Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
034a0947f17da3b1ffa2cac77807e713a0c7595a Cad4289abdb7425ccae2f9b377a959eb7b84ac71
Vestibular e Enem

Como pagar uma faculdade particular?

por Natália Plascak Jorge em 23/02/18 11 mil visualizações


O peso de pagar uma faculdade particular pode ser aliviado com algumas alternativas como o financiamento estudantil e as bolsas de estudo. Essas soluções acabam ajudando muitos estudantes que estão em busca do tão sonhado diploma do Ensino Superior.

Se você está precisando de uma ajuda como essa, fique de olho nessas opções. Elas podem fazer com que você consiga entrar na faculdade antes do que você imagina:

Quero Bolsa

O Quero Bolsa é um site em que você encontra bolsas de estudo de até 75% para cursos presenciais, semipresenciais e a distância, de graduação e pós-graduação nas áreas da Saúde, Humanas, Exatas e Tecnológicas. O desconto é válido até o final do curso. 

Para conseguir uma bolsa, não é necessário comprovar renda ou apresentar a nota do Enem. Basta encontrar o curso desejado com a bolsa e pagar uma pré-matrícula, que tem no máximo o valor de uma mensalidade sem o desconto. Muitas vezes, utilizando o Quero Bolsa, não é preciso nem pagar a matrícula.

Como conseguir uma bolsa pelo Quero Bolsa:

  • Acesse o site: http://querobolsa.com.br.
  • Escolha o curso que você deseja e a cidade em que você quer estudar.
  • Escolha a bolsa de estudos que preferir.
  • Faça a sua pré-matrícula online para garantir a sua vaga.
  • Imprima o comprovante de pré-matrícula do Quero Bolsa e apresente à faculdade no ato da matrícula.
  • Pronto! O desconto está garantido para todas as mensalidades, até o fim do curso.

    Vantagens
    O Quero Bolsa não cobra taxa de renovação da bolsa. Você só paga a pré-matrícula uma única vez e consegue um desconto durante todo o curso.

    Não é preciso ter feito Enem, comprovar baixa renda e não há processo seletivo para conseguir a bolsa. 

    Diferente do Fies, você termina a faculdade sem dívidas.

    Além de tudo isso, ele oferece programas como o Quero Pontos. O aluno pode ganhar bolsas integrais com a indicação de colegas para se matricularem pelo Quero Bolsa.

    O programa Guia da Faculdade também ajuda. Os universitários podem escrever matérias para a Revista QB e acumular pontos para trocar pelo pagamento de mensalidades. 


    Desvantagem

    As bolsas de estudo são válidas apenas para alunos que estão começando a faculdade.

“O Quero Bolsa é um novo modelo de cursar uma faculdade particular. Com ele é possível estudar de uma forma acessível e barata. Digo isso porque ele possibilitou a realização de um sonho para mim: o de ingressar no Ensino Superior. Sem a bolsa oferecida pelo Quero Bolsa eu não conseguiria nem com a ajuda dos meus pais pagar a faculdade.” Galileu Conceição (Guia da Faculdade e querobolsista)

Financiamento pelo Fies

Você já deve ter ouvido por aí. Trata-se do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Para aqueles que não têm como bancar os custos de mensalidade de uma faculdade particular, é possível financiar o curso.

Assim como em outros programas do governo de acesso ao Ensino Superior, é necessário passar por um processo seletivo e fazer a inscrição exclusivamente pela internet.

Para se inscrever, é preciso ter participado do Enem a partir de 2010, ter a média igual ou superior a 450 no exame e não ter zerado a redação. Além disso, é necessário possuir renda mensal familiar bruta por pessoa específica (até três ou cinco salários mínimos).

Você pode ter uma ideia das suas chances de conquistar um financiamento pelo Fies digitando a sua nota no Simulador de Notas de Corte do Enem.

Se você for pré-selecionado, precisa ainda complementar a inscrição e levar a documentação necessária para análise e contratação do financiamento. Se você não for selecionado, há uma chance na lista de espera.

A participação no Fies independe de aprovação no vestibular próprio da instituição.

Quais são as modalidades do Fies

Com as mudanças, o Fies passou a apresentar três diferentes modalidades. Confira a seguir quais são elas:

  • Modalidade I: a oferta de vagas tem juros zero para os estudantes com uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. O pagamento das prestações considera o limite de renda do aluno, o que acaba fazendo com que os encargos a serem pagos sejam bastante reduzidos.
  • Modalidade II: voltada para estudantes com uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os recursos utilizados são dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento.
  • Modalidade III: engloba estudantes de todas as regiões do Brasil com uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. Os recursos são do BNDES.

O Fies equivale à modalidade I. O P-Fies equivale às modalidades II e III do novo Fies. Você pode conferir também a diferença entre o Fies e o P-Fies com mais detalhes.

É importante lembrar que não é possível mudar de uma modalidade para outra ao longo do período de financiamento.

Quando as inscrições são realizadas?
Geralmente, as inscrições para o Fies são realizadas anualmente em dois momentos: no início e no meio do ano. O calendário com as datas específicas é divulgado pelo MEC.

