Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

Como saber qual a certificadora da sua pós-graduação?

por Caroline Sassatelli em 10/06/19 400 visualizações

Ao realizar um curso de pós-graduação, o aluno recebe um certificado (e não um diploma, pois as aulas não agregam nenhum título à formação). Porém, muitas pessoas ficam em dúvida se o documento que receberão ao final do curso realmente será válido.

Isso porque é necessário que a Instituição de Ensino Superior (IES) que oferece o curso e emite o certificado seja devidamente cadastrada no Ministério da Educação (MEC). Caso contrário, o aluno pode ter problemas com a validade do documento. Ou seja, no bom e velho português, ele pode acabar jogando dinheiro fora e perdendo (muito) tempo.

O certificado da sua pós-graduação é válido?
O certificado da sua pós-graduação é válido?

Você deve estar pensando: mas se eu estou fazendo a matrícula na instituição X, então é ela que emitirá meu certificado, não? Não necessariamente. Isso porque é comum haver parcerias entre faculdades, principalmente em casos que envolvam aquelas que oferecem apenas cursos a distância e não têm aulas em polos próprios. 

Segundo o MEC, "os cursos de especialização somente podem ser oferecidos por instituições de ensino superior já credenciadas que poderão oferecer cursos de especialização na área em que possui competência, experiência e capacidade instalada". Então uma instituição pode fazer uma parceria com outra que seja credenciada e essa segunda será a responsável pelo curso e pela certificação. 

Como saber qual é a IES responsável pela certificação da pós-graduação?

Bem, o mais importante é ficar atento ao contrato de prestação de serviços educacionais que é firmado junto à universidade ou faculdade quando você faz sua matrícula. Nesse documento, segundo o MEC, é obrigatório que esteja claro qual é a instituição certificadora (que é, geralmente, identificada pela sua razão social). 

Segundo determinado pelo MEC, é preciso verificar se todas as atividades finalísticas referentes ao curso, como contratação de professores e realização das aulas, são feitas diretamente pela instituição credenciada. Outro ponto importante a ser observado é o que se refere aos responsáveis por firmar o contrato de prestação de serviços educacionais com o aluno, que devem ser representantes legais da instituição.

Leia também:

5 curiosidades sobre pós-graduação
+ Será que seu curso de pós-graduação está regularizado?
Qual a carga horária de uma pós-graduação?

Para ter certeza sobre a regularidade dessa instituição, o MEC disponibiliza o E-MECum portal que oferece informações sobre as instituições de educação superior credenciadas e os cursos superiores autorizados. Basta checar a situação da faculdade ou universidade certificadora e, assim, ter certeza que não estará jogando dinheiro fora não terá problemas no futuro com a pós-graduação realizada. 

É preciso que o estudante fique atento também à carga-horária do curso de pós-graduação. É obrigatório que ele tenha, no mínimo, duração de 360 horas, não computado o tempo de estudo individual ou em grupo, sem assistência docente, e o reservado, obrigatoriamente, para elaboração individual de monografia ou trabalho de conclusão de curso.

E se não houver a certificação?

Segundo determina o próprio MEC, os cursos ofertados por entidades não credenciadas como instituições de educação superior são considerados cursos livres.

Embora não haja restrição legal a esta oferta, é vedada a emissão de diplomas de caráter superior ou de certificado de pós-graduação lato sensu. Apenas a emissão de certificado de participação é permitida, pois esses cursos não são regulados nem reconhecidos pelo Ministério.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54