Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Vestibular e Enem

Como é o vestibular da Uerj?

por Isabela Giordan em 22/09/20

Com mais de 43 mil alunos matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) é considerada uma das maiores instituições de ensino da América Latina com campi em oito cidades com 90 cursos de graduação, 63 de mestrado e 46 de doutorado.  

A universidade fluminense é a única estadual ainda com vestibular próprio, não utilizando do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) como forma de ingresso. Inclusive, a sua prova de seleção é uma das mais tradicionais no Brasil e é conhecida como "prova cidadã" por cobrar o conteúdo básico ensinado no Ensino Médio de todas as escolas do Rio de Janeiro. 

Veja também: Calendário Uerj 2021

"Seu objetivo é que qualquer candidato que se dedique a estudar com afinco e, no dia da prova, se disponha a ler com atenção e cuidado todas as questões, seja capaz de resolvê-las, independentemente da condição social ou da escola em que estudou", explica a página oficial do processo seletivo da universidade. 

Se o seu sonho é ingressar na Uerj, veja como é cada etapa do vestibular e o que é cobrado na prova de seleção:

como é o vestibular da uerj

Como funciona o vestibular da Uerj?

Assim como os vestibulares de universidades públicas de outros estados, o vestibular da Uerj é dividido em duas fases. 

A primeira fase é o Exame de Qualificação, prova que é aplicada duas vezes ao ano*, sendo que os interessados podem participar de ambos os exames e utilizar a melhor nota para ser classificado para a próxima etapa. 

No Exame Discursivo, que equivale à segunda fase, a prova é aplicada apenas uma vez ao ano. 

1ª fase da Uerj: Exame de Qualificação

Com 60 questões de múltipla escolha, a primeira fase do processo seletivo da Uerj é chamado de "Exame de Qualificação". Nele, são avaliados quatro competências específicas, são elas:

  • Observar: quer dizer sobre saber identificar, indicar, reconhecer, nomear, apontar e representar graficamente.
  • Interpretar: que significa saber calcular (utilizando procedimentos pessoais ou convencionais), descrever (utilizando diferentes representações), discriminar (estabelecendo diferenças entre níveis de semelhança), compor ou decompor (em fatores ou elementos básico), explicar e exemplificar (demonstrando compreender relações já estabelecidas) e classificar e ordenar de acordo com um critério.
  • Analisar: que significa transferir conhecimentos estabelecidos anteriormente a situações novas e levantar hipóteses demonstrando o estabelecimento de relações novas.
  • Avaliar: que dizer saber criticar e julgar com base em critérios internos e externos.

Para isso, a prova é dividida em quatro eixos diferentes (Literatura, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas). Veja o que é cobrado em cada área de acordo com o edital do vestibular mais recente da Uerj:

Linguagens

"O Exame de Qualificação da área 'Linguagens' inclui as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira. O enfoque é instrumental: essas disciplinas são ferramentas tanto de estudo para as demais disciplinas quanto de construção da identidade pessoal e social. O Exame busca avaliar principalmente a habilidade de leitura de textos de gêneros variados, relacionando-os a suas condições de produção."

Nessa etapa, em cada aplicação, é cobrado um livro específico para a prova de Literatura. No vestibular Uerj 2020, por exemplo, o 1º Exame de Qualificação avaliou o livro Hora de Alimentar Serpentes, de Marina Colasanti, já o 2º Exame questionou sobre Gota D'água, de Chico Buarque e Paulo Pontes.

Matemática

"No exame de qualificação, essa área se faz presente articulando três grandes eixos que, inter-relacionados, são adequados para identificar e analisar fenômenos naturais ou sociais em um dado domínio do conhecimento ou da vida cotidiana. Pretende-se com isso dar destaque ao pensamento lógico e à interpretação e representação matemática desses fenômenos. A utilização de estratégias para o enfrentamento de situações-problema e a aplicação de modelos matemáticos convenientes é também privilegiada neste Exame."

Entre os temas cobrados nessa área estão: aritmética, álgebra, geometria e estatística.

