
Dá para usar frases do Ozzy Osbourne na redação do Enem?
Juliana Gottardi | 23/07/25Ícone do rock, Ozzy Osbourne deixa um legado que ultrapassa os palcos — e pode até inspirar candidatos a conquistar uma redação nota 1000 no Enem
Veja quais documentos são aceitos para justificar a ausência no Encceja 2024 e garantir isenção na inscrição do Encceja 2025
Os candidatos que se inscreveram na edição anterior do Encceja e não compareceram no dia de aplicação, precisam realizar a justificativa de ausência, caso queiram participar gratuitamente da próxima edição da prova.
Essa justificativa é feita na Página do Participante, com o envio de documentos oficiais que comprovem o motivo da ausência. Por exemplo, se você não pode comparecer ao exame por conta de uma emergência médica, é preciso submeter um atestado médico datado e assinado.
Saiba mais: Tudo o que você precisa saber sobre a justificativa de ausência do Encceja
Veja mais: Quem faz Encceja tem histórico escolar?
+ Encceja e supletivo: entenda qual a diferença
Para te ajudar, a Revista Quero listou quais são os documentos aceitos para a justificativa de ausência no Encceja. Confira:
Assalto ou furto – Boletim de ocorrência, legível, com nome, CPF/RG e descrição do ocorrido até as 15h15 do dia da prova (25/08/2024 ou 29/30‑10‑2024 em caso de reaplicação).
Acidente de trânsito – Boletim de ocorrência, com as mesmas exigências acima.
Casamento ou união estável – Certidão ou contrato, datado até 5 dias antes da prova, com nome completo.
Morte na família – Certidão de óbito (cônjuge, pai, mãe, avós, irmão, filho ou enteado), ocorrida até 8 dias antes da prova, com comprovação de parentesco.
Maternidade ou paternidade – Certidão de nascimento ou adoção, com data compatível com a realização da prova.
Mudança de domicílio para acompanhar familiar – Documento oficial comprovando mudança entre 11/05 e 25/08/2024 (ou 29/30‑10‑2024), com vínculo familiar.
Privação de liberdade – Mandado ou documento similar atestando prisão no dia da prova, com nome e assinatura do órgão.
Emergência médica ou internação/consulta – Atestado do profissional (CRM, RMS ou CRO), legível, com nome, data compatível e assinatura. Também valem atestados de acompanhamento de familiar.
Trabalho – Declaração com nome, justificativa do serviço, data e CNPJ, assinada pelo empregador.
Intercâmbio acadêmico – Documento oficial da instituição estrangeira, em português, com identificação, nome e período compatíveis com a prova.
Atividade escolar – Declaração comprovando participação em atividade escolar (nacional ou internacional) no dia da prova.
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova desenvolvida pelo Inep que visa certificar jovens e adultos que não conseguiram o diploma do Ensino Básico na idade adequada.
O Encceja é formado quatro provas, sendo que cada uma possui 30 questões e uma redação. Veja quais são as provas disponíveis para cada nível de ensino:
Ciências Naturais;
Matemática;
Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
História e Geografia.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
Matemática e suas Tecnologias;
Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação;
Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Para auxiliar os estudantes, o Ministério da Educação (MEC) divulgou apostilas gratuitas que abordam os assuntos que poderão ser cobrados no exame: clique e tenha acesso ao material didático.
Segundo o edital mais recente do Encceja, poderão realizar o exame aqueles que se encaixarem nas seguintes exigências:
Ensino Fundamental: ter, no mínimo, 15 anos completos no dia da prova;
Ensino Médio: ter, no mínimo, 18 anos completos no dia da prova.
Leia também: O que fazer com o resultado do Encceja?
+ Qual é a nota mínima para ser aprovado no Encceja?
Para te ajudar a se preparar para a prova, a Revista Quero produziu o Plano de Estuado do Encceja! Totalmente gratuito, você tem tudo o que é preciso para ir bem no Encceja sem desembolsar um real. Ficou interessado? Só clicar no link abaixo:
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.