
Calendário Unesp 2026: veja todas as datas do vestibular
Isabella Baliana | 13/05/25Saiba tudo sobre o Vestibular Unesp 2026: prazos de inscrição, provas, isenção de taxa e não perca nenhuma data importante!
Ao terminar Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), é comum que o candidato tenha curiosidade de conferir quantas questões acertou e de saber se vai conseguir o tão sonhado diploma do ensino fundamental ou médio.
Veja: Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Teste vocacional gratuito
Leia mais: Como funciona a prova do Encceja? Entenda!
+ Provas anteriores do Encceja: veja como acessar
Para conseguir o Certificado de Conclusão, o candidato deve atingir, no mínimo, 100 pontos em cada área do conhecimento e nota de, no mínimo, 5 pontos na redação.
Entretanto, a nota do Encceja não é calculada da maneira que estamos acostumados. O cálculo não segue a chamada Teoria Clássica dos Testes (TCT), em que a nota final é o número de acertos na prova.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a nota do Encceja é calculada da mesma forma que no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pela Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Com esse método, é possível comparar o desempenho em diferentes provas de forma coerente e ainda identificar se o candidato acertou algumas questões devido ao famoso chute.
Uma boa prova tem um conjunto de questões de diferentes níveis de dificuldade distribuídas aleatoriamente pela prova, para avaliar os participantes em todos os níveis de conhecimento.
Para classificar a questão no nível fácil, médio ou difícil, cada item (questão) é avaliado em três parâmetros:
O método TRI busca justamente calcular o desempenho do candidato considerando o grau de dificuldade de cada questão que ele acertou ou errou, avaliando o padrão das respostas. Para nivelar os acertos em provas de diferentes áreas do conhecimento, cada área tem uma escala capaz de analisar o desempenho do candidato em cada prova e compará-las.
Confira: Encceja e supletivo: entenda qual a diferença
+ Quem faz Encceja tem histórico escolar?
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Por conta desse cálculo, mesmo que você acerte a mesma quantidade de questões que outro participante, suas notas provavelmente serão diferentes. A TRI visa avaliar os candidatos de forma mais justa, pois identifica quem de fato tem os conhecimentos da questão acertada, detalhar melhor as notas e evitar um grande número de empates.
Na prática, um candidato que acerta mais questões de nível fácil e médio terá a nota maior do que um candidato que acertou as questões de nível difícil, mas errou questões mais fáceis, o que pode indicar que ele acertou por meio de chutes.
Confira: Temas para redação do Encceja
+ Quem faz Encceja tem histórico escolar?
Somente o Inep sabe qual o nível de dificuldade de cada questão e consegue fazer o cálculo da nota do Encceja. Dessa forma, para saber sua nota final, não resta outra alternativa senão segurar a ansiedade e aguardar até a divulgação dos resultados.
A redação do Encceja vale de 10 pontos, sendo 5 a nota mínima para aprovação. A correção do seu texto é feita por dois corretores de forma independente, sem que um saiba a nota do outro.
Os corretores atribuem pontos a cada critério de avaliação. Segundo o professor Tiago Dias, diretor dos projetos Ensino Médio Fácil e Termine Seus Estudos, os critérios são os mesmos que o Enem, isto é:
A nota da redação é a média das duas notas atribuídas pelos corretores. Se houver discrepância de 4 pontos ou mais no total dos pontos atribuídos às competências, a redação passa pela correção de um terceiro corretor, que será soberana sobre as demais pontuações.
As redações que fujam do tema proposto ou estilo dissertativo-argumentativo, tenham menos de quatro linhas de texto ou que as folhas estejam rasurada serão anuladas e atribuídas a nota zero.
Veja também: Faltou ao Encceja? Veja o que fazer
+ Quem fez Encceja pode entrar na faculdade?
Pensando em te ajudar a passar no Encceja, a Revista Quero produziu um guia com todas as informações sobre a prova. É um material totalmente gratuito, basta clicar no botão abaixo e começar a se preparar!
Com o diploma do ensino médio em mãos, é possível ingressar num curso de graduação. Na Quero Bolsa, há bolsas de até 80% para esse nível de estudo. Não é preciso ter feito o Enem, nem comprovar renda. Veja:
São mais de 1.000 faculdades parceiras, confira:
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.