logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

Ensino Básico

Como ensinar meu filho a comer bem?

por Yuri Marques em 26/05/22


Como ensinar meu filho a comer bem? Como estimular o consumo de frutas e legumes? O que posso fazer para melhorar a alimentação em casa? Essas são apenas algumas perguntas muito comuns entre pais de crianças e adolescentes. 

+ Encontre bolsas de estudos de até 80% de desconto 

Afinal, a alimentação é responsável por manter a nossa saúde em dia e tem papel fundamental no desenvolvimento infantil. Além disso, as refeições balanceadas são capazes de aumentar a imunidade, prevenir anemia e outros problemas de saúde.

Alimentação saudável no combate à obesidade
Algumas estratégias simples costumam dar resultados satisfatórios no incentivo à alimentação saudável. Mas elas precisam ser feitas com atenção pelos adultos. Para garantir que a criança coma adequadamente no almoço e jantar, é importante, por exemplo, não oferecer doces ao longo do dia. 

Além de interferir no apetite, as guloseimas em excesso podem causar cáries e aumentar casos de obesidade infantil. O mesmo vale para lanches fora de hora e falta de rotina em casa.  A médica endocrinologista Lívia Marcela em entrevista ao Portal R7 explica que:

"Dados recentes apontam que mais de 30% das nossas crianças de cinco a nove anos sofrem com excesso de peso. Açúcar adicionado é o açúcar que colocamos a mais em alimentos. Esse seria o maior problema. A obesidade tem um elo muito grande com o açúcar adicionado"

Segundo a especialista em Nutrição Clínica e Funcional Luciana Sarmento, o consumo de doces sem vigilância é capaz de afetar o comportamento e causar uma série de distúrbios entre crianças e adolescentes. 

"Hiperatividade, dificuldade de concentração, irritabilidade e outros problemas psicológicos podem estar ligados à dieta e ao excesso de consumo de açúcar", avalia o profissional em entrevista ao portal R7.

4 dicas para ensinar seu filho a comer bem: 

  1. Dar o exemplo é o primeiro passo

Se você quer ensinar o seu filho a comer bem, é fundamental rever os hábitos de toda a família. Isso é, as crianças precisam de boas referências desde cedo. Sendo assim, tenha hábitos saudáveis e mostre aos pequenos os benefícios de ter uma vida mais equilibrada.

Ao invés de levá-lo para comer fast food todo fim de semana, que tal trocar esse hábito por um piquenique ao ar livre, com frutas, sanduíches naturais e suco. Além disso, para evitar o sedentarismo, incentive seu filho a praticar esporte fora do horário escolar. 

2.Torne o momento da alimentação divertido

 Invista em pratos coloridos e torne o momento do almoço ou jantar leve para toda a família. Arrume a mesa adequadamente e deixe seu filho participar das escolhas. Converse com ele sobre a origem dos alimentos e os benefícios que eles trazem para cada parte do organismo. 

É fundamental que, no caso das crianças pequenas, os pais não fiquem preocupados com a sujeira o tempo todo. Sempre que possível, vale a pena deixar os pequenos livre para explorarem a comida com as mãos. Essa é uma ótima maneira de estimular os sentidos e a autonomia infantil.

3. Evite chantagens ou brigas durante a alimentação

Se o seu filho não gosta de comer determinado alimento ou sempre se recusa a comer corretamente, evite usar a comida como moeda de troca. Também não é recomendado gritar, forçar a ingestão ou perder a paciência. 

Isso porque a criança não deve associar as refeições a algo negativo, muito menos usá-las para conseguir algum benefício. Caso o seu filho apresente resistência, o melhor a fazer é conversar com uma nutricionista para buscar alternativas que possam solucionar o problema.

4. Invista nos alimentos que seu filho mais gosta

Uma boa dica para mudar esse comportamento negativo da criança em relação à comida, é fazer os pratos que ela mais gosta. Outra opção é deixar seu filho participar das escolhas e do preparo dos alimentos. 

Ele pode, por exemplo, higienizar as frutas e os legumes, separar os temperos, ajudar nas receitas caseiras etc. Contar historinhas sobre os alimentos e pedir para a criança arrumar a mesa também podem ser boas maneiras de aumentar o interesse dos pequenos pelo cardápio.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com outros pais para trocar experiências. Aproveite para perguntar quais estratégias costumam funcionar na hora de fazer a criança comer melhor!

Sobre o autor
author
Yuri Marques

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54