Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Idiomas

Como é a prova e tudo o que você precisa saber sobre o TOEFL

* Texto escrito pela colaboradora Fernanda Silva

Provar que você fala bem outro idioma, especialmente o inglês, pode ser o primeiro passo para conseguir boas oportunidades. Uma maneira eficiente e aceita mundo afora para comprovar sua fluência no idioma é fazendo o TOEFL (Test of English as a Foreign Language). Mas uma grande dúvida é saber como é essa prova.

Mas você sabe o que é isso? Bem, resumidamente, o TOEFL é uma prova de proficiência. Ela testa o estudante em quatro principais vertentes do idioma: writing (escrita), reading (leitura), listening (audição) e speaking (fala).

certificado toefl
Guia definitivo: tudo que você precisa saber sobre o TOEFL

Muitas universidades e empresas estrangeiras exigem que o candidato apresente um certificado que comprove a fluência no inglês - e o TOEFL é um dos mais requisitados ao redor do mundo. Ele é o teste favorito nos Estados Unidos, França, Alemanha, bem como pelos programas de pós-graduação no Canadá.

Se você quer mais informações sobre outros certificados de proficiência em inglês, confira essa matéria realizada pela Revista Quero.

Já deu para entender que esse é um assunto sério e muito importante para o seu desenvolvimento, né? Por isso, preparamos um guia definitivo com tudo que você precisa saber sobre TOEFL. Confira todas as informações a seguir:

Como é a prova?

A prova é dividida em quatro seções - as descritas acima. Cada uma delas equivale a 30 pontos, contabilizando o máximo de 120 pontos. “Para entrar numa instituição americana, uma nota razoável é 60 ou 70”, explica Vitor Shiraishi, que fez o curso de Master em Marketing Internacional, na Hult Business School, em Cambridge, Massachusetts.

O candidato dispõe de cerca de quatro horas para realizar o teste, por isso, saber gerenciar o tempo é muito importante. “A prova é extensa, como se fosse um Enem. Você tem que pensar muito, estar preparado para prova, pois ela é cansativa”, destaca, por experiência própria, Vitor. “É preciso prestar muita atenção e estar atendo aos detalhes."

Saiba mais:
Toefl iBT: fique de olho nos cursos online e gratuitos
5 dicas para decorar mais facilmente um novo idioma

Onde a prova é aceita?

Para se ter uma ideia da importância do teste, se você somar todas as outras provas de proficiência que são enviadas aos Estados Unidos e Canadá, elas não chegam a quantidade de TOEFLs que são destinadas às faculdades da América do Norte. O mesmo vale para faculdades da Alemanha e França.

Ao todo, são mais de 11 mil universidade e outras instituições em todo mundo que utilizam o TOEFL para “medir” o conhecimento de inglês de seus alunos. Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos são apenas alguns exemplos.

bandeira da austrália
A Austrália é um dos países em que o TOEFL é mais requisitado

Segundo a empresa representante da prova, 90% das pessoas que fazem o TOEFL conseguem vaga em universidades, na primeira ou na segunda opção do candidato. Ao todo, mais de 35 mil pessoas já fizeram o TOEFL.

Para quem a prova é recomendada? 

O TOEFL é recomendado, principalmente, para estudantes que planejam estudar fora do Brasil. “Basicamente, a prova serve para ver se você está apto a assistir, entender e participar de uma aula em inglês”, explica Shiraishi.

“O TOEFL é muito importante não só para entrar em uma instituição nos Estados Unidos, mas também para ter o registro no currículo”, destaca o publicitário. “É uma prova completa que passa por diversas áreas do inglês."

Estudantes e trabalhadores que estão tentando obter vistos em países estrangeiros também usam o TOEFL como ferramenta de demonstração de conhecimento no idioma. Pessoas que estão em busca de bolsas de estudo em escolas e universidades de outros países também costumam realizá-lo - pois a maioria das instituições cobra essa comprovação.

Quando e onde fazer a prova? 

O TOEFL é aplicado em mais de 50 datas ao longo do ano, em todo mundo. A prova é realizada apenas em locais autorizados. O aplicante pode fazer o teste quantas vezes quiser, mas precisa esperar pelo menos três dias em uma prova e outra. 

O preço da prova varia de acordo com o local onde ela é realizada. No Brasil, a inscrição custa US$ 215,00. Para ver os centros de aplicação disponíveis, além de datas e horas, é só acessar o site da TOEFL. Lá, você não precisará concluir seu registro para verificar as possibilidades.

Saiba mais:
Melhores sites para treinar exercícios de inglês
Aprender inglês rápido é possível?
Teste de inglês: veja se você domina o nível intermediário

O que levar no dia da prova

Recomenda-se a quem for fazer a prova que leve, pelo menos, dois documentos originais -  RG e carteira de motorista, por exemplo. Além de serem originais, os documentos precisam estar dentro da data de validade (passaporte vencido, por exemplo, não vale). 

O documento precisa conter o nome completo do aplicante - exatamente igual ao usado na hora do cadastro no sistema do TOEFL. É preciso, também, que ele tenha uma foto recente e a assinatura.

Outros itens, além do documento, não são permitidos na sala de provas. A prova é realizada no computador. Lápis e papel são entregues pela organização para rascunhos.

Dica de quem já fez o TOEFL

Por fim, Vitor Shiraishi também destaca: “O TOEFL não é uma prova difícil, mas requer muito cuidado, foco e atenção, como qualquer outra prova. A gente vai bem nele quando prestamos atenção nos detalhes e estamos 100% focados. Vão ter palavras difíceis que não sabemos o que significam; vamos acabar deixando passar algumas coisas no listening; mas se você estiver concentrado, consegue juntar as peças do quebra cabeça e dar certo”.

Acelere o seu inglês

Para fazer a prova do TOEFL é preciso estar preparado. Para isso, nada melhor do que aprender nas melhores escolas - e ainda com bolsas de estudo para ter mensalidades bem menores. 

Com o Quero Bolsa é possível aprender não apenas o inglês, mas também espanhol, francês e alemão com as melhores escolas e, ainda, fazer suas aulas com ótimas bolsas de estudo. Confira abaixo a melhor oportunidade para você:

Melhores bolsas para cursos de idiomas

Onde estudar inglês?

Existem muitas opções de escolas de inglês, não é mesmo? Por isso separamos, como exemplo, algumas sugestões de ótimos lugares onde você pode começar a fazer o seu curso de idiomas. Veja abaixo:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54