Como é o curso de Jornalismo no Mackenzie
Veja detalhes sobre as aulas, avaliações e atividades de extensão oferecidas pelo Mackenzie.
A Universidade Presbiteriana Mackenzie é reconhecida pelo seu bom posicionamento no Mercado, e com o curso de Jornalismo não é diferente.
Como Mackenzista e estudante de Jornalismo há dois anos e meio, vou compartilhar com vocês as minhas experiências durante esse tempo de graduação.
O curso tem duração de quatro anos e do primeiro ao quarto semestre é oferecido no turno vespertino. A partir do quinto, as aulas passam a acontecer no período da manhã, pois esse é o momento recomendado para os estudantes iniciarem o estágio. Veja a seguir as características do curso de Jornalismo no Mackenzie:
Aulas
As aulas do curso são distribuídas em teóricas e práticas, que acontecem em laboratórios, ou nos estúdios de fotografia, rádio e TV. É comum, principalmente nos primeiros semestres, os alunos de Jornalismo circularem o campus fotografando ou fazendo entrevistas.
As aulas práticas buscam se assemelhar a rotina profissional de um jornalista, por isso a Universidade possui publicações internas nos formatos de revistas, jornais impressos e jornais de rádio e TV, com todo o conteúdo produzido pelos alunos ao longo das aulas.
Avaliações
As avaliações acontecem uma vez por bimestre. Mas é comum professores, principalmente de disciplinas práticas, avaliarem os alunos por meio de trabalhos e não provas teóricas.
A média necessária para ser aprovado é 7,5. No entanto, o aluno que não atingir essa média possui a opção de realizar a prova substitutiva, que tem a função de substituir a nota mais baixa.
Se a substitutiva não adiantar, o aluno ainda pode fazer a prova final, e a nota exigida para ser aprovado nessa fase é 6,5. Se mesmo assim o estudante não atingir a média, ele será reprovado e terá que cursar a disciplina novamente.
Atividades Extracurriculares
Embora os horários possam parecer ser um problema para aqueles que pretendem estagiar no início da graduação e adquirir experiência, o Mackenzie oferece uma série de oportunidades acadêmicas para aprimorar as técnicas aprendidas em sala de aula.
Oficinas
Oficinas de rádio, cinema, jornais e sobre questões sociais são algumas das atividades extracurriculares oferecidas semestralmente. Elas acontecem uma vez por semana, são ministradas por professores de Jornalismo e valem horas complementares
Projetos
São desenvolvidos por alunos e ex-alunos e possuem uma pegada um pouco mais profissional.
Veja também:
+ Conheça a Redação Virtual, portal de notícias produzidas por alunos do Mackenzie
+ Agência Júnior de Comunicação é oportunidade de experiência para alunos do Mackenzie
+ Saiba tudo sobre a Mackenzie
- Fala Universidades: é uma revista voltada para universitários e com conteúdo produzido por universitários. É uma ótima forma de aprimorar os textos jornalísticos e utilizar as publicações como portfólio. Para participar, é só falar com alguém que faça parte da equipe da revista.
- Redação Virtual: como o próprio nome já diz, é uma revista de publicações online com diversas editorias voltadas para alunos do Mackenzie. Para fazer parte é necessário passar por um processo seletivo.
- Agência Jr.: é uma empresa de Publicidade que também possui segmentos para estudantes de Jornalismo. O ingresso também acontece por meio de um processo seletivo com várias fases.
O último ano é dedicado ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que é individual e pode ser desenvolvido nas formas de produtos midiáticos como programa de rádio, site, revista, livro-reportagem, documentário, ensaio fotográfico ou no formato de monografia.