
Conclave: 10 símbolos que você verá e o que eles significam
João Marcondes | 06/05/25Durante o conclave, uma série de símbolos e rituais marcam o processo e indicam ao público o andamento da eleição papal.
O Governo Federal regulamentou, por meio da Portaria nº 1.081 publicada no Diário Oficial da União em 5 de maio de 2025, o Programa Acredita no Primeiro Passo, uma iniciativa voltada à inclusão socioeconômica de famílias em situação de vulnerabilidade inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
Imagem: Freepik
Lançado oficialmente em outubro de 2024, o programa já beneficiou mais de 87 mil pessoas em todo o país, especialmente mulheres, com acesso a microcrédito e ações de incentivo ao trabalho e ao empreendedorismo.
Confira a seguir os principais pontos que explicam como o programa funciona:
Veja também:
+ Pé-de-Meia: confira o guia completo sobre o programa
+ O que é Enamed? Entenda o novo exame para alunos de Medicina
O Acredita no Primeiro Passo é uma política pública instituída pela Lei nº 14.995/2024. Seu objetivo é promover a inclusão produtiva e a autonomia socioeconômica de pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio da qualificação profissional, do acesso ao trabalho e ao microcrédito, e do estímulo ao empreendedorismo sustentável.
O programa está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente no combate à pobreza e à desigualdade social.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Podem participar do programa:
A prioridade é dada para:
Entre os principais objetivos do Acredita no Primeiro Passo estão:
O programa está estruturado em três eixos principais:
Para alcançar seus objetivos, o programa prevê:
+ Governo define nova data para o CNU; veja quando será a prova
A execução é coordenada pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), com possibilidade de adesão de:
Esses parceiros podem atuar por meio de convênios, acordos de cooperação, termos de execução descentralizada e outros instrumentos legais.
Além do governo federal, parceiros públicos e privados têm um papel essencial na implementação do programa. Eles podem:
+ Governo volta atrás e bloqueia R$ 366 milhões das universidades novamente
A coordenação e o monitoramento ficam sob responsabilidade da Secretaria de Inclusão Socioeconômica do MDS, que realiza:
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.