Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Como é o curso de Jornalismo no Mackenzie

por Patrícia Leite em 27/02/19 290 visualizações

A Universidade Presbiteriana Mackenzie é reconhecida pelo seu bom posicionamento no Mercado, e com o curso de Jornalismo não é diferente.

Como Mackenzista e estudante de Jornalismo há dois anos e meio, vou compartilhar com vocês as minhas experiências durante esse tempo de graduação.


O curso tem duração de quatro anos e do primeiro ao quarto semestre é oferecido no turno vespertino. A partir do quinto, as aulas passam a acontecer no período da manhã, pois esse é o momento recomendado para os estudantes iniciarem o estágio. Veja a seguir as características do curso de Jornalismo no Mackenzie:

Aulas

As aulas do curso são distribuídas em teóricas e práticas, que acontecem em laboratórios, ou nos estúdios de fotografia, rádio e TV. É comum, principalmente nos primeiros semestres, os alunos de Jornalismo circularem o campus fotografando ou fazendo entrevistas.

As aulas práticas buscam se assemelhar a rotina profissional de um jornalista, por isso a Universidade possui publicações internas nos formatos de revistas, jornais impressos e jornais de rádio e TV, com todo o conteúdo produzido pelos alunos ao longo das aulas.

Avaliações

As avaliações acontecem uma vez por bimestre. Mas é comum professores, principalmente de disciplinas práticas, avaliarem os alunos por meio de trabalhos e não provas teóricas.

A média necessária para ser aprovado é 7,5. No entanto, o aluno que não atingir essa média possui a opção de realizar a prova substitutiva, que tem a função de substituir a nota mais baixa.

Se a substitutiva não adiantar, o aluno ainda pode fazer a prova final, e a nota exigida para ser aprovado nessa fase é 6,5. Se mesmo assim o estudante não atingir a média, ele será reprovado e terá que cursar a disciplina novamente.

Atividades Extracurriculares

Embora os horários possam parecer ser um problema para aqueles que pretendem estagiar no início da graduação e adquirir experiência, o Mackenzie oferece uma série de oportunidades acadêmicas para aprimorar as técnicas aprendidas em sala de aula. 

Oficinas

Oficinas de rádio, cinema, jornais e sobre questões sociais são algumas das atividades extracurriculares oferecidas semestralmente. Elas acontecem uma vez por semana, são ministradas por professores de Jornalismo e valem horas complementares

Projetos


São desenvolvidos por alunos e ex-alunos e possuem uma pegada um pouco mais profissional.

Veja também: 
Conheça a Redação Virtual, portal de notícias produzidas por alunos do Mackenzie
Agência Júnior de Comunicação é oportunidade de experiência para alunos do Mackenzie
  • Fala Universidades: é uma revista voltada para universitários e com conteúdo produzido por universitários. É uma ótima forma de aprimorar os textos jornalísticos e utilizar as publicações como portfólio. Para participar, é só falar com alguém que faça parte da equipe da revista.
  • Redação Virtual:  como o próprio nome já diz, é uma revista de publicações online com diversas editorias voltadas para alunos do Mackenzie. Para fazer parte é necessário passar por um processo seletivo.
  • Agência Jr.: é uma empresa de Publicidade que também possui segmentos para estudantes de Jornalismo. O ingresso também acontece por meio de um processo seletivo com várias fases.
      
    O último ano é dedicado ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que é individual e pode ser desenvolvido nas formas de produtos midiáticos como programa de rádio, site, revista, livro-reportagem, documentário, ensaio fotográfico ou no formato de monografia. 



Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54