Ciências da Natureza

"Pretende-se, no Exame de Qualificação, realçar o aspecto interdisciplinar de seus conteúdos básicos, enfatizando situações do cotidiano e buscando aferir, de um conjunto de competências fundamentais, aquelas que estejam relacionadas tanto com a habilitação dos candidatos para progredir em estudos mais avançados, quanto com a estimulação do desenvolvimento da capacidade de análise de situações e de tomada de decisões."

Algumas das temáticas avaliadas na prova de Ciências da Natureza são: os constituintes fundamentais da matéria, a matéria em equilíbrio e em movimento, as substâncias e suas transformações e os seres vivos e sua relação com o ambiente.

Ciências Humanas

"A abordagem ancora-se em três eixos e busca integrar o contexto brasileiro ao mundial, respeitando as particularidades locais e regionais e privilegiando processos sócio-históricos situados entre meados do século XVIII e a atualidade. A partir da utilização de diferentes fontes teóricas e de registros e documentos variados, procura-se avaliar o domínio dos conhecimentos exigidos, em articulação com as diversas temporalidades e dimensões dos fenômenos sociais."

Os eixos avaliados na área são: sociedade, tempo e espaço; política, cidadania e cultura; economia, trabalho e tecnologia.

Como é calculado o resultado da 1ª fase da Uerj?

O resultado é divulgado por conceitos de A a E, calculado de acordo com o número de acertos do candidato na prova. Veja o quadro com a divisão de pontos

Situação do candidatoConceitoNúmero de acertos na provaPontuação
APROVADO
Amaior que 70%20
Bmaior que 60% e igual a ou menor que 70%15
Cmaior que 50% e igual a ou menor que 60%10
Dmaior que 40% e igual a ou menor que 50%5
REPROVADOEigual a ou menor que 40%
não há pontuação

2ª fase da Uerj: Exame Discursivo

Apenas candidatos aprovados no Exame de Qualificação podem concorrer à segunda fase. Entretanto, diferentemente de outros vestibulares, é preciso que o participante faça uma nova inscrição para participar da segunda etapa. Aliás, é apenas nessa inscrição que o candidato escolherá o curso que deseja concorrer e também o uso ou não de cotas sociais ou raciais. 

No Exame Discursivo, os participantes realizam uma redação e duas provas específicas de acordo com a graduação escolhida. Para ver o conteúdo programático das avaliações específicas, é preciso consultar o edital da prova que é divulgado antes do período de inscrição.

Como é a redação do Exame Discursivo

Assim como no Enem, o formato escolhido para a redação é o argumentativo-dissertativo, em que o estudante precisa resolver uma pergunta-problema. A diferença é que o tema é baseado em um dos livros escolhidos para a segunda fase. 

No vestibular 2020, a obra cobrada na redação foi Vidas Secas, de Graciliano Ramos, propondo a seguinda pergunta-problema: "O que leva pessoas, em condições semelhantes às de Fabiano, a se considerarem inferiores às demais?"

Como é calculado o resultado da 2ª fase da Uerj?

Cada prova da segunda fase equivale a 20 pontos, sendo que uma das provas específicas possui peso dois e as outras peso um. No total, o Exame Discursivo equivale a 80 pontos. Caso algum candidato obtenha a nota zero em qualquer uma das três avaliações, será eliminado do vestibular. 

Como é calculado o resultado do vestibular da Uerj?

O resultado final do vestibular da Uerj é calculado somando os resultados da primeira e segunda fase. Aquele que obtiver nota menor que 20 pontos, será eliminado. Lembrando que o resultado final possui caráter eliminatório e classificatório.

Em caso de empate, o primeiro critério de desempate será o maior número de pontos no Exame Discursivo. 

Guia de Redação gratuito

Se você ainda não está na faculdade, mas precisa de ajuda para melhorar a sua escrita, o  Guia de Redação do Enem ensina tudo o que é necessário para ir bem redação. 

Além de aprender a escrever um texto dissertativo-argumentativo, você ainda confere quais são os critérios de correção, exemplos de redação nota 1.000 e dicas de quem é especialista no assunto!

Guia de Redação do Enem

Saiba mais: Listão de matérias do Enem

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

*No vestibular Uerj 2021, por conta da Covid-19, o Exame de Qualificação será aplicado apenas uma vez.

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54