Como é o vestibular da Uerj?

Veja como ingressar em uma das maiores universidades da América Latina

Com mais de 43 mil alunos matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) é considerada uma das maiores instituições de ensino da América Latina com campi em oito cidades com 90 cursos de graduação, 63 de mestrado e 46 de doutorado.  

A universidade fluminense é a única estadual ainda com vestibular próprio, não utilizando do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) como forma de ingresso. Inclusive, a sua prova de seleção é uma das mais tradicionais no Brasil e é conhecida como “prova cidadã” por cobrar o conteúdo básico ensinado no Ensino Médio de todas as escolas do Rio de Janeiro. 

Veja também: Calendário Uerj 2021

Seu objetivo é que qualquer candidato que se dedique a estudar com afinco e, no dia da prova, se disponha a ler com atenção e cuidado todas as questões, seja capaz de resolvê-las, independentemente da condição social ou da escola em que estudou”, explica a página oficial do processo seletivo da universidade. 

Se o seu sonho é ingressar na Uerj, veja como é cada etapa do vestibular e o que é cobrado na prova de seleção:

como é o vestibular da uerj

Como funciona o vestibular da Uerj?

Assim como os vestibulares de universidades públicas de outros estados, o vestibular da Uerj é dividido em duas fases. 

A primeira fase é o Exame de Qualificação, prova que é aplicada duas vezes ao ano*, sendo que os interessados podem participar de ambos os exames e utilizar a melhor nota para ser classificado para a próxima etapa. 

No Exame Discursivo, que equivale à segunda fase, a prova é aplicada apenas uma vez ao ano. 

1ª fase da Uerj: Exame de Qualificação

Com 60 questões de múltipla escolha, a primeira fase do processo seletivo da Uerj é chamado de “Exame de Qualificação”. Nele, são avaliados quatro competências específicas, são elas:

  • Observar: quer dizer sobre saber identificar, indicar, reconhecer, nomear, apontar e representar graficamente.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações
Interpretar: que significa saber calcular (utilizando procedimentos pessoais ou convencionais), descrever (utilizando diferentes representações), discriminar (estabelecendo diferenças entre níveis de semelhança), compor ou decompor (em fatores ou elementos básico), explicar e exemplificar (demonstrando compreender relações já estabelecidas) e classificar e ordenar de acordo com um critério.

  • Analisar: que significa transferir conhecimentos estabelecidos anteriormente a situações novas e levantar hipóteses demonstrando o estabelecimento de relações novas.
  • Avaliar: que dizer saber criticar e julgar com base em critérios internos e externos.
  • Para isso, a prova é dividida em quatro eixos diferentes (Literatura, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas). Veja o que é cobrado em cada área de acordo com o edital do vestibular mais recente da Uerj:

    Linguagens

    “O Exame de Qualificação da área ‘Linguagens’ inclui as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira. O enfoque é instrumental: essas disciplinas são ferramentas tanto de estudo para as demais disciplinas quanto de construção da identidade pessoal e social. O Exame busca avaliar principalmente a habilidade de leitura de textos de gêneros variados, relacionando-os a suas condições de produção.”

    Nessa etapa, em cada aplicação, é cobrado um livro específico para a prova de Literatura. No vestibular Uerj 2020, por exemplo, o 1º Exame de Qualificação avaliou o livro Hora de Alimentar Serpentes, de Marina Colasanti, já o 2º Exame questionou sobre Gota D’água, de Chico Buarque e Paulo Pontes.

    Matemática

    “No exame de qualificação, essa área se faz presente articulando três grandes eixos que, inter-relacionados, são adequados para identificar e analisar fenômenos naturais ou sociais em um dado domínio do conhecimento ou da vida cotidiana. Pretende-se com isso dar destaque ao pensamento lógico e à interpretação e representação matemática desses fenômenos. A utilização de estratégias para o enfrentamento de situações-problema e a aplicação de modelos matemáticos convenientes é também privilegiada neste Exame.”

    Entre os temas cobrados nessa área estão: aritmética, álgebra, geometria e estatística.

