logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Como estudar inglês para o Enem?

por Giovana Murça em 14/06/19 500 visualizações

Se você escolheu o inglês para sua prova de língua estrangeira no Enem por ter mais conhecimento da língua ou por medo das pegadinhas da prova de Espanhol, tenho um boa notícia: a média de acertos das questões de Inglês é de 45%, quanto a de Espanhol é de apenas 34%, de acordo com os microdados do Enem.

Leia também:  Como estudar espanhol para o Enem?

As duas provas seguem a mesma base, mas, na opinião o coordenador de Inglês do Grupo Etapa, Breno Morita, os textos da língua espanhola costumam ser mais longos e mais complexos quando comparados aos textos da língua inglesa.

Apesar da boa notícia, o desempenho nas duas línguas é baixo. Por representar apenas cinco questões das 45 da prova de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, muitos candidatos acabam não dando a devida atenção na hora dos estudos.

Você não quer perder a chance de gabaritar 11% das questões nesse dia não é mesmo? Para isso, a Revista Quero te ajuda com dicas de estudo para a prova de língua inglesa!

do you speak english enem
- "Você fala inglês?" - Calma, não será necessário para o Enem!

O que o Enem cobra?

O nível de inglês cobrado no Enem é o intermediário. De acordo com a SAS Plataforma de Educação, que levantou os assuntos mais cobrados em cada disciplina no Enem, entre 2009 e 2017, Leitura e Interpretação de Textos estava presente em 51,3% das questões de Inglês.

Breno Morita garante que o exame não foca em conhecimentos específicos de regras gramaticais. “Se for um texto jornalístico, a prova perguntará ‘qual é a notícia?’; se for uma charge, ‘qual a crítica social ou o efeito de humor?’; no caso de um texto crítico, qual a crítica ou argumento utilizado?’”, exemplifica o coordenador.

Plano de Estudo Enem 2020: Acesse o plano do mês gratuitamente 

Diferente da prova de língua espanhola, o coordenador afirma que pegadinhas não são frequentes nas questões de Inglês. Entretanto, é importante estudar as estruturas argumentativas para interpretar o texto de forma correta e responder a questão de acordo com o texto base. “O estudante deve estar atento para não confundir a sua opinião pessoal com a opinião expressa no texto”, alerta Breno.

Quais temas devo estudar?

Para fazer uma boa interpretação do texto em língua inglesa, o professor recomenda focar os estudos em elementos de construção textual, que são os tópicos que organizam as ideias em um texto. Os principais são:

Por onde começar a estudar

Se você nunca aprendeu nada de inglês além do famoso verbo to be, e quer começar a estudar sozinho e em casa, o professor Breno aconselha comprar um livro didático em inglês, para ter um guia com explicações e exercícios. Na hora de comprar, considere o seu nível de conhecimento (iniciante, intermediário ou avançado) e sua idade.

Nossa amiga internet também é muito bem-vinda nesses estudos: “Uma vez que você tiver um livro didático em mãos, procure vídeos e portais de ensino do idioma para uma explicação mais detalhada de cada um dos tópicos”, comenta Breno.

dicas inglês enem
Agora que você sabe por onde começar ficou mais fácil, né? Então, let's go!

A dica de Breno para entender melhor os textos em inglês é aproximá-los da nossa língua, já que muitas construções textuais são parecidas.

Para ter um bom nível de vocabulário, invista na leitura de artigos de jornais, cartuns e de outros gênero, como letras de música e poesia, pois é “um grande diferencial na preparação para o Enem e lhe ajuda a testar a versatilidade do seu vocabulário”, conclui o professor.

Manual do Enem

Já conhece o Manual do Enem? Nele você encontra textos e exercícios de todas as disciplinas para o Enem, inclusive de Inglês, tudo de graça! Bons estudos ;)

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54