logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Encceja 2023: 5 temas que podem cair na redação

por Juliana Gottardi em 23/06/23 45 mil visualizações

Atualizado em 21/09/ 2023

O Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova anual e gratuita. A edição de 2023 aconteceu em 27 de agosto. 

Com o exame, pessoas que não terminaram o ensino fundamental ou o ensino médio em tempo adequado podem conseguir o diploma de conclusão desses níveis de escolaridade. Para isso, é necessário atingir nota superior a 100 nos cadernos de questões e, no mínimo, cinco na redação. 

A redação do Encceja é uma etapa fundamental para conseguir a certificação do ensino básico. Logo, vale a pena treinar para essa prova. Para te ajudar nisso, a Revista Quero consultou a professora de redação Roberta Panza, do Colégio pH. Confira a seguir 5 temas que podem cair na redação do Encceja 2023.

temas de redação encceja 2022

Leia mais:  Quem se formou pelo Encceja pode prestar concurso?
Quem faz Encceja tem histórico escolar?

Áreas que podem cair na redação do Encceja 2023

Em vez de tentar adivinhar o tema do exame, a dica dada pelo professor de redação Adriano Lacerda é focar nas grandes áreas do conhecimento, como democracia, saúde e arte. Isso porque esses repertórios amplos vão se aproximar de assuntos específicos também.

“É interessante colocar na perspectiva de que existem temas interessantes para serem treinados, a fim de ter uma variedade de áreas do conhecimento trabalhadas. Assim, dentro dessa variedade e desse treino, o candidato estará mais preparado para enfrentar o que vem na prova do Encceja”, afirma Adriano Lacerda.

E-book Encceja

Algumas grandes áreas que o professor recomenda o estudo são: 

  • Saúde;

  • Mundo do trabalho;

  • Qualidade de Vida; 

  • Educação;

  • Tecnologia;

  • Democracia

  • Arte e Cultura; 

  • Estado e suas funções; 

  • Segurança Pública;

  • Meio Ambiente.

5 possíveis temas que podem cair na redação do Encceja 2023

Dentro dessas grandes áreas há diversos temas. A professora de redação Roberta Panza analisa que nos últimos anos os eixos social, científico, político e cultural foram os mais presentes. Ela também lista 5 opções para os candidatos do Encceja 2023 treinarem:

1. Novo Ensino Médio

Gabriel Jabur/Agência Brasília
temas de redação encceja


Uma das sugestões da professora Roberta é o Novo Ensino Médio. A reforma surgiu a partir da ideia de dar mais flexibilidade e autonomia aos estudantes. A proposta é discutida há mais de seis anos, tanto que foi oficializada pela lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017.

O modelo entrou em vigor no ano de 2022, porém, está suspenso desde o final de abril de 2023. Como o Novo Ensino Médio é uma grande transformação no cenário educacional, ele gera muitos debates e pode ser cobrado na redação do Encceja.

Confira: Novo Ensino Médio 2023: o que muda na educação brasileira?

2. Fake News e acesso à informação

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
temas de redação encceja

Roberta Panza acredita que as fake news e o acesso a informação é um possível tema da redação do Encceja 2023. Isso porque a PL das Fake News, projeto de lei para regulamentar as redes sociais, foi muito debatida nesse ano.

Além disso, outros eventos colocaram o assunto em evidência na sociedade: "com os atos de 8 de janeiro e os casos de violência nas escolas, a discussão voltou à tona e vem movimentando a opinião pública e o próprio governo", afirma Roberta. 

Entenda melhor: Atualidades: Fome no Brasil

3. Inteligência Artificial

Fernando Frazão/Agência Brasil
temas de redação encceja

Em 2023, o fenômeno das inteligências artificiais se espalhou de uma vez por todas na sociedade. A prova disso é o Chat GPT, ferramenta mais comentada nos últimos meses. Trata-se de uma inteligência artificial que, por meio de combinação de algoritmos e dados pré-treinados, responde perguntas, dá informações, gera textos, engaja em conversas, etc.

"O chatGPT chegou ao Brasil e reascendeu a discussão a respeito dos riscos e dos ganhos da inteligência artificial", resume a professora de redação Roberta. A profissional ainda ressalta que uma das formas de abordagem do tema são os rumos da tecnologia e dos limites para esses novos recursos.

Veja também: 9 motivos que podem zerar a redação do Encceja

4.  Saneamento Básico
Reprodução/Agência Brasil
temas de redação encceja 2022


Relacionado a grande área da saúde, Roberta Panza cita o saneamento básico como um bom tema para treinar a redação do Encceja 2023. Vale destacar que o saneamento básico é assegurado pela Constituição Federal de 1988. Mesmo assim, em várias regiões do país, nota-se que esse direito não é assegurado.

O assunto está em alta porque em março de 2023 o governo anunciou regras novas para o Marco do Saneamento Básico, legislação que foi assinada em 2020 e visa ampliar o acesso ao saneamento básico no Brasil.

Saiba mais: Saneamento Básico: como pode cair na Redação?

5. Violência nas escolas
Marcelo Camargo/Agência Brasil
temas de redação encceja

No Brasil, o número de ataques em escolas somente em 2022 e 2023 é maior do que o registrado nos últimos vinte anos, de acordo com apuração da BBC News Brasil. Por conta desses dados alarmantes, a professora Roberta Panza aposta no tema da violência escolar para a redação do Encceja 2023.

"Esses crimes trouxeram à tona o debate sobre a realidade das escolas do país, a segurança existente dentro delas e o fato de tais instituições serem, enquanto microcosmos da sociedade, atingidas pela onda de ódio e violência que cresce no Brasil", avalia Roberta Panza.

Tema de redação do Encceja 2023: veja qual foi

Em 2023, o tema de redação do Encceja para a prova do ensino médio foi "Ações para cuidar da saúde mental do trabalhador". Confira mais sobre este tema e outros temas que já caíram na prova nesta matéria: Qual o tema de redação do Encceja 2023? Confira!

Leia também: Reprovei numa matéria do Encceja, preciso fazer a prova inteira de novo?

Como é a redação do Encceja?

A redação do Encceja segue o modelo dissertativo-argumentativo. Para o professor Adriano Lacerda o que conta mais do que tentar adivinhar o tema da prova é saber estruturar o texto. Alguns pontos importantes são:

  • Saber fazer um texto que contextualiza a questão cobrada;

  • Colocar um ponto de vista já no início do texto;

  • Fazer uma tese no final da introdução voltada para o tema que foi proposto, incluindo palavras chaves da frase temática;

  • Desenvolver dois bons parágrafos argumentativos a partir do que foi anunciado na tese;

  • Não copiar a coletânea, mas sim selecionar, de forma autônoma, pontos específicos dos textos motivadores;

  • Formular pensamentos próprios a partir daquilo que foi dado, aliando com seu conhecimento de mundo;

  • Propor uma solução ética detalhada para enfrentar o problema, mencionando as etapas necessárias para realizar aquela ação.

Confira: O que fazer com o resultado do Encceja?
Encceja e supletivo: entenda qual a diferença

Guia do Encceja

Para te ajudar a mandar bem na prova, a Revista Quero preparou o Guia do Encceja, um material completo com todas as informações que você precisa sobre o exame. Ele é totalmente gratuito, basta clicar no botão abaixo:

Guia para o Encceja

Publicado originalmente em: 27/05/2022
Atualizado em: 23/06/2023

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54