    Ciências da Natureza

    “Pretende-se, no Exame de Qualificação, realçar o aspecto interdisciplinar de seus conteúdos básicos, enfatizando situações do cotidiano e buscando aferir, de um conjunto de competências fundamentais, aquelas que estejam relacionadas tanto com a habilitação dos candidatos para progredir em estudos mais avançados, quanto com a estimulação do desenvolvimento da capacidade de análise de situações e de tomada de decisões.”

    Algumas das temáticas avaliadas na prova de Ciências da Natureza são: os constituintes fundamentais da matéria, a matéria em equilíbrio e em movimento, as substâncias e suas transformações e os seres vivos e sua relação com o ambiente.

    Ciências Humanas

    “A abordagem ancora-se em três eixos e busca integrar o contexto brasileiro ao mundial, respeitando as particularidadeslocais e regionais e privilegiando processos sócio-históricos situados entre meados do século XVIII e a atualidade. Apartir da utilização de diferentes fontes teóricas e de registros e documentos variados, procura-se avaliar o domínio dosconhecimentos exigidos, em articulação com as diversas temporalidades e dimensões dos fenômenos sociais.”

    Os eixos avaliados na área são: sociedade, tempo e espaço; política, cidadania e cultura; economia, trabalho e tecnologia.

    Como é calculado o resultado da 1ª fase da Uerj?

    O resultado é divulgado por conceitos de A a E, calculado de acordo com o número de acertos do candidato na prova. Veja o quadro com a divisão de pontos

    Situação do candidato Conceito Número de acertos na prova Pontuação

    APROVADO

    A maior que 70% 20
    B maior que 60% e igual a ou menor que 70% 15
    C maior que 50% e igual a ou menor que 60% 10
    D maior que 40% e igual a ou menor que 50% 5
    REPROVADO E igual a ou menor que 40%
    não há pontuação

    2ª fase da Uerj: Exame Discursivo

    Apenas candidatos aprovados no Exame de Qualificação podem concorrer à segunda fase. Entretanto, diferentemente de outros vestibulares, é preciso que o participante faça uma nova inscrição para participar da segunda etapa. Aliás, é apenas nessa inscrição que o candidato escolherá o curso que deseja concorrer e também o uso ou não de cotas sociais ou raciais. 

    No Exame Discursivo, os participantes realizam uma redação e duas provas específicas de acordo com a graduação escolhida. Para ver o conteúdo programático das avaliações específicas, é preciso consultar o edital da prova que é divulgado antes do período de inscrição.

    Como é a redação do Exame Discursivo

    Assim como no Enem, o formato escolhido para a redação é o argumentativo-dissertativo, em que o estudante precisa resolver uma pergunta-problema. A diferença é que o tema é baseado em um dos livros escolhidos para a segunda fase. 

    No vestibular 2020, a obra cobrada na redação foi Vidas Secas, de Graciliano Ramos, propondo a seguinda pergunta-problema: “O que leva pessoas, em condições semelhantes às de Fabiano,a se considerarem inferiores às demais?”

    Como é calculado o resultado da 2ª fase da Uerj?

    Cada prova da segunda fase equivale a 20 pontos, sendo que uma das provas específicas possui peso dois e as outras peso um. No total, o Exame Discursivo equivale a 80 pontos. Caso algum candidato obtenha a nota zero em qualquer uma das três avaliações, será eliminado do vestibular. 

    Como é calculado o resultado do vestibular da Uerj?

    O resultado final do vestibular da Uerj é calculado somando os resultados da primeira e segunda fase. Aquele que obtiver nota menor que 20 pontos, será eliminado. Lembrando que o resultado final possui caráter eliminatório e classificatório.

    Em caso de empate, o primeiro critério de desempate será o maior número de pontos no Exame Discursivo. 

    Guia de Redação gratuito

    Se você ainda não está na faculdade, mas precisa de ajuda para melhorar a sua escrita, o  Guia de Redação do Enem ensina tudo o que é necessário para ir bem redação. 

    Além de aprender a escrever um texto dissertativo-argumentativo, você ainda confere quais são os critérios de correção, exemplos de redação nota 1.000 e dicas de quem é especialista no assunto!

    Guia de Redação do Enem

    Saiba mais: Listão de matérias do Enem

     

    *No vestibular Uerj 2021, por conta da Covid-19, o Exame de Qualificação será aplicado apenas uma vez.

    Gostando dessa matéria?

    Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

    Personagem segurando um sino de notificações