Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
623abd176150a22256b8ff81ce82bf22b2567d8e 9954b1de9870b436e1076511d89b63e19ce7406f
Universidades

Como saber se uma faculdade é boa? Veja 4 dicas que vão ajudar na escolha

por Mathias Sallit em 09/07/19 170 visualizações

Chegou a hora de entrar na faculdade! Uma das suas principais dúvidas já foi sanada: a escolha de qual curso fazer. Os estudos já começaram e você só pensa no vestibular. Mas agora aparece uma nova pulga atrás da sua orelha: como saber se uma faculdade é boa?

como saber se uma faculdade é boa

A decisão de onde estudar pode ser tão complicada quanto a escolha da profissão. São tantas faculdades! Diversos fatores influenciam o momento de selecionar as universidades de preferência, como localização, facilidade de acesso, custos, dificuldade do processo seletivo, entre outros.

E muita gente quer saber se as opções são boas e se valem os investimentos necessários para cursar tais faculdades, seja financeiro ou em tempo de estudo para os vestibulares mais difíceis.

Leia também: Como escolher uma faculdade? Veja checklist

Neste artigo, a Revista Quero te ajuda com XX dicas para os estudantes levarem em consideração na hora de tomar essa decisão, que pode ser tão importante para o futuro da pessoa. Rankings universitários, avaliações de estudantes e do mercado profissional podem ser ideais na hora de decidir em que faculdade estudar! Veja:

Antes de tudo, a faculdade precisa ser reconhecida pelo MEC

O Ministério da Educação (MEC) reconhece as instituições de Ensino Superior que podem formar profissionais para o mercado de trabalho. Apenas universidades autorizadas pelo MEC podem oferecer cursos. As instituições se credenciam junto ao Ministério e, depois do cadastro, devem ter alguns requisitos avaliados para ter o funcionamento regulado.

Para descobrir se uma universidade é reconhecida pelo MEC, basta realizar uma consulta no site e-MEC. Para procurar se a faculdade de seu interesse está na lista das cadastradas no MEC, acesse o site e-Mec e siga esses passos

  • Selecione a aba "Consulta Avançada";
  • No campo "Buscar por", na alto da página, selecione "Instituição de Ensino Superior";
  • Logo abaixo, digite o nome ou sigla da universidade que está buscando no campo "Nome ou Sigla da Instituição";
  • Indique a cidade e o estado onde a universidade está localizada. O preenchimento dos demais campos são opcionais;
  • No campo "Situação", selecione "Ativa";
  • Depois de digitar o código de verificação, clique em "Pesquisar".

Se ela constar na busca, está apta a receber estudantes e disponibilizar cursos.

Avaliações do MEC

Em seguida, você pode aproveitar que já acessou o portal e-Mec para verificar se a faculdade possui notas satisfatórias nos índices elaborados pelo próprio MEC junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Veja quais os indicadores

Nota do MEC: o que significa a avaliação das faculdades?

Índice Geral de Cursos (IGC)

O Índice Geral de Cursos (IGC) é calculado todo ano pelo MEC. O cálculo é simples: é a média ponderada da avaliação de todos os cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) das instituições de ensino disponíveis nos últimos três anos.

As notas variam entre 1 e 5. Quanto mais próxima de 5 for a nota, melhor deve ser a qualidade da instituição. O portal do Inep disponibiliza para consulta do IGC das universidades neste link.

Conceito Preliminar de Curso (CPC)

A média ponderada para calcular o IGC é formada pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC). Esse indicador avalia o desempenho dos alunos e professores, a infraestrutura da instituição e tudo o que ela oferece para os estudantes. O CPC avalia a qualidade de cada curso.

As notas variam entre 1 e 5. Quanto mais próxima de 5 for a nota, melhor deve ser a qualidade do curso. O portal do Inep disponibiliza para consulta do CPC das universidades neste link.

Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia os alunos das faculdades de acordo com os desempenhos na prova. O Inep calcula a nota por cada "Unidade de Observação", que são conjuntos de cursos de uma mesma área. A nota é denominada "Conceito Enade". Esse conceito pode variar entre 1 e 5, sendo 5 o melhor índice.

O exame é aplicado anualmente, mas somente alguns cursos são selecionados para que os estudantes concluintes realizem o exame.

Tudo o que você precisa saber sobre o Enade

Rankings universitários

Os rankings universitários podem ser boas soluções para saber se uma faculdade é boa.

Um dos rankings mais importantes do Brasil é o Ranking Universitário Folha (RUF), avaliação anual elaborada pela Folha de S.Paulo. No conceito, o ranking leva em conta os seguintes aspectos: ensino, inovação, internacionalização, mercado e pesquisa.

Veja as melhores universidades do Brasil, segundo o RUF 2018

O RUF também avalia quais são os melhores cursos do Brasil. São 40 graduações classificadas e listadas anualmente.

Universidades brasileiras também aparecem em rankings internacionais que avaliam instituições de Ensino Superior de todo o mundo. Veja como funcionam alguns rankings universitários internacionais.

Avaliações de estudantes

Pode ser que não tenha nada melhor que ouvir a opinião dos próprios estudantes sobre as faculdades onde estudam! Conhecer as universidades pelos olhos de seus alunos pode dar uma boa visão sobre o que esperar da instituição na hora de tomar a decisão.

No Quero Bolsa, plataforma de inclusão de estudantes ao Ensino Superior, existe uma página exclusiva de "Avaliação dos Alunos" para cada faculdade. Nela, é possível perceber o que os estudantes acham das instituições onde estudam, se estão satisfeitos com ela, se recomendariam para amigos e o que acham positivo ou negativo na faculdade.

Veja os indicadores:

  • Nível de satisfação - Mede o percentual de alunos que indicaria a Universidade para um amigo ou familiar. As universidades são classificadas com quatro medalhas

Bronze: de 20% a 40% de indicação dos alunos;

Prata: de 40% a 60% de indicação dos alunos;

Ouro: de 60% a 80% de indicação dos alunos;

Diamante: acima de 80% de indicação dos alunos.

  • Média das avaliações - Medidas entre 1 e 5 estrelas, senso 1 estrela considerado muito ruim e 5 estrelas, excelente.
  • Avaliação por quesito - Os quatro quesitos também são classificados entre 1 e 5 estrelas. Os quesitos são: empregabilidade, estrutura, professores e localização.

É possível filtrar os resultados das avaliações por cursos e campus da universidade. Quem pesquisar pelo Quero Bolsa, também pode ver todas as avaliações deixadas pelos alunos, com as notas, e comentários individuais, com pontos positivos e negativos citados pelos alunos das instituições.

Para procurar sobre uma instituição, basta pesquisar pelo nome da faculdade ou universidade neste link. Se você pretende avaliar seu curso ou faculdade, é possível acessar por esse link do Quero Bolsa.

Checou se a universidade que está procurando é boa? Agora é hora de estudar! Compartilhe com os seus colegas e boa sorte!

623abd176150a22256b8ff81ce82bf22b2567d8e 9954b1de9870b436e1076511d89b63e19ce7406f

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54