logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Como estudar espanhol para o Enem?

por Isabela Giordan em 06/06/19 850 visualizações

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerado o maior vestibular do Brasil e, como toda prova de avaliação, ela cobra o conhecimento de uma língua estrangeira, sendo que as opções são: inglês e espanhol. Qual você escolheria?

De acordo com dados da inFlux English School, cerca de 60% dos candidatos do Enem escolhem o espanhol como a segunda língua a ser avaliada, isso se deve à proximidade da língua portuguesa com a espanhola, o que faz com que muitos acreditem, erroneamente, que será mais fácil acertar questões de espanhol do que de inglês. Entretanto, no resultado, a média de acerto é de apenas de 34%, inferior à porcentagem daqueles que escolhem o inglês (45%). 

Além disso, segundo Vivian Motta, professora de Espanhol do Grupo Etapa, na prova de inglês as questões são mais fáceis devido ao pouco conhecimento dessa língua pelos brasileiros.

 
Pode parecer pouca coisa, porém, errar essas cinco questões podem fazer uma grande diferença na sua média final, o que pode influenciar no seu resultado em processos seletivos de universidades públicas e privadas que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. 


Para te ajudar, a Revista Quero consultou especialistas em espanhol para te ajudar no processo de aprendizagem dessa língua e reuniu dicas para fugir de pegadinhas que podem cair no Enem:

- Qual é o tipo de conteúdo que mais cai no Enem?

Um levantamento realizado pela SAS Plataforma de Educação analisou todos os assuntos que mais caíram entre os anos de 2009 a 2018 no Enem e, segundo esses dados, a temática mais cobrada na prova de espanhol é "compreensão e interpretação textual", sendo seguida por "semântica e domínio lexical"

Veja a lista completa:

ESPANHOL

Assuntos que mais apareceram: Quantidade de vezes de 2009/2016:
Compreensão e interpretação textual 40
Semântica/domínio lexical 9
Funções da linguagem 5
Leitura e interpretação de charges e tirinhas 4
Identificação de função do texto 4
Análise de texto literário em prosa 3
Análise e interpretação de músicas e poemas 2
Leitura e artes 1
Figuras de linguagem 1
Diversidade cultural 1

- Leitura. Muita leitura

Segundo Vivian Motta, um boa alternativa para quem deseja e/ou precisa aprender espanhol é dedicar um período durante os estudos apenas para a leitura.

"Leia reportagens de jornais espanhóis, conheça autores famosos de língua espanhola, como Eduardo Galeano (toda prova de Enem aparece um texto dele), Gabriel García Márquez, Julio Cortázar, Mario Vargas Llosa e Jorge Luis Borges. A obra Dom Quixote de La Mancha as vezes costuma ser citada também. Além dos quadrinhos da Mafalda, do autor argentino Quino", aponta.

como estudar espanhol para o enem
Essa tirinha foi utilizada para uma questão do Enem 2012

- Estude gramática

Apesar de gramática ser um assunto pouco cobrado nas provas de língua espanhola, ela ainda é indispensável para que o participante tenha o conhecimento necessário para realizar uma boa interpretação dos conteúdos abordados.

Por isso, Vivian indica que o candidato foque seus estudos, primeiramente, em gramática básica, ou seja, em artigos, preposições, tempos verbais, diferenças entre o indicativo e o subjuntivo

 - Cuidado com pegadinhas

Os falsos cognatos são as maiores pegadinhas em avaliações de idiomas, seja em espanhol ou em outra língua. Esse tipo de palavra possui a mesma forma lexical (ou seja, possui a mesma grafia), mas seu significado é totalmente diferente. Veja o exemplo:

Espanhol: presunto
Significado em espanhol: suposto, presumido
Português: presunto
Significado em português: pernil de porco inteiro, salgado, cru ou defumado

Entretanto, essa não é a única pegadinha lexical que pode cair na prova de espanhol. Veja outras opções:

  • Palavras heterotônicas: palavras com sílabas fortes diferentes;
  • Palavras heterogenéricas: possuem o gênero diferente, por exemplo, la nariz, la leche e el dolor.
  • Palavras heterográficas: palavras que apresentam pequenas diferenças na escrita, por exemplo, diez, libro, persona e quien.

Saiba mais: 35 falsos cognatos em espanhol

como estudar espanhol para o enem

- Tenha uma rotina de estudos

Essa dica é válida para, praticamente, todos os aspectos da sua vida: rotina é tudo! Com ela, você conseguirá introduzir o novo idioma aos seus estudos. "Tenha rotina, estude todos os dias um pouco, se possível procure um professor de espanhol para te orientar, tirar as suas dúvidas e traçar um plano de estudo", explica a professora de língua espanhola.

- Utilize aplicativos de estudo

Os aplicativos são uma ótima alternativa para estudar em seu tempo livre. Por exemplo, está voltando do cursinho ou do trabalho (e não está dirigindo), que tal testar seus conhecimentos em um app de ensino de línguas? Além de auxiliar na fixação do conteúdo, ainda é possível aumentar o seu vocabulário.

Saiba mais: 11 aplicativos gratuitos para aprender outros idiomas

- Não subestime a língua

Apesar da estrutura da língua espanhola ser parecida com a portuguesa, nunca subestime o idioma, já que, como foi falado anteriormente, as questões costumam ser mais rígidas e algumas pegadinhas podem te enganar. 

"Lembre-se que a prova de espanhol tem se apresentado mais difícil e com várias pegadinhas, porque todo aluno consegue ter uma boa compreensão, leitura e entendimento da estrutura desse idioma. Por isso, é preciso ter muito critério na escolha da prova de língua estrangeira. Especificamente no caso de um aluno que não sabe nada de inglês, escolher espanhol pode ser mais vantajoso"

É possível aprender espanhol do zero em poucos meses?

"É possível adquirir um bom conhecimento da estrutura, leitura e vocabulário, mas é necessário ter muita determinação, estabelecer uma rotina de estudo. Ter facilidade para aprender uma língua estrangeira ajuda muito", explica Vivian.

Por isso, se você escolheu o espanhol na inscrição do Enem, está na hora de começar a turbinar o seu conhecimento na língua. Então, coloque essas dicas em prática e dedique semanalmente algumas horinhas de estudo para o espanhol. Bons estudos! :)

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54