Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Como são as disciplinas do primeiro semestre de Letras EaD na Estácio

por Lucas Ramon em 05/12/17 3,6 mil visualizações

Olá! Eu sou o Lucas Ramon, aluno da Estácio e Guia da Faculdade da Revista Quero. Hoje vou contar para vocês um pouco da minha experiência com as disciplinas do primeiro período da licenciatura em Letras EaD.


O início do curso

O primeiro semestre é, sem dúvida, o período das novidades! Temos que nos acostumar com o sistema, com as datas, com os períodos de avaliações. Sem contar que ficamos um pouco “desesperados” para sabermos o que realmente será cobrado na prova, como funciona a média, a avaliação substituta etc. Mas em contrapartida é o semestre que estamos mais animados e menos cansados para estudar. Pelo menos, essa foi a minha impressão!

No primeiro semestre do curso de Letras EaD, a Estácio oferece uma quantidade menor de disciplinas se compararmos aos períodos posteriores. Assim, conseguimos nos adaptar de uma forma melhor.

As disciplinas do primeiro período

O meu primeiro período foi formado por seis disciplinas, sendo quatro dessas disciplinas obrigatórias para as demais licenciaturas.

Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação

Nessa disciplina aprendemos, por exemplo, a definição de cultura segundo a sociologia. Para ela, cultura são os costumes, crenças, conhecimentos, leis e outros fatores que são adquiridos através do convívio social.  Você também lerá muito sobre Karl Marx, Émile Durkheim, Max Weber e outros nomes importantes da Sociologia, trazendo para nós reflexões sobre o relativismo cultural, o etnocentrismo, a luta de classes, a escola humanista e tantas outras questões que são importantes para que o futuro professor crie reflexões em seus alunos e compreenda o caminho da Educação.

Obs.: Disciplina obrigatória para outras licenciaturas oferecidas pela Estácio.

História da Educação no Brasil

Para mim, é uma das mais importantes disciplinas para compreendermos o motivo da Educação estar da maneira como está. Nela, estudamos sobre a “Companhia de Jesus”, que ditava o que era “correto” nos comportamentos e nos costumes da época, a reforma pombalina, que através das medidas tomadas pelo Marquês podemos caracterizar o início do ensino público no país, além do período republicano, chegando até os dias atuais.

Obs.: Disciplina obrigatória para outras licenciaturas oferecidas pela Estácio.

Educação Ambiental

Uma disciplina que visa conscientizar os futuros professores quanto à importância da melhoria na qualidade de vida ambiental da coletividade e da sustentabilidade. É importante que o aluno esteja atento para que no futuro consiga, independentemente de qual for o seu curso, associar a educação ambiental com a matéria que for lecionar em sala de aula. Além disso, você irá estudar sobre os indicadores ambientais, os projetos em educação ambiental, a pobreza, os problemas causados da poluição etc.

Obs.: Disciplina obrigatória para outras licenciaturas oferecidas pela Estácio.

Educação Especial

Que bom seria se todas as pessoas fossem realmente incluídas na sociedade e tivessem na prática direito à educação, não é mesmo? Essa disciplina me fez refletir muito sobre a importância do futuro professor saber lidar com os diferentes tipos de alunos, inclusive, para saber que um aluno com deficiência intelectual ou com transtornos globais de desenvolvimento, por exemplo, exige um planejamento de inclusão real, diferentemente do que acontece na maioria das escolas.

E mais importante do que isso é estudar a diferença que a inclusão faz no dia a dia desse aluno, a qualidade de vida e tantos outros fatores sociais que podem ser melhorados não só para ele, mas para todos que convivem nessa interação constante.

Por isso, você estudará sobre os alunos com altas habilidades/superdotação, inclusão de alunos surdos e cegos, a paralisia cerebral, as disfunções motoras, os parâmetros curriculares nacionais, a declaração de Salamanca etc.

Obs.: Disciplina obrigatória para outras licenciaturas oferecidas pela Estácio.

Cultura Clássica: Contribuições Linguísticas

Uma disciplina que aborda o início da Língua Portuguesa, para ser mais exato, como o próprio nome diz, ela traz as contribuições que tivemos para a formação da língua. Por isso é uma disciplina que exige muita concentração, pois estudamos Sócrates, Platão, Aristóteles, a língua grega, os dialetos do grego clássico, o sistema de formação da língua latina (latim), os princípios da gramática latina, o sistema nominal e verbal do latim, etc.

Confesso que apesar de ter gostado do conteúdo é uma disciplina exaustiva, mas altamente necessária para o graduando em Letras – Língua Portuguesa. Compreender a formação da nossa língua é essencial.

Oficina Literária

Disciplina “queridinha” de muitos e que me trouxe uma ótima base sobre o conceito de literatura, os cânones, os gêneros literários que serão aprofundados em outras disciplinas do curso, etc.

Para mim, ela é uma apresentação do que veremos adiante, mas não deixa de ser uma disciplina básica e encantadora!

Apesar de ainda não ter a minha disciplina “queridinha”, a Linguística, no primeiro semestre, aprendi muito, e de uma certa forma, o curso me encantou.

Abraços e bons estudos!

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54