Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Como funciona o estágio para alunos de Direito

por Eduardo Schiavoni em 12/04/19 2,4 mil visualizações

O estágio obrigatório faz parte dos semestres finais do curso de Direito. Como o nome já diz, você não pode deixar de fazê-lo e precisa cumprir uma carga horária mínima, determinada pela coordenação do curso, para retirar o diploma. 

Ainda que boa parte dos estágios sejam remunerados, a atividade é fundamental para o desenvolvimento profissional do estudante. 

O estágio possibilita colocar em prática conceitos vistos em sala de aula, com supervisão de alguém que tenha experiência na área. Além disso, por meio dele é possível adquirir conhecimento e competências, e ingressar no mercado de trabalho.

Programas de incentivo

Na área do Direito, o Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, possui programas de incentivo a atividade, que divulgam com frequência vagas em empresas parceiras. A instituição também possui o Núcleo de Práticas Jurídicas, onde os estudantes podem cumprir suas horas de estágio obrigatório e entrar em contato com uma série de demandas da sociedade.

Segundo Gabriel Frias de Araújo, coordenador do NPJ, os alunos têm a oportunidade de entrar em contato com casos reais e exercitar suas habilidades jurídicas. “É possível conhecer as peculiaridades dos casos e aplicar os conhecimentos para encontrar a melhor solução”, afirma.

A experiência

O estudante do sétimo semestre, Henrique Almeida, estagia desde o segundo ano na Justiça do Trabalho. Ele acredita que a atividade foi fundamental para sua formação. “Pude conhecer os casos e a prática. Sem dúvidas, acrescentou muito à minha formação, com o aprendizado de coisas que eu não saberia se não atuasse como estagiário”, conta.

Henrique conta, ainda, que a bolsa – no valor quase um salário mínimo – é um excelente incentivo para o desempenho das funções, mas acredita que a experiência que adquiriu é tão importante quanto a remuneração.

“Eu entrei na Justiça do Trabalho sem saber se era isso que eu gostaria de fazer quando fosse advogar. Hoje posso afirmar que já decidi seguir na área trabalhista. E sei, também, que quando o estágio estiver concluído, o fato de ter trabalhado na Justiça do Trabalho irá me proporcionar oportunidades de emprego em escritórios trabalhistas”, acrescenta o estudante do sétimo semestre.

Isso não significa, entretanto, que mudanças não sejam possíveis depois de começar um estágio. É possível caminhar entre as várias áreas do direito, seja dentro ou fora do ambiente de trabalho.

“O estágio serve também para que o estudante tenha um contato mais próximo com algumas áreas e descubra seus interesses e aptidões. Ao perceber que a escolha não foi correta, o estudante pode mudar de opção, conhecer outras possibilidades”, declara Gabriel.

A coordenadora do curso de Direito da Estácio de Ribeirão, Perla Muller, acredita que a prática é extremamente positiva. “Desde os primeiros semestres, é uma excelente chance para os estudantes. O conhecimento teórico aliado à prática ajuda muito na vida acadêmica do aluno”.

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54