Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Idiomas

Saiba tudo sobre os certificados de proficiência em inglês

* Texto escrito pela colaboradora Fernanda Silva

Você sabe para que serve um certificado de proficiência em inglês

Hoje, o idioma adquiriu o status de língua franca. Isso quer dizer que, entre as pessoas que não o têm como língua nativa, o idioma foi adotado como principal instrumento de comunicação. 

Por isso, cada dia mais, é importante comprovar o conhecimento no inglês para garantir, principalmente, espaço no mercado de trabalho e em locais acadêmicos. Por isso, o Quero Bolsa disponibiliza diversas opções de bolsa de estudos para cursos de inglês de diferentes níveis e métodos. 

teste de proficiência de inglês
Saiba tudo sobre as opções de certificado de proficiência em inglês

É aí que surgem os certificados de proficiência em inglês, que são muito importantes e conhecidos por quem quer comprovar que manda muito bem no idioma.

Não falar inglês significa estar excluído não só de oportunidades profissionais e acadêmicas, mas também do enorme acervo de conhecimento que existe no mundo”, destaca Cesar Barreto, do British Council, a organização internacional do Reino Unido voltada para relações culturais e oportunidades educacionais entre o país e o Brasil.

“Nesse contexto, não apenas falar inglês, mas comprovar proficiência linguística tornou-se crucial”, acredita Cesar. “Essa comprovação, o certificado, será exigido em momentos-chave de nossas vidas: ao procurar um emprego, para ingressar em universidades, para se estudar no exterior, emigrar etc. Não ter um certificado será um obstáculo a muitos de nossos projetos."

Saiba mais:
+ 15 critérios para escolher sua escola de idiomas
6 truques para aprender inglês rápido

Edson Toselli Junior, professor de inglês, concorda. “Grande parte das empresas exigem uma fluência quase que perfeita do idioma”, destaca. “É extremamente necessário que você a comprove por meio de um certificado. Ele abrirá outras portas importantes em sua vida corporativa”.

Resumidamente, as provas de proficiência em inglês são uma maneira eficiente de comprovar o conhecimento no idioma. 

Como é um exame de proficiência?

Geralmente, os exames são divididos em "habilidades". Isso quer dizer que alguns minutos da prova são dedicados a testar os conhecimentos em listening (audição), speaking (fala), reading (leitura e compreensão) e writing (escrita).

Os principais exames de proficiência em inglês são TOEFL (Test of English as a Foreign Language), IELTS (International English Language Testing System) e os da Cambridge. Antes de prestar a prova, é necessário estudar bastante e estar com o inglês na ponta da língua!

Encontre a melhor escola de inglês

Conheça os certificados:

IELTS

O IELTS é uma prova com “função externa”. O exame costuma ser exigido no Reino Unido, Austrália e outros países que falam inglês. Aplicado pelo British Council, os valores oscilam entre R$ 900,00 e R$ 1064,00, a depender do tipo de prova escolhido. 

“Em geral, exames para fins externos apresentam um valor mais elevado, pois têm requisitos de segurança mais rígidos, o que faz com que toda sua operação seja mais custosa”, explica Cesar.

O IELTS não reprova nem aprova. A nota do exame varia entre 0 e 9. Cada instituição é responsável por determinar a nota mínima exigida de seus candidatos. 

A prova é aplicada em  escolas de idiomas, escolas regulares e universidades, a depender da data e localização. Por isso, é importante que candidato sempre consulte sites oficiais para saber se aquele local é, de fato, credenciado para aplicar determinada prova. No caso do British Council, basta acessar o site

TOEFL

Se o seu objetivo com a prova de inglês for estudar em uma universidade norte-americana, são grandes as chances de você precisar fazer o TOEFL. A prova foi criada pela ETS, uma organização sem fins lucrativos e que aplica o exame no Brasil. 

Como o TOEFL é realizado no computador, há um grande número de datas e locais de aplicação. Recomenda-se que a inscrição seja feita com pelo menos um mês e meio de antecedência.

Saiba mais:
+ Toefl iBT: fique de olho nos cursos online e gratuitos
Inglês Fluente: Como perder o medo de falar inglês?

O exame é o mais requisitado nos Estados Unidos e é aceito em mais de 180 países. Ao todo, são mais de seis mil instituições que levam em consideração o TOEFL na hora de selecionar seus alunos.

Para checar datas e locais de aplicação, é só acessar o site oficial da ETS.

CAE / CPE

Oferecidos pela Universidade de Cambridge, o CAE (Certificate in Advanced English) e o CPE (Certificate of Proficiency in English) são certificações que seguem um padrão internacional que descreve as habilidades da pessoa com o idioma. 

“Além de ser usado para ingressar em faculdade de outros países, eles são uns dos certificados mais avançados oferecidos pela Cambridge. São trunfos que as empresas exigem no exterior”, destaca o professor de inglês, Edson.

Ambas são adequadas para quem precisa provar ter um alto desempenho no idioma. Elas podem ser usadas para oportunidades de trabalho, estudo ou obtenção de vistos e programas de imigração.

Qual certificado devo tirar?

Primeiro, é importante saber que cada certificado tem uma “função”. Ou seja, é preciso ter em mente qual será finalidade do seu teste. Ela pode ser externa (estudar/trabalhar no exterior) ou interna (apresentar a um empregador ou instituição de ensino no Brasil ou apenas saber qual seu nível de inglês).

pensando sobre certificado de proficiência
Afinal, qual certificado tirar?

“A escolha de um exame de proficiência deve ser feita de maneira criteriosa, então entre nos site oficial e leia muito”, aconselha Cesar Barreto, do British Council. “Não deixe de prestar atenção nos pequenos detalhes. Nada pior do que falar inglês e, na hora de comprovar, não conseguir porque o exame escolhido não é aceito."

Quer se preparar para a prova de proficiência? Saiba como!

Além de se preparar academicamente, é importante estar pronto psicologicamente na hora de fazer uma prova de proficiência de inglês. Por isso, ir preparado e confiante é um passo à frente. “O ideal é começar a se preparar um ano antes para a prova”, aconselha Edson.

Saiba mais:
11 motivos para aprender inglês
É melhor estudar inglês britânico ou americano?

Segundo ele, recorrer a livros que “ensinam” a fazer a prova pode ser um diferencial do aplicante. “Os candidatos também podem buscar o formato da prova na internet e, se eles realmente estiverem dedicados, podem buscar professores particulares especializados nos macetes de como se preparar para esses testes”, finaliza.

Quanto custa um curso de inglês?

Se você quer se comunicar de forma perfeita, escrevendo, falando e ouvindo em outro idioma, chegou a hora de começar o seu curso. Com o Quero Bolsa é possível aprender inglês, espanhol, francês e alemão com as melhores escolas e, ainda, fazer suas aulas com ótimas bolsas de estudo.

Confira algumas opções de escolas com bolsas de estudo imperdíveis:

Encontrar o melhor curso de idiomas


Onde estudar inglês (ou outro idioma)?

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54