Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Como é o TCC do curso de pedagogia da UFOP?

por Leidelaine Perucci em 18/07/18 1,1 mil visualizações

Nos cursos de licenciatura, como é o caso do curso de Pedagogia, não é uma exigência que se tenha um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), porém algumas universidades consideram TCC como disciplina obrigatória.

Esse trabalho pode ser um artigo cientifico, um portfólio, uma monografia, entre outras possibilidades. O mais comum é a monografia, que exige bastante esforço do aluno de graduação, pois é basicamente uma pesquisa, e pode ser simplesmente teórica ou teórica e prática.


Como é na UFOP?

No Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) existem, até então (está para sair no segundo semestre de 2018 uma nova matriz curricular do curso de Pedagogia da UFOP), duas disciplinas que se referem exclusivamente ao TCC. A primeira, no sétimo período, que é chamada “Elaboração de Projeto Monográfico” e a segunda, no oitavo período, que é a “Monografia”.

Entretanto, nada impede que o aluno faça a disciplina de Elaboração de Projeto Monográfico antes do sétimo período, e foi o que eu fiz! Nessa aula, aprendemos a elaborar um projeto de monografia, que é basicamente um projeto de pesquisa. Fiz essa disciplina quando estava no meu sexto período na UFOP. 

Assim, aprendi a escolher um tema e a delimitá-lo, além de escolher o objeto da pesquisa e os objetivos. A parte mais cansativa de elaborar um projeto de pesquisa é construir o referencial teórico, que exige muitas leituras. Além disso, há a metodologia, que são os passos a serem seguidos para o alcance dos objetivos e o cronograma das atividades que serão feitas no próximo semestre.  

Projeto monográfico

Na UFOP, a construção do projeto monográfico é acompanhada por dois professores, o professor da disciplina, que orienta os passos de construção do projeto, e um professor orientador, que acompanha o aluno de perto e o orienta de acordo com a temático.

Ao final da disciplina, os alunos entregam o projeto para avaliação e, a partir da aprovação, as atividades do cronograma do projeto passam a ser executadas no semestre seguinte. A aprovação consiste na avaliação do professor da disciplina e do professor orientador.

No meu caso, eu concluí a disciplina de Elaboração de Projeto Monográfico, mas não me matriculei na disciplina de monografia no semestre seguinte. A minha ideia era desenvolver as minhas atividades tranquilamente no decorrer do curso para que quando eu chegasse no último período me matriculasse na disciplina e entregasse o trabalho final.

Foto: Leidelaine Perucci

Qual é o meu TCC?

O meu TCC diz respeito à formação de gestores escolares, fiz isso por meio de um levantamento bibliográfico e de entrevistas, mas existem diversas outras possibilidades de temas dentro da área educacional e outras formas de coletas de dados.    

A disciplina de Monografia deve ser feita no oitavo período e, durante o último semestre, todas as atividades são desenvolvidas de acordo com o cronograma do projeto, tanto o professor da disciplina quanto o professor orientador continuam os mesmos.

Na disciplina é abordada a estrutura da monografia em si, questões sobre revisão bibliográfica e o texto da monografia. Já o professor orientador é responsável por auxiliar o aluno na análise dos dados coletados. Nessa aula, escolhe-se, ainda, um terceiro professor, que será o leitor crítico. O leitor critico recebe a monografia basicamente pronta e faz seus apontamentos, esses apontamentos são futuramente incorporados na monografia.

A aprovação se dará a partir da avaliação do professor da disciplina, do professor orientador e do orientador crítico.

A apresentação oral acontece em sala de aula e esta é avaliada somente pelo professor da disciplina. Lendo assim, parece que o TCC é um bicho de sete cabeças, mas a gente sobrevive (brincadeira) mesmo com as dificuldades que surgem. Esse é um trabalho que vale muito a pena e ainda nos oferece uma ótima base para a pós-graduação.       

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54