Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Vestibular e Enem

Como funciona o sistema de cotas da Uerj?

por Isabela Giordan em 20/10/20

Assim como a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) foi uma das primeiras instituições de ensino brasileiras a utilizar as políticas de ações afirmativas para democratizar o acesso ao Ensino Superior. 

Em 2003, na primeira edição do vestibular com cotas sociais e raciais, cerca de 63% das vagas foram ocupadas por esses candidatos. Atualmente, os cotistas correspondem a cerca de 30% dos estudantes matriculados na universidade. Em 2018, a lei estadual que oficializa a garantia das cotas foi renovada por mais 10 anos. 

Saiba mais: Como é o vestibular da Uerj?


Veja como funciona o sistema de cotas da Uerj e quem pode concorrer às vagas reservadas:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Como funciona o sistema de cotas da Uerj?

Algumas edições após a implementação do sistema de cotas desenvolvido pela Uerj, esse programa de inclusão foi garantido pelo legislação do Rio de Janeiro por meio da Lei Estadual nº 5.346/2008 (após a renovação do prazo, a obrigatoriedade é confirmada pela Lei nº 8.121/2018), com a seguinte distribuição das vagas:

  • 20% para estudantes negros e indígenas (pretos e pardos);
  • 20% para estudantes oriundos da rede pública de ensino;
  • 5% para pessoas com deficiência, nos termos da legislação em vigor, e filhos de policiais civis, militares, bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

Além disso, desde 2004, há ainda o critério da renda familiar mínima para poder concorrer por meio das cotas. Segundo o edital mais recente, o candidato não poderia ter renda familiar per capita bruta superior ao valor de R$ 1.497,00. 

No caso das cotas raciais, a raça é autodeclaratória, porém há a Comissão Permanente de Assistência que realiza a verificação dessa autodeclaração para evitar casos de fraude ou falsidade ideológica por parte dos candidatos.

Lei garante auxílio permanência

Além de assegurar o ingresso na universidade, a lei fluminense também garante que esses estudantes também devem receber apoio financeiro para permanecer no Ensino Superior: 

Art. 3º É dever do Estado do Rio de Janeiro proporcionar a inclusão social dos estudantes carentes destinatários da ação afirmativa objeto desta Lei, promovendo a sua manutenção básica e preparando seu ingresso no mercado de trabalho, inclusive mediante as seguintes ações:

I - pagamento de bolsa-auxílio durante o período do curso universitário;
II - reserva proporcional de vagas em estágios na administração direta e indireta estadual;
III - instituição de programas específicos de crédito pessoal para instalação de estabelecimentos profissionais ou empresariais de pequeno porte e núcleos de prestação de serviços.

De acordo com o site oficial da Uerj, os estudantes cotistas têm direito a Bolsa Permanência durante todo o curso de graduação, aquisição de material didático e Passe Livre Universitário no município do Rio de Janeiro. Atualmente, o valor da Bolsa Permanência é fixado em meio salário mínimo vigente. Outro suporte garantido pela lei é a disponibilização de vagas de estágio para esses estudantes.

Além disso, a universidade também desenvolveu o Programa Iniciação Acadêmica (Proiniciar), que oferece apoio pedagógico para auxiliar a promoção profissional e pessoal do aluno. 

Modalidade deve ser escolhida na inscrição do Exame Discursivo

O vestibular da Uerj é dividido em duas etapas, Exame de Qualificação e Exame Discursivo, sendo que as inscrições para cada uma das fases é realizada de forma individual. Ou seja, cada etapa tem a sua inscrição. 

Apenas candidatos aprovados na primeira fase (Exame de Qualificação) poderão concorrer à segunda fase. E é apenas na inscrição do Exame Discursivo que o candidato escolherá o curso que deseja concorrer e também o uso ou não de cotas sociais ou raciais. 

Assim como em outros vestibulares de universidades públicas, o candidato que escolher concorrer por essa modalidade disputará as vagas reservadas apenas para esse tipo de sistema, seja ele de cotas sociais ou raciais, e entre aqueles que também indicaram o desejo de concorrer naquela modalidade.

Guia de Redação gratuito

Se você ainda não está na faculdade, mas precisa de ajuda para melhorar a sua escrita, o  Guia de Redação do Enem ensina tudo o que é necessário para ir bem redação. 

Além de aprender a escrever um texto dissertativo-argumentativo, você ainda confere quais são os critérios de correção, exemplos de redação nota 1.000 e dicas de quem é especialista no assunto!

Guia de Redação do Enem

Saiba mais: Listão de matérias do Enem

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54