Se você escolheu o inglês para sua prova de língua estrangeira no Enem por ter mais conhecimento da língua ou por medo das pegadinhas da prova de Espanhol, tenho um boa notícia: a média de acertos das questões de Inglês é de 45%, quanto a de Espanhol é de apenas 34%, de acordo com os microdados do Enem.
Leia também: Como estudar espanhol para o Enem?
As duas provas seguem a mesma base, mas, na opinião o coordenador de Inglês do Grupo Etapa, Breno Morita, os textos da língua espanhola costumam ser mais longos e mais complexos quando comparados aos textos da língua inglesa.
Apesar da boa notícia, o desempenho nas duas línguas é baixo. Por representar apenas cinco questões das 45 da prova de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, muitos candidatos acabam não dando a devida atenção na hora dos estudos.
Você não quer perder a chance de gabaritar 11% das questões nesse dia não é mesmo? Para isso, a Revista Quero te ajuda com dicas de estudo para a prova de língua inglesa!
O que o Enem cobra?
O nível de inglês cobrado no Enem é o intermediário. De acordo com a SAS Plataforma de Educação, que levantou os assuntos mais cobrados em cada disciplina no Enem, entre 2009 e 2017, Leitura e Interpretação de Textos estava presente em 51,3% das questões de Inglês.
Breno Morita garante que o exame não foca em conhecimentos específicos de regras gramaticais. “Se for um texto jornalístico, a prova perguntará ‘qual é a notícia?’; se for uma charge, ‘qual a crítica social ou o efeito de humor?’; no caso de um texto crítico, qual a crítica ou argumento utilizado?’”, exemplifica o coordenador.
Plano de Estudo Enem 2020: Acesse o plano do mês gratuitamente
Diferente da prova de língua espanhola, o coordenador afirma que pegadinhas não são frequentes nas questões de Inglês. Entretanto, é importante estudar as estruturas argumentativas para interpretar o texto de forma correta e responder a questão de acordo com o texto base. “O estudante deve estar atento para não confundir a sua opinião pessoal com a opinião expressa no texto”, alerta Breno.
Quais temas devo estudar?
Para fazer uma boa interpretação do texto em língua inglesa, o professor recomenda focar os estudos em elementos de construção textual, que são os tópicos que organizam as ideias em um texto. Os principais são:
- Conjunção
- Advérbios conjuntivos
- Advérbios de intensidade
- Preposição
- Pronomes (pessoal, do sujeito, do objeto, demonstrativo, possessivo, relativo, indefinido, reflexivo)
Por onde começar a estudar
Se você nunca aprendeu nada de inglês além do famoso verbo to be, e quer começar a estudar sozinho e em casa, o professor Breno aconselha comprar um livro didático em inglês, para ter um guia com explicações e exercícios. Na hora de comprar, considere o seu nível de conhecimento (iniciante, intermediário ou avançado) e sua idade.
Nossa amiga internet também é muito bem-vinda nesses estudos: “Uma vez que você tiver um livro didático em mãos, procure vídeos e portais de ensino do idioma para uma explicação mais detalhada de cada um dos tópicos”, comenta Breno.
A dica de Breno para entender melhor os textos em inglês é aproximá-los da nossa língua, já que muitas construções textuais são parecidas.
Para ter um bom nível de vocabulário, invista na leitura de artigos de jornais, cartuns e de outros gênero, como letras de música e poesia, pois é “um grande diferencial na preparação para o Enem e lhe ajuda a testar a versatilidade do seu vocabulário”, conclui o professor.
Manual do Enem
Já conhece o Manual do Enem? Nele você encontra textos e exercícios de todas as disciplinas para o Enem, inclusive de Inglês, tudo de graça! Bons estudos ;)