a Certificado de Aprovação no Exame da Ordem

Esse certificado é emitido pelo Conselho Federal da OAB, mas deverá ser solicitado na Secretaria da seccional do seu estado, caso você resida em uma capital, ou na secretaria de uma das subseções, se você for do interior. 

Para realizar o pedido, é preciso apresentar os seguintes documentos autenticados (ou apresentados juntamente com os originais):

  • CPF;
  • RG;
  • Diploma ou certificado de colação de grau;
  • Título de eleitor.

O prazo para entrega desse certificado é de 20 a 30 dias, sendo que o candidato pode fazer a solicitação a partir da divulgação do resultado preliminar do exame.

2 - Preencha o requerimento de inscrição na OAB

Esse documento deve ser preenchido com as informações pessoais do bacharel aprovado na prova. O formulário pode ser acessado on-line ou impresso. 

3 - Realize o pagamento da taxa

Após realizar o preenchimento do documento, é necessário emitir o boleto bancário, de valor variável, de acordo com cada seccional, para pagar a taxa de inscrição na OAB. 

4 - Apresente a documentação 

Após o pagamento da taxa, o candidato deve encaminhar à seccional o formulário de requerimento da inscrição, além dos seguintes documentos:

  • Certificado de aprovação (ou habilitação) no Exame da Ordem;
  • CPF e documento de Identidade;
  • Certidão de quitação eleitoral;
  • Comprovante de residência;
  • 2 fotos 3x4;
  • Biometria para a identidade, será realizado presencialmente;
  • Diploma de bacharel de Direito ou certidão de graduação em Direito/histórico escolar.

5 - Compareça à sessão solene

Após a checagem das informações prestadas anteriormente, que pode levar até três meses para ser concluído, ocorrerá uma sessão solene para a entrega da carteira da OAB aos novos advogados. 

A seccional responsável pela emissão da inscrição informará quando e onde ocorrerá a sessão. Nesse evento, o advogado selará o compromisso legal perante ao Conselho da Ordem, podendo, finalmente, exercer a profissão.

Estude Direito com desconto de até 75% 

O Quero Bolsa é uma site que oferece bolsas de estudo de até 75% em mais de 1.300 faculdades do Brasil. Se você está decidido que quer seguir a área do Direito, garanta a sua vaga na faculdade com o Quero Bolsa! 

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54