Quais cursos podem ser financiados?
Podem ser financiados cursos de graduação com conceito maior ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) oferecidos pelas instituições participantes do Fies.

Também podem participar cursos que ainda não possuam avaliação no Sinaes e que, segundo cadastro do MEC, estejam autorizados para funcionamento.

Vantagem
Existe uma prazo maior para pagar a dívida.

Desvantagens
O processo é burocrático e pode gerar muitas dúvidas nos estudantes. Além disso, é preciso comprovar renda. Com os cortes de verbas nos últimos anos, muitos alunos não conseguiram renovar o financiamento.

Mesmo conseguindo um bom financiamento pelo Fies, é importante estar atento aos valores. Levantamento recente da Controladoria Geral da União (CGU) revelou que quem faz faculdade com Fies paga, em média, pelo valor total do curso, mais de R$ 10.500,00 a mais em relação a alunos sem o financiamento, sem contar os juros.

Isso porque as mensalidades cobradas de alunos que obtêm o financiamento são, no geral, mais caras. De acordo com o relatório oficial, em 97% dos casos, o aluno com financiamento estudantil obtido via Fies paga, pelo menos, 20% mais caro do que alunos não atendidos pelo programa. O resultado disso é uma dívida maior para pagar depois de se formar.

“Desde a inscrição até o momento, minha experiência não poderia ser melhor com o Fies. Meu sonho foi financiado 100%. O comprometimento com os estudos também deve ser grande, pois o governo estabelece regras e objetivos a serem cumpridos, como alcançar todo semestre 75% de aprovação para manter o financiamento. Vale a pena se esforçar para garantir o futuro que, mesmo que não seja o esperado, certamente será melhor, pois conhecimento nunca é demais e não nos é tirado." Gleicy Teixeira, estudante do 6º semestre de Direito da Estácio de Sá.

Bolsas de estudo pelo Prouni

Outra possibilidade para quem precisa de ajuda para pagar uma faculdade particular é conseguir uma bolsa pelo Prouni (Programa Universidade para Todos). Lançada em 2004, a iniciativa do governo federal oferece bolsas de estudo integrais e parciais em faculdades particulares para estudantes de baixa renda. Quanto maior a nota no Enem, maiores são as chances de conseguir o benefício.

Para participar e concorrer a bolsa integral, é preciso comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve apresentar pelo menos uma das condições abaixo:

  • Ter feito o Ensino Médio completo em escola da rede pública;
  • Ter feito o Ensino Médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola;
  • Ter feito o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.

Podem se inscrever candidatos sem diploma de curso superior, que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior, com no mínimo 450 pontos na média das notas e nota na redação diferente de zero.

O candidato a bolsas do Prouni não precisa fazer vestibular nem estar matriculado na instituição em que pretende fazer sua inscrição. Porém, as instituições participantes do programa podem submeter os pré-selecionados a processo seletivo específico, sem cobrança de taxa.

Você pode ter uma ideia das suas chances de conquistar uma bolsa de estudos pelo Prouni digitando a sua nota no Simulador de Notas de Corte do Enem.

Quando as inscrições são realizadas?
Geralmente, as inscrições para o Prouni são realizadas anualmente em dois momentos: no início e no meio do ano. O calendário com as datas específicas é divulgado pelo MEC. A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet.

Prouni e Fies
O bolsista parcial de 50% do Prouni pode usar o Fies para custear os outros 50% da mensalidade. Ele não precisa apresentar fiador na contratação do financiamento.

Para isso, é preciso que a instituição e o curso para o qual o candidato foi contemplado com bolsa parcial do Prouni contem com a oferta de vagas para financiamento. O estudante também precisa ser aprovado no processo seletivo do Fies.

“Conseguir a bolsa de 100% no Prouni foi umas das melhores coisas que poderiam me acontecer! Durante todo o curso era necessário manter a frequência mínima e notas médias, o que não era problema. Minha experiência com o programa não poderia ter sido melhor. Graças ao Prouni pude concluir minha graduação.” Maria Fernandes, formada em Administração na Faculdade Bilac como bolsista do Prouni.

Vantagem
É possível conseguir 100% de bolsa e não pagar pelo curso.

Desvantagens
É preciso comprovar baixa renda, ter conseguido uma nota mínima no Enem e participar do processo seletivo.

E todo essa ginástica financeira vale a pena para conseguir se formar?

Segundo dados do Semesp, do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2017, a empregabilidade vem crescendo entre as pessoas que possuem Ensino Superior completo. Mesmo com a crise que tomou o Brasil nos últimos anos, os postos de trabalho aumentaram para quem tem essa formação. Veja a seguir:

Depois de todas essas informações, fica difícil não correr e usar logo uma dessas formas para conseguir fazer uma faculdade particular, certo? 

Pronto para começar a estudar?


034a0947f17da3b1ffa2cac77807e713a0c7595a Cad4289abdb7425ccae2f9b377a959eb7b84ac71

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Basta entrar em contato conosco em até 6 meses após o pagamento, informando seus dados e o motivo da devolução.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54